NACIONAL

Ministério de Portos e Aeroportos lidera discussões sobre logística sustentável no GT do Brics

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) segue como ator-chave no setor de infraestrutura global, presidindo e participando tecnicamente da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Transportes do Brics. O encontro ocorreu nesta terça-feira (13), no Serpro, em Brasília, reunindo delegados dos países integrantes do grupo para definir alinhamentos sobre transporte sustentável, logística internacional e conectividade aérea. O próximo encontro entre os representantes do bloco será realizado na quarta-feira (14), no Itamaraty, para a assinatura da declaração ministerial. Na ocasião, além do MPor, estarão presentes representantes dos Ministérios das Cidades e dos Transportes.

“Essa reunião é de extrema importância, pois podemos compartilhar nossas experiências, ouvir os outros países em desenvolvimento, compreender em que estágio de maturidade estão, quais dificuldades enfrentam e as soluções encontradas para implementar políticas públicas. Com isso, conseguimos aperfeiçoar a implementação dos nossos projetos, programas e produtos”, afirmou o secretário-executivo adjunto do Ministério de Portos e Aeroportos, Fábio Lavor.

A iniciativa do grupo de cooperação política e econômica fortalece a capacidade de resposta dos países emergentes frente a desafios logísticos e climáticos, buscando soluções conjuntas para emergências e melhorias na infraestrutura global.

O diretor de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Tetsu Koike, destacou que a logística não se resume apenas ao transporte, mas tem como base a informação — desde sua geração até seu uso — para agregar valor aos serviços prestados em cada país. “A troca de informações, especialmente por meio de sistemas informatizados, pode ser o ponto de partida para a harmonização e integração logística entre os membros.”

Leia Também:  Após dois anos de Pé-de-Meia, abandono escolar no PA cai 82%

Workshop

Ao longo das discussões, foram apresentadas propostas que incluem a troca de informações, a resolução de questões relacionadas ao transporte, a integração intermodal e multimodal com uma abordagem conjunta, o fortalecimento do ambiente de negócios, a identificação de oportunidades, o aperfeiçoamento da cadeia de suprimentos e a aplicação de tecnologias voltadas à logística.

Durante a sessão, os países-membros compartilharam experiências e estudos sobre transporte inclusivo, destacando projetos inovadores de integração intermodal e multimodal.

Koike também destacou a experiência brasileira com a Janela Única Portuária, sistema implantado há 14 anos, que reúne dados detalhados sobre a estadia de navios nos portos, como informações sobre embarcações, operadores, cargas, tripulação e passageiros. “Com base nesse modelo, será possível desenvolver mecanismos de compartilhamento antecipado de dados com os países parceiros, permitindo melhor previsão e planejamento logístico”, explicou.

Outro ponto de grande relevância discutido pelos delegados foi o reconhecimento da importância dos combustíveis sustentáveis de aviação como caminho para a redução das emissões de carbono no meio ambiente.

Próximos passos

O presidente da reunião, Márcio Gabardo, coordenador de projetos na Assessoria Internacional do Ministério de Portos e Aeroportos, destacou que a proposta apresentada foi bem recebida pelos países participantes, com necessidade de apenas pequenas adequações. No encontro desta terça-feira, foi construída uma declaração conjunta que abrange, entre outros temas, a descarbonização de portos e do transporte marítimo, o transporte aéreo e a cooperação logística.

Leia Também:  Salão do Turismo bate recorde e reúne mais de 35 mil pessoas em São Paulo

A consolidação das tratativas será apresentada na reunião ministerial que ocorrerá amanhã (14), no Itamaraty, com o objetivo de alavancar o futuro da mobilidade logística internacional.

Além do Brasil, participam representantes de diversos países do grupo. O Brics conta atualmente com 11 membros, incluindo novos integrantes como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

A cooperação entre os países do Brics é essencial para a criação de novas rotas comerciais, a otimização do transporte multimodal e a ampliação do intercâmbio tecnológico e econômico.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Fórum internacional debate segurança das mulheres no turismo

O Ministério do Turismo promove, na próxima semana, dentro da programação do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, em João Pessoa (PB), o painel “Segurança Turística da Mulher”. A mesa vai debater como boas políticas públicas podem ajudar o público feminino a viajar mais.

O debate acontece às 14h30 do dia 3 de junho, primeiro dia de programação.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, garantir que as mulheres possam circular com confiança é prioridade para o desenvolvimento do setor. “O turismo brasileiro precisa ser um ambiente de acolhimento. Nosso desafio é preparar destinos para que mulheres possam viajar com autonomia, acesso à informação e liberdade”, afirmou.

– Confira a programação aqui
– As inscrições podem ser feitas neste link

O Fórum, organizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com a ONU Turismo, vai reunir ministras, empresárias, especialistas e representantes de organismos internacionais para debater liderança, empreendedorismo, diversidade e inclusão, direitos das mulheres, entre outros temas.

Um dos destaques do painel será a apresentação da pesquisa que deu origem ao “Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a UNESCO. O estudo ouviu mais de 2.700 brasileiras e revelou como questões relacionadas à segurança impactam diretamente a experiência turística feminina.

Leia Também:  Brasil e Canadá avançam em parceria estratégica nos setores de energia e mineração

Entre os principais dados levantados, estão:

– 94% das entrevistadas afirmaram já ter realizado pelo menos uma viagem sozinhas;
– 72% disseram sentir mais liberdade e autonomia ao viajar dessa forma;
– 83% organizam as próprias viagens, incluindo hospedagem, passeios e deslocamentos;
– 78% pesquisam previamente informações sobre os destinos antes de viajar;
– mais de 80% consideram importante que hotéis, bares, restaurantes e receptivos estejam preparados para acolher mulheres viajantes.

Painelistas confirmadas

Responsável pela pesquisa e pelo desenvolvimento do guia, a jornalista e consultora UNESCO/MTur Anelise Zanoni participará do debate trazendo reflexões sobre os comportamentos, escolhas e expectativas das mulheres durante viagens. “Segurança não é apenas ausência de risco. É condição para que mais mulheres possam viajar com liberdade e confiança”, destacou.

O painel também contará com a participação da primeira-dama do Estado da Paraíba, Camila Mariz, que abordará o papel dos estados e dos territórios na construção de destinos mais acolhedores para mulheres, e da coronel Jousilene de Sales Tavares, especialista em gestão estratégica e operações, que discutirá prevenção, gestão de risco e preparação de áreas turísticas para grandes eventos internacionais.

Leia Também:  Cachoeiras cristalinas e casarões seculares no Cerrado goiano

A mediação será da coordenadora de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Tatiana Oliveira. Os debates abordarão eixos como prevenção ao assédio, redes de suporte ao público feminino em estabelecimentos comerciais e a infraestrutura das cidades-sede para receber as torcedoras e turistas durante a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027.

Serviço

– Painel: Segurança Turística da Mulher
– Data: 3 de junho de 2026
– Horário: 14h30
– Local: Centro de Convenções de João Pessoa
– Endereço: Rodovia PB-008, Km 5, Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa (PB)
– Programação: confira aqui.
* Inscrições: neste link.

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA