AGRONEGÓCIO
Mapa e Banco Central trabalham na construção do Plano Safra 25/26
Com a meta de apresentar um Plano Safra mais eficiente, que alcance melhores resultados com os investimentos do governo federal, a equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realiza uma série de reuniões técnicas com a área financeira buscando a melhor equalização dos recursos aportados para as linhas de créditos que serão disponibilizadas aos produtores brasileiros no próximo ano safra.
Neste sentido, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, na tarde desta quarta-feira (11) para alinhar ações conjuntas na construção do Plano Safra 25/26.
Uma das propostas em debate foi a linha de crédito dolarizada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para custeio da produção, que conta com taxa de juros menores para produtores que contam com hedge natural em decorrência da exportação de seus produtos visando uma maior participação dos agentes financeiros nesta modalidade que não conta com aporte de recursos do Tesouro Nacional.
A modernização do seguro rural, com opções mais atrativas que atinjam um maior número de produtores também será discutida pelos técnicos do Banco Central e do Mapa. Ainda, foram debatidas alternativas de garantia de financiamento do setor.
Participaram da reunião o secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos; o secretário-adjunto Wilson Vaz e o assessor especial do ministro, Carlos Ernesto Augustin.
Informação à imprensa
[email protected]
AGRONEGÓCIO
Leite nacional busca ganho de eficiência em meio à pressão de importações
Com o setor sob desafio de custos elevados e concorrência externa, a Mega Leite 2026, que está sendo realizada no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte destaca o papel da genética e da inovação tecnológica como pilares para a sustentabilidade da produção no País
O setor leiteiro brasileiro, que movimenta a base produtiva de 1,1 milhão de propriedades rurais e produz 35 bilhões de litros anuais, vive um momento de contraste: enquanto busca profissionalização técnica e genética de ponta, enfrenta um cenário macroeconômico adverso.
O gargalo mais crítico no momento reside na concorrência desleal com países do Mercosul, como Argentina e Uruguai. Segundo a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), práticas de dumping — com margens de subfaturamento que alcançam 60% nos produtos argentinos — pressionam a rentabilidade do produtor nacional, levando o setor a monitorar medidas compensatórias junto ao governo federal.
Para mitigar esses impactos, o foco dos produtores tem recaído sobre a produtividade extrema. A busca pela eficiência é o tema central da Mega Leite 2026, que ocorre até aeste sábado (06.06). Em um ambiente onde o custo de produção é um limitador, a inovação em manejo e a seleção genética tornaram-se as principais ferramentas de sobrevivência.
O evento, que celebra o Dia Mundial do Leite, reflete o protagonismo de Minas Gerais como maior polo produtor do País. Além da performance animal, o rigor sanitário é tratado como um dos pilares da segurança alimentar. A implementação de protocolos rígidos de vacinação e monitoramento é vista não apenas como requisito de qualidade, mas como uma barreira necessária para manter a competitividade e o acesso a mercados mais exigentes, minimizando riscos em toda a cadeia até o consumidor final.
Serviço
Mega Leite 2026
-
Data: Até sábado, 6 de junho de 2026
-
Local: Parque de Exposições da Gameleira, Belo Horizonte (MG)
-
Destaques: Inovações em genética, sanidade animal e tecnologias de manejo para a pecuária leiteira.
-
Expectativa: O evento estima gerar um volume de R$ 400 milhões em negócios, consolidando-se como ponto de encontro entre produtores, empresas de tecnologia e especialistas do setor.
Fonte: Pensar Agro
-
Sinop7 dias atrásCaminhada do Maio Laranja mobiliza rede de proteção e reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Sinop
-
PICANTES7 dias atrásLore Improta celebra alta da maternidade e agradece carinho dos fãs: ‘Mais especial’
-
POLÍTICA MT3 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
PICANTES7 dias atrásGabi Luthai celebra quase 13 anos de relação com Teodoro Teló: ‘Sabor especial’
-
PICANTES7 dias atrásScheila Carvalho reflete sobre envelhecer com saúde e revela foco aos 52 anos
-
ECONOMIA7 dias atrásGoverno do Brasil disponibiliza 670 vagas em cursos gratuitos de comércio exterior para mulheres e pessoas negras
-
SAÚDE6 dias atrásMais de 2,5 milhões de brasileiros buscaram tratamento para parar de fumar no SUS em 2025
-
POLÍTICA MT7 dias atrásALMT terá lançamento de livro, sessões plenárias e curso de qualificação eleitoral

