NACIONAL
Pé-de-Meia: MEC contata estudantes que não acessaram contas
O Ministério da Educação (MEC) passa a enviar, a partir desta semana, mensagens por aplicativo Whatsapp e por caixa postal do app Gov.BR para os estudantes menores de idade que participam do programa Pé-de-Meia que ainda não acessaram as suas contas bancárias. O intuito é orientar o beneficiário para obter a autorização de movimentação.
Ao todo, 655.836 beneficiários se encontram nessa condição, mas uma parcela está com contatos inválidos. Por isso, o MEC entrará em contato, inicialmente, com 595.148 estudantes, o que corresponde a 90,75% do total de participantes sem acesso às contas.
A mensagem visa orientar ao estudante a pedir que um responsável legal o autorize a acessar as parcelas do programa, pois, por ser menor de idade, precisa desse consentimento para usar o aplicativo Caixa Tem e movimentar os valores depositados na conta. O texto também contará com o passo a passo para que a mãe ou o pai desse estudante permita o acesso ao menor. No caso de outros responsáveis legais, será necessário ir a uma agência da Caixa Econômica Federal.
O estudante receberá, em seguida, uma mensagem perguntando se ele deseja ou não continuar recebendo mensagens relacionadas ao Pé-de-Meia.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
Último dia de inscrição no Enare para área profissional de saúde
Termina nesta quarta-feira, 15 de julho, as inscrições para participar do Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027 em Área Profissional de Saúde nas modalidades uni e multiprofissionais. O procedimento deve ser realizado no portal do processo seletivo. Nesta edição, 158 instituições ofertam mais de 5,9 mil vagas distribuídas em todas as regiões do país. A taxa de inscrição é de R$ 220 para todas as profissões contempladas pelo certame.
Para participar, é necessário que o candidato seja graduado em uma das áreas da saúde com vagas disponíveis e que possua registro ativo ou provisório no respectivo conselho de classe da sua profissão. As provas ocorrerão em 13 de setembro.
O Enare oferta vagas em programas de residências para as seguintes formações: biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; física médica; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia; saúde coletiva; serviço social; terapia ocupacional. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no portal oficial do Enare. O edital completo pode ser acessado neste link.
Enare – Organizado pela HU-Brasil, o exame tem um sistema de classificação semelhante ao que é visto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que é utilizado o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na residência em Área Profissional da Saúde – Multiprofissional e Uniprofissional, o candidato é avaliado primeiro e, depois, escolhe a especialidade e a instituição desejadas. Já na residência médica, o candidato se inscreve em uma especialidade e, posteriormente, escolhe a instituição onde deseja atuar.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU-Brasil
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásSílvio Fidélis consolida trajetória marcada pela competência técnica e protagonismo na gestão pública
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAvallone diz que MT entendeu Pivetta e vê reflexo nas pesquisas
-
POLICIAL5 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT2 dias atrásApós reunião com Pivetta, Jayme endurece discurso, rejeita “candidato emprestado” e diz que eleição não pode ser vencida por W.O. – veja o video

