CUIABÁ

Ministério da Saúde enviará equipe técnica a Cuiabá para averiguar problemas deixados pelo gabinete de intervenção do Estado

Publicados

em

O Ministério da Saúde enviará uma equipe técnica especializada para Cuiabá para realizar um diagnóstico situacional de todos os problemas deixados pelo gabinete de intervenção do Estado. A ação foi determinada pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde de Cuiabá, Helvécio Miranda Magalhães Júnior. 

A decisão foi tomada após o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, expor em reunião realizada com o secretário os inúmeros problemas deixados pela intervenção na capital mato-grossense. 

“O Município deu conhecimento ao Ministério da Saúde da gravidade da situação deixada pela intervenção do governo do Estado, herdamos um cenário sombrio, viemos à Brasília para que o Ministério nos apoie e juntos possamos dar transparência ao que realmente aconteceu neste período,” afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro. “Os documentos que apresentamos ao secretário indicam que foi feita uma maquiagem na Saúde para esconder das autoridades, dos órgãos de controle e da população os problemas que surgiram entre março e dezembro do ano passado”, completou. 

A documentação apresentada deixou o secretário preocupado e imediatamente foi determinado que uma equipe especializada viaje até Cuiabá para entender a situação, o que deve ocorrer nos próximos dias. 

Leia Também:  Eduardo Magalhães parabeniza a aprovação de projetos de lei que devem impactar o desenvolvimento de Cuiabá

Os documentos apresentados pelo prefeito também serão analisados pelos técnicos do Ministério da Saúde, que farão um diagnóstico de questões estruturais, assistencial, de pessoal e de ordem financeira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e apresentarão as conclusões após as visitas in loco.

 
 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Doação de órgãos realizada no HMC beneficia pacientes de quatro estados

Publicados

em

Em meio à dor de uma despedida, um gesto de solidariedade pode significar o recomeço para outras famílias. Foi com esse sentimento que o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), administrado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), realizou, na manhã desta quarta-feira (2), a captação de múltiplos órgãos e tecidos de um paciente de 51 anos, vítima de traumatismo craniano após uma queda de aproximadamente 1,5 metro.

Antes do início do procedimento, profissionais do hospital realizaram o tradicional corredor da honra, também conhecido como corredor de aplausos. O momento foi marcado por respeito e emoção em homenagem ao doador e à família, que, mesmo diante de uma perda irreparável, autorizou a doação dos órgãos.

A captação teve início às 10h50 e mobilizou mais de 50 profissionais, entre equipes do próprio HMC e especialistas que vieram de Campo Grande (MS) para participar do procedimento.

Foram captados fígado, dois rins e córneas. O fígado foi destinado a Mato Grosso do Sul. O rim direito seguirá para o Rio Grande do Sul, enquanto o rim esquerdo será encaminhado para Pernambuco. As córneas foram captadas para implante local.

A ação representa a possibilidade de salvar quatro vidas e ainda beneficiar pacientes que aguardam por transplante de córnea.

Leia Também:  Secretaria de Gestão divulga Comissão de Avaliação para a premiação "Servidor Eficiente 2024"

Para a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a doação representa um gesto de extrema generosidade em um momento de profunda dor para a família.

“É uma perda irreversível para a família, mas, ao mesmo tempo, uma oportunidade de ajudar outras vidas. A nossa gratidão a esses familiares é imensa. Neste Setembro Verde, precisamos reforçar a importância de conversar sobre a doação de órgãos dentro de casa, com nossos parentes, para que, se uma tragédia vier a acontecer, essa possibilidade seja analisada com carinho e sensibilidade. Existe uma longa fila de pessoas esperando por um transplante, e hoje essa família está ajudando a mudar a história de outras pessoas.”

A captação realizada no HMC ocorre justamente no mês em que são ampliadas as ações de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. O Setembro Verde busca estimular o diálogo sobre o tema e mostrar à população que uma única decisão pode representar uma nova oportunidade para várias pessoas.

A diretora-geral de Saúde Pública, Kelluby Oliveira, destacou que a captação é resultado de uma grande mobilização das equipes e reforçou o significado do corredor da honra como uma forma de reconhecer a família e o doador.

“Hoje mais de 50 profissionais se mobilizaram para que essa doação pudesse acontecer. O corredor da honra é um momento de respeito, gratidão e reconhecimento. É a nossa forma de homenagear esse paciente e, principalmente, essa família, que, em meio à dor, possibilitou que outras pessoas tivessem uma nova chance.”

Leia Também:  Limpurb retira lixo e vegetação de córrego no bairro Araés

A captação desta quarta-feira reforça que, mesmo diante de uma despedida marcada pela dor, a solidariedade pode permanecer como legado. Para quatro pessoas que aguardam por um transplante, a decisão de uma família significará uma nova oportunidade de vida.

O médico Eduardo Andraus, responsável técnico do HMC, explicou que a doação só ocorre após protocolos rigorosos que confirmam a morte encefálica.

“A morte encefálica é uma condição irreversível, diagnosticada por protocolos muito rígidos que comprovam que o cérebro deixou de funcionar. Mesmo que o coração continue batendo por um período, a pessoa já faleceu. A confirmação é feita de maneira criteriosa e segura, permitindo que, quando a família autoriza a doação, os órgãos sejam preservados e encaminhados para pacientes que aguardam por um transplante.”

No Brasil, a autorização da família é fundamental para que a doação de órgãos de um potencial doador falecido possa ocorrer. Por isso, além de ter o desejo de ser doador, é importante conversar com os familiares e deixar clara essa vontade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA