MATO GROSSO

Hospital Regional de Sorriso promove encontro para incentivar o aleitamento materno

O Hospital Regional de Sorriso realizou, nesta quarta-feira (14.08), um encontro para promover o aleitamento materno, reunindo cerca de 46 participantes, entre gestantes, puérperas, acompanhantes, além de profissionais de saúde.

A ação faz parte da programação do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a amamentação, e é organizada pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de rodas de conversa e esclarecer dúvidas com profissionais da enfermagem e nutrição, além de uma advogada.

Durante o mês, o Hospital Regional tem promovido uma série de atividades, incluindo rodas de conversa, aulas sobre técnicas para lidar com engasgos, cuidados com o umbigo e orientações sobre amamentação para recém-nascidos.

Além disso, as refeições entregues às gestantes e puérperas internadas na maternidade e Unidade Intensiva Neonatal receberam materiais informativos sobre alimentação e amamentação.

Para a gestante Karina Sanches, o evento foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e entender a importância da amamentação. “Foram abordadas informações importantes, eu mesma que já sou mãe deixei de amamentar antes por falta de instrução e conhecimento, mesmo sendo da área da saúde. Posso dizer que aprendi muito, muito mesmo, tenho certeza que o compartilhamento de hoje fará uma enorme diferença no meu pós-parto, principalmente na fase de amamentação”, avaliou.

Leia Também:  Cerimônia marca celebração de 60 anos de criação do Corpo de Bombeiros em MT

A enfermeira e fotógrafa, Pauline Turatti, participou da ação por meio de seu projeto “Memórias do Nascer”, que tem o objetivo de registrar o vínculo entre mães e filhos.

“Iniciar o meu projeto social de fotografia de parto no Hospital Regional de Sorriso durante a campanha Agosto Dourado foi uma experiência bem significativa, que me permitiu estar ainda mais conectada com o propósito de valorizar e eternizar os primeiros momentos da vida e o vínculo único entre mãe e filho. Foi um momento cheio de histórias e troca de experiências”, contou.

Ao longo do mês, diversas atividades estão sendo realizadas por todo o Estado de Mato Grosso com o objetivo de promover e estimular a amamentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendada por dois anos ou mais e, de forma exclusiva, até os 6 meses.

Agosto Dourado em Mato Grosso

Para celebrar o Agosto Dourado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, oferta a Agenda Única, um espaço virtual para organizar as atividades em diversas cidades de Mato Grosso.

Leia Também:  Unemat e MEC dialogam sobre expansão de cursos superiores para comunidades indígenas

Até o dia 31 de agosto, a Agenda Única estará aberta para receber inscrições de novas ações. Todas as cidades que informaram a organização de eventos podem ser acessadas pelo mapa interativo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Bombeiros controlam princípio de incêndio em residência após vazamento de gás de cozinha

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) controlou, na madrugada de domingo (17.5), um princípio de incêndio em uma residência no bairro São Miguel, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 04h50, via telefone de emergência 193, para atender uma ocorrência em que os solicitantes informaram haver chamas e fumaça vindas da cozinha da residência.

No local, os bombeiros constataram que as chamas tiveram início após o rompimento da mangueira conectada ao botijão de gás (GLP), que atingiram parte do forro do imóvel. Imediatamente, a equipe realizou o combate direto ao fogo, conseguindo controlar rapidamente as chamas e impedir que o incêndio se propagasse para outros cômodos da residência e imóveis vizinhos.

Além da extinção do incêndio, os militares também efetuaram o controle do vazamento de GLP e o rescaldo da área atingida, eliminando quaisquer focos remanescentes. Apesar do susto, não houve registro de vítimas. Os danos ficaram restritos à área próxima ao ponto de origem do incêndio e a parte do forro da residência.

Leia Também:  Seplag promove ciclo de inovação com foco no serviço público

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA