POLÍCIA FEDERAL

PF deflagra operação em combate à mineração ilegal de ouro na região de Nordestina/BA

Salvador/BA. A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (26/8) a Operação Lixiviação, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa a mineração ilegal de ouro, no município de Nordestina.

A ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em junho de 2023, quando se identificou que os investigados, há anos, praticavam a extração ilegal de ouro, tendo evoluído no crime para a construção de laboratórios, onde recebem e refinam “rejeitos” de moagens executadas por garimpeiros ilegais, por meio de processo químico industrial. O ouro é extraído do “rejeito” com o procedimento da lixiviação, com a utilização de grande quantidade de cianeto de sódio.

Observa-se que a utilização ilícita de cianeto de potássio ou cianeto de sódio, substâncias altamente tóxicas e cuja compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local.

Registra-se que, mesmo após o cumprimento de mandados judiciais em locais administrados pelos investigados, estes permaneceram praticando a mineração ilegal e a remessa do ouro para outros estados da Federação, em forma de barra ou já transformados em joias.

Leia Também:  PF prende mulher com 3kg de cocaína, no Aeroporto do Galeão

Na data de hoje, cerca de 20 policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Bahia.

Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

Ação conjunta apreende quase duas toneladas de maconha e prende suspeito no Paraná

Foz do Iguaçu/PR. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Paraná (FICCO/PR), em ação conjunta com equipes do POP, do CHOQUE do 14º Batalhão da Polícia Militar do Paraná e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), apreendeu 1.928,3 kg de maconha, uma arma de fogo, munições, veículos e outros materiais durante ação realizada neste sábado (20/6), em Foz do Iguaçu/PR. Um homem foi preso em flagrante.

A ação teve início após o compartilhamento de informações que indicavam o carregamento de entorpecentes em uma oficina mecânica da cidade. Durante as diligências, as equipes localizaram e abordaram um veículo que apresentava indícios de excesso de peso. Na busca veicular, foram encontrados 201,4 kg de maconha ocultos no porta-malas.

Na sequência, os policiais realizaram buscas no imóvel utilizado para o carregamento da droga, onde localizaram mais 1.726,9 kg do entorpecente.

No local, também foram apreendidos uma pistola, dois carregadores, 114 munições, uma balança de precisão de grande porte, um aparelho DVR, três automóveis, sendo um deles com registro de furto e sinais de adulteração identificadora, duas motocicletas e R$ 2.936 em espécie.

Leia Também:  PF incinera cerca de 900 kg de entorpecentes em Guajará-Mirim

Diante dos fatos, o preso e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos de polícia judiciária. Em tese, ele poderá responder pelos crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, posse irregular de arma de fogo e receptação.

Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Contato: (41) 3251-7809
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA