MATO GROSSO
MT reforça operação de buscas a fugitivos de presídio federal no RN com policiais penais e cão farejador
Uma equipe de Mato Grosso, especializada em operações especiais, segue neste domingo (03.03) para Mossoró, no Rio Grande do Norte, para reforçar as buscas por dois homens que fugiram do Presídio Federal de Segurança Máxima localizado no município.
Dois agentes penais e o cão Fúria, treinado para buscas e captura de humanos, irão participar de ações em área de mata e de outras atividades que estão sendo desenvolvidas desde 14 de fevereiro, data das fugas.
Aos sete anos, Fúria, da raça pastor-belga-malinois, tem um “currículo” extenso de sucesso em funções complexas como farejar de drogas, celulares e armas dentro e fora dos presídios mato-grossenses. Ele começou com treinamentos para incursões internas nos presídios e hoje é considerado um especialista em farejamento e recaptura humana.![]()
As operações mais recentes das quais participou, com sucesso, são buscas e captura de fugitivos do Presídio de Água Boa (650 km de Cuiabá), e a apreensão de 360 kg de droga, ambas no ano passado. A droga, por exemplo, estava escondida em compartimentos de um caminhão.
Os policiais penais Leudyson Arruda e Jezial Marques, do Serviço de Operações Especiais (SOE) , da Polícia Penal, junto com o cão treinado, devem contribuir de forma decisiva com mais essa operação de buscas.
A liberação da equipe da Polícia Penal pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, atende uma solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais, de acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves.
“Temos o Conselho Nacional de Secretários de Justiça e Segurança Pública, órgão que abrange todos os secretários de Estado, incluindo a área do sistema prisional. Então, sempre que algum estado precisa de apoio a Secretaria Nacional de Políticas Penais, por meio do Conselho, discute a questão e desenvolvemos operações integradas. Isso já acontece há alguns anos”, pontuou Jean Gonçalves.
“Nesse caso do Presídio de Mossoró, nosso secretário, coronel César Roveri, recebeu a solicitação Secretaria Nacional de Políticas Penais de apoio e o governador Mauro Mendes autorizou assim que foi informado”, reforçou o secretário-adjunto de Administração Penitenciária.
Jean Gonçalves disse que sabe que é uma missão difícil, que os trabalhos de buscas já se estendem por mais de duas semanas, mas que a equipe mato-grossense está indo empenhada e disposta a trabalhar pela captura dos dois fugitivos.
Os criminosos Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, integrantes de uma facção criminosa, fugiram na madrugada do dia 14 de fevereiro, da Penitenciária Federal de Mossoró.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil prende foragido da Justiça do Paraná que atuava com venda de produtos furtados em Pontes e Lacerda
Um homem, foragido da Justiça do Paraná e que estava atuando com o comércio de objetos furtados, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (9.6), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda.
O suspeito, de 33 anos, estava com mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Cascavel (PR), pelo crime de roubo o qual foi devidamente cumprido. Ele também foi autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada.
As diligências que resultaram na prisão do suspeito iniciaram após os policiais civis da Delegacia de Pontes e Lacerda, receber informações de que objetos furtados estariam sendo comercializados por um suspeito conhecido pelo apelido de “Colombiano”.
Com base nas informações, os investigadores foram até o endereço, onde foram recebidos por uma moradora que autorizou a entrada da equipe na residência. No imóvel, os policiais reconheceram um lençol e um tripé que apareciam nas imagens dos objetos subtraídos.
Em seguida, o suspeito foi visto por testemunhas, deixando o local carregando uma mochila. Pouco tempo depois, ele retornou ao condomínio, ocasião em que foi abordado pela equipe policial.
Questionado, o investigado confessou que havia escondido os demais produtos subtraídos em uma área de mata próxima. Os policiais se deslocaram até o local indicado e recuperaram diversos bens provenientes do furto, entre eles ferramentas profissionais e equipamentos eletrônicos.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por receptação qualificada. Durante a checagem de seus antecedentes, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto, o qual foi devidamente cumprido.
Após a adoção das medidas legais cabíveis, o preso foi colocado à disposição da Justiça.
Recuperação dos bens
Entre os materiais recuperados pela Polícia Civil estão duas lixadeiras profissionais, um nível a laser, uma serra mármore elétrica, além de outras ferramentas e equipamentos utilizados em obras e serviços de construção civil.
Fonte: Governo MT – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
ARTIGOS7 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos

