MATO GROSSO

Escola de Governo oferece curso inédito de Libras para servidores públicos estaduais

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo de Mato Grosso, abriu inscrições para três cursos de capacitação destinados aos servidores públicos estaduais, totalizando 380 vagas. O destaque é a oferta inédita do curso de Comunicação Básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As inscrições iniciaram na segunda-feira (04.03) e serão encerradas assim que o número de vagas seja preenchido ou os prazos sejam atingidos. São 40 vagas para o curso de Administração Financeira e Orçamento Público, mais 40 vagas para capacitação em Libras e 300 vagas para o curso de Gestão de Documentos.

As capacitações nas duas primeiras ofertas irão ocorrer presencialmente e as suas respectivas inscrições podem ser feitas clicando aqui. Já a última oportunidade acontecerá na modalidade online e a inscrição está disponível por este link. Qualquer servidor da administração pública estadual pode participar.

O coordenador de Gestão Educacional, Adriano Gomes, destaca a importância da parceria com o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). “Conseguimos firmar essa parceria com o Casies, uma instituição especializada e que disponibilizou o professor para ministrar o curso de Libras”, explica o coordenador.

Leia Também:  Governador destaca ação da primeira-dama: "Mais uma alternativa eficiente de combate à violência doméstica"

Segundo ele, o planejamento da Escola de Governo prevê a oferta de mais três turmas para o curso de Libras ainda neste ano. “É um momento ímpar, pois conseguimos implantar esta capacitação que atende uma demanda do próprio servidor, e que deve impactar na qualidade da prestação de serviço, garantindo um atendimento acessível aos cidadãos, promovendo a inclusão”, pontua Gomes.

A oferta de temáticas dos cursos faz parte do diálogo da Escola de Governo com as secretarias estaduais. Em 2023, a equipe realizou uma pesquisa com esses órgãos levantando a necessidade de capacitações voltadas para o desenvolvimento profissional dos seus servidores.

O certificado de Comunicação Básica em Libras é de 20 horas; já o de Administração Financeira e Orçamento público corresponde a 16 horas; e o de Gestão de Documentos tem 40 horas. Para que o cursista seja certificado precisa obter um percentual mínimo de 75% de presença, além da realização de tarefas dos cursos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros extingue incêndio em residência em Primavera do Leste

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta sexta-feira (24.4) para atender a uma ocorrência de incêndio em uma residência localizada na Avenida Florianópolis, em Primavera do Leste (243 km de Cuiabá).

Ao chegar ao local, a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) constatou que o incêndio ocorria em uma kitnet aos fundos de um terreno e que as chamas estavam concentradas em um dos cômodos da casa.

Após avaliação da situação, os bombeiros iniciaram o combate direto ao fogo, conseguindo controlar as chamas e evitar que o incêndio se espalhasse para o outro cômodo e para imóveis vizinhos.

Em seguida, foi realizada a ação de rescaldo, eliminando possíveis focos remanescentes e o risco de reignição.

De acordo com a proprietária, o local era utilizado para armazenar materiais de buffet, além de engradados vazios de bebidas e refrigerantes. As causas do incêndio não foram identificadas. Não houve registro de feridos.

*Sob supervisão de Hannah Marques

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Governador destaca ação da primeira-dama: "Mais uma alternativa eficiente de combate à violência doméstica"

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA