NACIONAL

Ministério da Previdência Social lança Plano de Integridade 2025-2026

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, lançou, nesta quinta-feira (12), o Plano de Integridade 2025-2026 do Ministério da Previdência Social (MPS), instituído pela Portaria n° 1.281. O documento será instrumento para fortalecer a governança, consolidar práticas éticas e prevenir desvios. Além disso, irá orientar de maneira clara a tomada de decisões, baseada em princípios legais e morais.

“Ao prevenir desvios e aumentar a responsabilidade institucional, o plano contribui diretamente para a qualidade dos serviços previdenciários prestados à população, em especial aos mais vulneráveis”, afirmou Queiroz.

Com base em metodologias internacionais, como a ISO 31000 e o modelo COSO, o Plano foi instituído para identificar e classificar os riscos à integridade, assim como propor ações específicas de mitigação, fortalecendo a resiliência institucional frente a ameaças éticas e administrativas.

O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho, que também compareceu ao evento, disse que este será um caminho sem volta. “Essa agenda de integridade precisa ser estruturante no governo federal. Representa uma agenda de governança, de confiança da sociedade, de construção de legitimidade, de efetividade e de resiliência. Integridade é tudo isso”, declarou.

Leia Também:  Últimos dias para inscrição na seleção de experiências inspiradoras

Para a secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Cristina Mori, a integridade está profundamente ligada à gestão e será ferramenta fundamental de melhoria na entrega à sociedade. “Este é um momento de reafirmar o compromisso com a integridade e o plano materializa esse compromisso. Este momento da Previdência Social é uma oportunidade para se construir algumas agendas, como essa da integridade social”, disse.

O plano deve ser aplicado na rotina dos servidores e nas decisões administrativas do órgão, em temas como: conflito de interesses; nepotismo; assédio moral e sexual; controle interno; transparência ativa e responsabilização administrativa. Além de definir mecanismos de monitoramento, metas e indicadores, o plano também prevê ações de educação, comunicação institucional e engajamento.

Para o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MPS, Cláudio Azevedo Costa, esse plano é mais do que um documento normativo. “Sua funcionalidade está na prática diária, sua força está no engajamento coletivo, e seu impacto será sentido na confiança que a sociedade deposita em nós”, afirmou.

Leia Também:  Silveira celebra retomada da indústria naval com assinatura de contratos do Programa Mar Aberto, no Rio Grande do Sul

O ministro Wolney Queiroz também anunciou a criação do Comitê de Controle Interno Ministerial, que deverá contar com representantes do INSS e da PREVIC. O grupo será responsável pelo acompanhamento das recomendações dos órgãos de controle interno e externo, bem como pelas ações voltadas à integridade, à transparência e à gestão de riscos do órgão.

“Quero que o MPS seja um exemplo de implementação de controle interno, um exemplo para os demais órgãos do governo federal. Vamos fazer cumprir com muita determinação e rigor”, finalizou.

Ascom/MPS

Conheça as redes oficiais do MPS:

Instagram: https://www.instagram.com/minprevidencia/
Threads: https://www.threads.net/@minprevidencia
X (ex-Twitter): https://twitter.com/minprevidencia
Facebook: https://www.facebook.com/minprevidencia
YouTube: https://www.youtube.com/@minprevidencia

Fonte: Ministério da Previdência Social

Propaganda

NACIONAL

MEC inaugura arco cirúrgico do Hospital Universitário de Lagarto

O Ministério da Educação, por meio da Rede Hospitais Universitários (HU Brasil), inaugurou, na tarde desta sexta-feira, 29 de maio, um novo arco cirúrgico no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS). O equipamento, adquirido com investimento de aproximadamente R$ 853,6 mil por meio de recursos descentralizados da estatal vinculada ao MEC, reforçará a capacidade diagnóstica e terapêutica da unidade e ampliará a assistência especializada oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  

O arco cirúrgico fornece imagens em tempo real e permite que as equipes médicas visualizem estruturas internas do corpo durante os procedimentos, contribuindo assim para cirurgias mais precisas e seguras.  

Representando a pasta, o assessor de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos da HU Brasil, Marcelo Dayrell Vivas, destacou que o equipamento amplia a segurança dos procedimentos e fortalece as atividades de ensino desenvolvidas no hospital universitário. “Esse arco representa um avanço, porque traz uma tecnologia que permite mais informação para o médico no momento da cirurgia e a retenção dessas informações para que as atividades de ensino possam acontecer durante os procedimentos”, afirmou.  

A reitora em exercício da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Silvana Bretas, ressaltou que a inauguração simboliza um fortalecimento do atendimento oferecido pelo HUL-UFS à população usuária do SUS. “Hoje nos encontramos com toda a equipe de profissionais e a superintendência do hospital, juntamente com o representante da HU Brasil, para marcar esse avanço no atendimento médico do HU de Lagarto que beneficiará a população atendida pelo SUS”, disse.  

Leia Também:  Salão do Turismo: MTur promove palestras estratégicas em seu estande

Avanço na realização de exames complexos – Segundo o chefe do Setor de Apoio Diagnóstico Terapêutico do HUL-UFS, Jadiel Filipe Santos, a aquisição representa um avanço importante em tecnologia, principalmente para a realização de exames mais complexos, como arteriografias. “Isso impactará diretamente o tempo de internamento dos nossos pacientes, pois muitas vezes eles ficam alguns dias aguardando esse procedimento, mas agora podemos realizar aqui no próprio hospital”, pontuou. 

Jadiel Santos também ressaltou os impactos positivos da aquisição para as atividades acadêmicas desenvolvidas no HUL-UFS. “Nossas residências em cirurgia geral e ortopedia também serão beneficiadas, já que teremos melhor qualidade dos exames e mais segurança para pacientes, profissionais e acadêmicos”, completou.  

Também participaram da inauguração a superintendente do HUL-UFS, Sandra Menta; o prefeito de Lagarto, Artur Sérgio de Almeida Reis; e o deputado estadual Ibrain de Valmir.  

Sobre a HU Brasil – O HUL-UFS faz parte da HU Brasil desde 2017. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). É responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil.  

Leia Também:  MEC recebe evento de docentes de matemática

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU Brasil 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA