NACIONAL

Alexandre Silveira é condecorado com a mais alta honraria do Ministério da Defesa

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi condecorado nesta terça-feira (10/06), em Brasília, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Defesa — maior grau da honraria concedida pelo Ministério da Defesa. A entrega ocorreu durante a Cerimônia em Comemoração ao 26º Aniversário de Criação do Ministério da Defesa, que reuniu autoridades civis e militares de todo o país.

A solenidade celebrou também os 80 anos do “Dia da Vitória”, marco histórico do fim da Segunda Guerra Mundial. 

“Receber essa honraria no aniversário do Ministério da Defesa é uma oportunidade simbólica para reforçar a importância estratégica do setor de Minas e Energia na defesa da soberania nacional. Energia e minerais críticos são ativos fundamentais para o desenvolvimento e a segurança do país — e proteger essa infraestrutura é proteger o Brasil. O trabalho conjunto com as Forças Armadas é essencial para garantir que nossos recursos sirvam ao povo brasileiro com estabilidade, eficiência e responsabilidade”, disse Silveira.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foi o responsável por outorgar as condecorações. Também participaram da solenidade o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen; o comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Leia Também:  Algodoal discute mobilidade sustentável e reforça protagonismo do Pará no turismo sustentável amazônico

Além de Silveira, foram agraciados com a Grã-Cruz e outras condecorações da Ordem do Mérito da Defesa parlamentares, ministros de Estado, magistrados, oficiais-generais das Forças Armadas e outras personalidades que prestaram relevantes serviços à Defesa Nacional. Entre os nomes homenageados estão os ministros de Estado Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), Wolney Queiroz (Previdência Social) e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin. 

Ordem do Mérito da Defesa 

A Ordem do Mérito da Defesa foi instituída em 2002 e reconhece personalidades civis e militares que contribuem de forma relevante para o fortalecimento da defesa nacional. O grau Grã-Cruz é o mais alto da condecoração, e o recebimento da honraria pelo ministro Alexandre Silveira se soma a outras distinções já recebidas ao longo de sua trajetória pública, como a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, conferida em 2024.

A cerimônia foi encerrada com palavras do ministro José Múcio, que destacou a importância da integração entre as Forças Armadas e os diversos setores do Estado brasileiro para a garantia da soberania, da paz e do desenvolvimento nacional.

Leia Também:  Inscrições para curso de educação midiática e direitos humanos vão até esta segunda

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Propaganda

NACIONAL

MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente

O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.  

Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.  

Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.  

O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.   

Passo a passo para usar a plataforma:  

Leia Também:  Inscrições para curso de educação midiática e direitos humanos vão até esta segunda

• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;   

• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;   

• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante;  • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.   

Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre. 

As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica. 

Leia Também:  MME debate justiça tarifária em seminário sobre reforma do setor elétrico

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA