CUIABÁ

Prefeito e bancada federal alinham envio de emendas para Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu-se com parte da bancada federal de Mato Grosso para discutir o envio de emendas parlamentares à capital em 2025. A meta estabelecida é garantir cerca de R$ 100 milhões para diversas áreas prioritárias, como asfaltamento de bairros, saúde e educação.

Durante o encontro, promovido no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá na manhã desta segunda-feira (17), a líder da bancada, deputada federal Coronel Fernanda (PL), destacou a importância da colaboração entre os parlamentares para destinar recursos à capital e solicitou que o Executivo apresente projetos detalhados para atender às novas regras de repasse impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“A proposta é que possamos realizar reuniões não só em Cuiabá, mas também em Várzea Grande e outras cidades estratégicas. Muitos parlamentares encaminham recursos que não são reconhecidos. O que queremos é dar mais transparência ao processo. As novas regras exigem que os municípios apresentem projetos ou pré-projetos para justificar a indicação das emendas. Isso é fundamental para sabermos onde os recursos serão aplicados”, afirmou Coronel Fernanda.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá retoma obras paralisadas e inaugura unidades de saúde e educação

Abilio, por sua vez, garantiu total transparência na execução das emendas e ressaltou que a gestão municipal dará ampla publicidade ao destino dos recursos.

“No passado, tínhamos dificuldades para identificar onde as emendas eram aplicadas. Hoje mesmo, dentro da prefeitura, estou tentando localizar onde foram parar algumas dessas verbas – que eu mesmo enviei enquanto deputado. Mas agora, na nova gestão, vamos dar publicidade a todas as emendas que recebermos, mostrando para onde vão e como serão executadas”, declarou o prefeito.

O encontro reforçou o compromisso da bancada federal com a destinação de recursos para Cuiabá. Abilio já assegurou R$ 40 milhões em emendas individuais e estima que, com a contribuição dos parlamentares, o montante total alcance a casa dos R$ 100 milhões.

A reunião também contou com a presença de vereadores, além de deputados federais e senadores que já confirmaram o envio de recursos para a capital. Entre eles, estão os deputados federais Rodrigo da Zaeli, Coronel Assis, Coronel Fernanda, Nelson Barbudo e Gisela Simona além do senador Wellington Fagundes.

Leia Também:  Secretaria de Relações Comunitárias lança campanha Cuiabá Ecologicamente Correta

#ParaCegoVer

A imagem que ilustra essa matéria é uma foto posada, com secretários municipais, deputados federais, vereadores, senador e prefeito. Eles estão no Salão Nobre do Palácio Alencastro, em pé na frente de uma longa mesa de reunião.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá aumenta em mais de 45% a remuneração da bolsa para estagiários do Poder Público Municipal

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Avó e neta unem gerações em exposição no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA