POLÍCIA FEDERAL

PF prende motorista e apreende caminhão com carga de soja adulterada em Paranaguá

Paraná. A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta terça-feira (10/6), um motorista que transportava uma carga de soja adulterada no porto de Paranaguá/PR. A ação ocorreu durante fiscalização realizada no pátio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), onde foi identificada a presença de areia e serragem misturadas ao grão.

A carga, que seria destinada à exportação, foi retida após análise visual e técnica que indicou indícios contundentes de adulteração. O caminhão foi apreendido e o motorista conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Paranaguá, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

A ação contou com o apoio de servidores do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que participaram da verificação e coleta de amostras para análise.

Segundo o delegado responsável pela ação, “a atuação integrada no porto visa garantir a regularidade das cargas exportadas e coibir fraudes que afetam a credibilidade do país no comércio internacional”.

As investigações seguem em andamento.

A Polícia Federal reforça que denúncias podem ser feitas pelo canal www.gov.br/pf.

Comunicação Social da Polícia Federal do Paraná

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  Polícia Federal investiga falsificação de porte de arma de fogo

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF e IBAMA desarticulam estaleiro clandestino utilizado para apoio ao garimpo ilegal em Manaus

Manaus/AM. A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), realizou, na última sexta-feira (26/6), uma operação de fiscalização voltada ao combate aos crimes ambientais e à repressão da cadeia logística que sustenta o garimpo ilegal na Amazônia.

A ação ocorreu em um estaleiro clandestino localizado em Manaus, identificado a partir de levantamentos de inteligência que apontavam a fabricação e montagem de estruturas flutuantes com características compatíveis com embarcações do tipo draga, amplamente utilizadas na exploração mineral ilegal em rios da região amazônica.

Durante a fiscalização, foi constatado que o estabelecimento operava sem as licenças e autorizações ambientais e administrativas exigidas pela legislação. No local, as equipes identificaram a construção de uma nova draga, além de diversos componentes industriais de grande porte, como estruturas metálicas, tubulações, válvulas hidráulicas, conexões reforçadas e cabeçotes de sucção compatíveis com sistemas de dragagem hidráulica empregados na extração irregular de minérios.

Os elementos encontrados reforçam a suspeita de que o estaleiro integrava a cadeia logística de apoio ao garimpo ilegal, fornecendo e adaptando embarcações e equipamentos utilizados na atividade criminosa. O emprego dessas estruturas provoca graves impactos ambientais, como assoreamento de rios, degradação de ecossistemas aquáticos, destruição de habitats e contaminação ambiental, especialmente pelo uso de mercúrio.

Leia Também:  PF e IBAMA desativam serraria clandestina em área de desmatamento ilegal no Pará

A atuação integrada entre a Polícia Federal e o IBAMA busca enfraquecer toda a cadeia de apoio à mineração ilegal, abrangendo a fabricação, manutenção, abastecimento e transporte de equipamentos empregados nesse tipo de atividade.

Os fatos apurados poderão configurar infrações administrativas e crimes previstos na legislação ambiental, além de possível prática do crime de usurpação de bens da União, em razão da exploração mineral sem autorização em leitos fluviais. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos, financiadores e possíveis destinatários das estruturas localizadas durante a operação.

Comunicação Social de Polícia Federal no Amazonas
[email protected] | (92) 3655-1563

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA