CUIABÁ

Câmara destina R$ 30 milhões para a saúde “Recursos serão para cirurgias”, afirma Vidal

23/01/2024
Câmara destina R$ 30 milhões para a saúde “Recursos serão para cirurgias”, afirma Vidal
O vereador Sargento Vidal (MDB) anunciou nesta segunda-feira (22), que a Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp irá destinar R$ 30 milhões para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e que a Comissão de Saúde do legislativo voltará a realizar inspeções nas unidades de saúde da Capital.
Segundo o parlamentar, as visitas serão mais céleres, já que o Gabinete de Intervenção acabou fechando muitas unidades de saúde, com alegação que seriam realizadas obras nos postos de saúde.
“Vamos voltar a visitar os postos de saúde de Cuiabá, mas vai ser mais rápido dessa vez porque diminuiu bastante, já que a Intervenção fechou quase tudo. Aonde eu ia que estava lotado, agora eu passo e está só entulho.Por exemplos são as Policlínicas do Planalto e Coxipó. A intervenção conseguiu piorar o que já não era bom. Quando eu escuto alguém falando que a intervenção melhorou, é opinião dessa pessoa, mas não é a realidade, a realidade piorou”, disse Vidal.
O vereador ainda disse ainda que a Câmara realizará um aporte milionário em emendas impositivas para a SMS de Cuiabá, que será utilizado para a realização de cirurgias eletivas.
Vale ressaltar, que o presidente da Casa de Lei, vereador Chico 2000 (PL), pediu que cada parlamentar fizesse um adendo em sua emenda de que o valor destinado só poderá ser utilizado em cirurgias eletivas da população de Cuiabá.
De acordo com Vidal, a Casa já iniciou 2024 “fazendo um gol de placa”.
“O que os 25 vereadores desta Casa fizeram é para começar o ano com gol de placa, destinando mais de R$ 30 milhões que serão investidos em cirurgias eletivas. Já que a intervenção tirou a população de Cuiabá e fez cirurgias só para o interior utilizando os recursos de Cuiabá, agora essa Câmara está trazendo recurso para que a prefeitura faça cirurgias para nossa população”, concluiu.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Vereadora Michelly Alencar celebra sanção da lei que proíbe álcool nas escolas de Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Câmara aprova PL de Maysa e cria o Dia Municipal do Motorista de Aplicativo

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Mães do Executivo Municipal de Cuiabá são homenageadas em evento organizado pela Secretaria de Gestão

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA