MATO GROSSO

Cerca de 4 mil profissionais e 7,2 mil câmeras do Vigia Mais MT vão reforçar a segurança nas Eleições 2024

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) vai mobilizar cerca de 4 mil profissionais da Segurança e 7,2 mil câmeras do programa Vigia Mais MT para as ações de fiscalização no 1º turno das Eleições 2024, que ocorrerá neste domingo (06.10). As câmeras de monitoramento estão instaladas em pontos estratégicos de 123 municípios, incluindo o interior de escolas.

Além do patrulhamento ostensivo realizado pela Polícia Militar, as forças de segurança estarão presentes em locais de votação e apuração com grande concentração de eleitores, além de auxiliar na escolta das urnas e no retorno da mídia de memória – dispositivo que armazena os votos de cada urna eletrônica – para o local de apuração.

No Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), servidores da Sesp integrarão uma central de operações, em parceria com outras instituições que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

A Secretaria também terá uma equipe de plantão na Sala de Gerenciamento de Crises da Pasta, voltada para intervenções emergenciais, além do monitoramento constante das câmeras de segurança e chamadas atendidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Leia Também:  Seduc orienta sobre fim do prazo das inscrições do programa Jovem Senador 2026

A Plataforma de Observação Elevada (Poe), um caminhão da Secretaria equipado com tecnologia avançada, estará à disposição do TRE, transmitindo imagens em tempo real. O veículo conta com sistemas de informática e radiocomunicação, além de câmeras com giro de 360° e reconhecimento facial.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel Fernando Carneiro Tinoco, destaca que a união entre a força humana e a tecnologia visa garantir um pleito seguro em Mato Grosso.

“Das câmeras do programa Vigia Mais MT que serão usadas nessa eleição, 1.800 estão instaladas em escolas que são locais de votação. Com essa tecnologia como aliada, teremos mais eficiência e qualidade na prestação de serviço, prevenindo crimes, especialmente os eleitorais, neste momento tão importante que é a escolha de nossos representantes”, afirma.

Ainda conforme o secretário, as imagens do Vigia Mais MT poderão ser acompanhadas pelas centrais de controle e por aparelhos móveis de policiais e diretores de escolas habilitados.

“As forças de segurança estarão acompanhando em tempo real as imagens das câmeras de monitoramento, e os profissionais que atuam no interior de Mato Grosso também poderão acessar essas imagens diretamente pelos celulares, facilitando o monitoramento dos locais de votação em seus municípios”, ressalta.

Leia Também:  Instituições unem esforços para levar qualificação profissional a pessoas privadas de liberdade em Mato Grosso

“A operação conta com várias camadas de segurança e profissionais, atuando tanto na Capital quanto em outros municípios, seja por meio das centrais de controle ou dispositivos móveis. O programa Vigia Mais MT foi planejado para levar essa capacidade aos pontos mais remotos, permitindo que os agentes analisem imagens, coletem provas e garantam a segurança da população em vários momentos”, finaliza o secretário.

O efetivo mobilizado pela Sesp-MT, além dos servidores da própria sede, conta com 2.292 policiais militares, 1.184 policiais civis e 402 bombeiros militares.

Segundo o TRE, o planejamento também inclui o apoio de 700 agentes do Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso

Os principais atletas do skate brasileiro já estão em Cuiabá para a disputa da etapa do STU National 2026, que será realizada entre sexta-feira e domingo (26 e 28 de junho), no Parque Novo Mato Grosso. Antes do início das competições, os skatistas conheceram as pistas do maior Skatepark da América Latina e destacaram a qualidade da estrutura, considerada uma das mais modernas do país.

Em coletiva realizada nesta quinta-feira (25), o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, ressaltou que o complexo esportivo representa um legado para o desenvolvimento do esporte em Mato Grosso e para a formação de novos talentos.

“É um enorme prazer receber a família do skate em Mato Grosso. O Parque Novo Mato Grosso foi planejado para ser um espaço de referência nacional, capaz de sediar grandes eventos e, principalmente, inspirar novas gerações. Ter o STU National aqui é motivo de orgulho para todos nós e tenho certeza de que esta é apenas a primeira de muitas edições. Este equipamento aproxima crianças e jovens do esporte e cria oportunidades para que futuros campeões surjam em nosso Estado”, destacou o secretário.

O presidente da Federação Mato-Grossense de Skate, Bob Peron, considera que a realização da etapa representa a concretização de um antigo sonho da comunidade do skate em Mato Grosso. “Receber o STU National neste complexo é a realização de um sonho. O Governo do Estado entregou uma estrutura que coloca Mato Grosso definitivamente no mapa do skate brasileiro. Ter reunidos aqui os maiores atletas da modalidade inspira toda uma nova geração de praticantes.”

Entre os atletas presentes no Parque Novo Mato Grosso nesta quinta-feira estavam Pedro Quintas e Dora Varella, da modalidade Park, Pamela Rosa e Sebastian Simonetto, do Street, além do paraskatista Vini Sardi.

Leia Também:  Onze pessoas são presas por embriaguez ao volante em Cuiabá e em Cáceres

A skatista Dora Varella destacou o potencial transformador do equipamento para o desenvolvimento da modalidade.”É muito importante ver o STU chegando a novas regiões do país. Um complexo como este deixa um legado enorme para a população, incentiva crianças e jovens a praticarem esporte e certamente contribuirá para o surgimento de novos atletas em Mato Grosso.”

Para Pedro Quintas, o impacto da estrutura vai além da competição. “O skate está chegando cada vez mais longe. Um espaço desse porte oferece oportunidades para muitas crianças conhecerem o esporte, fazerem amigos e construírem uma trajetória dentro do skate.”

Bicampeã mundial, Pamela Rosa elogiou a qualidade das pistas e ressaltou a importância da expansão da modalidade. “É muito gratificante encontrar uma estrutura desse nível. O skate cresce quando chega a novas cidades e oferece espaços públicos de qualidade para quem está começando”, avalia.

Líder do ranking do Street, Sebastian Simonetto afirmou que a inclusão de Cuiabá no calendário fortalece ainda mais o circuito nacional. “É uma etapa importante para o skate brasileiro. Mato Grosso entra definitivamente no mapa da modalidade e tenho certeza de que o público acompanhará grandes disputas”.

Representante do paraskate, Vini Sardi ressaltou a importância da descentralização das competições.

“O skate acontece em todo o Brasil. Ter uma estrutura como esta no Centro-Oeste amplia as oportunidades para novos praticantes e fortalece também o paraskate.”

Essa etapa do STU National 2026 é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e apoio da Federação Mato-Grossense de Skate, da Associação Brasileira de Paraskateboard e de parceiros da iniciativa privada.

Leia Também:  Politec de Confresa procura por familiares de idoso

Ingressos

A entrada para o STU National Cuiabá 2026 é gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos. As entradas para acompanhar as semifinais e finais da competição já estão disponíveis na plataforma Zig Tickets, com limite de até dois ingressos por pessoa. Crianças de até 5 anos não precisam retirar ingresso. Para acessar o evento, o público deverá doar 1 kg de alimento não perecível na entrada do Parque Novo Mato Grosso.

Programação completa

Sexta-feira (26/06)
13h30 – Abertura para o público
14h10 às 16h20 – 1ª fase Street masculino
16h30 às 18h40 – 1ª fase Park masculino
18h50 às 20h10 – 2ª fase Street masculino
20h20 às 21h30 – 2ª fase Park masculino

Sábado (27/06)
14h30 – Abertura para o público
15h às 16h10 – Semifinal Street feminino
16h25 às 17h35 – Semifinal Park feminino
17h50 às 19h – Semifinal Street masculino
19h15 às 20h25 – Semifinal Park masculino

Domingo (28/06)
10h30 – Abertura para o público
11h às 11h40 – Final Park masculino
11h45 às 12h30 – Final Street masculino
12h35 – Premiação Park/Street masculino
12h45 às 13h35 – Final Paraskate Park
13h40 – Premiação Paraskate Park
13h50 às 14h35 – Final Street feminino
14h40 – Premiação Street feminino
14h50 às 15h35 – Final Park feminino
15h40 – Premiação Park feminino

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA