MINISTÉRIO PÚBLICO MT
Levantamento de bens imóveis de Cuiabá é tratado em audiência
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) realizou uma audiência extrajudicial com o Poder Executivo de Cuiabá, na sede das Promotorias de Justiça da capital, para tratar do levantamento dos bens imóveis do Município, segunda-feira (13). Presidida pelo procurador de Justiça titular da Especializada de Defesa da Probidade e Patrimônio Público, Edmilson da Costa Pereira, e pelo promotor de Justiça do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de Cuiabá, Gustavo Dantas Ferraz, a audiência contou com a participação da secretária municipal de Gestão, Elaine Cristina Ferreira Mendes.
A audiência foi designada pelo promotor Gustavo Dantas Ferraz, em portaria de instauração de Procedimento Administrativo de acompanhamento de Políticas Públicas. O objetivo é acompanhar a conclusão do inventário (pesquisa, identificação e catalogação) dos bens imóveis do Município, com informações completas sobre cada um deles, bem como as providências decorrentes da utilização das informações obtidas, de modo eficiente, para a devida conservação dos bens imóveis municipais, nos termos da legislação.
“Prevenir danos à probidade administrativa e ao patrimônio público é um dos objetivos estratégicos do MPMT. Nesse sentido, a Procuradoria de Justiça Especializada de Defesa da Probidade e Patrimônio Público vem adotando uma série de medidas, como as recomendações expedidas aos membros da instituição para conscientização e responsabilização de agentes para promoção de ações voltadas à conservação dos bens públicos móveis e imóveis e para acompanhamento da regulamentação e execução da política de gestão patrimonial nos municípios”, apontou o procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.
Recentemente, o Município informou que 1.320 imóveis públicos foram catalogados e inseridos em sistema eletrônico com filtros capazes de identificar a categoria e a localização dos mesmos. Na reunião, foi acordado que a Secretaria Municipal de Gestão entregará no prazo de 30 dias o planejamento com as medidas a serem adotadas pelo Município acerca da destinação e uso dos imóveis já catalogados.
O promotor de Justiça Gustavo Dantas Ferraz conta que em 2012 foi ajuizada Ação Civil Pública contra o Município, na qual o MPMT requereu que fosse obrigado a fazer uma catalogação satisfatória de seus bens e controlar a localização e conservação das coisas públicas. Em sentença proferida no ano de 2014, foi fixado prazo de dois meses para a conclusão do levantamento, identificação e catalogação de todos os bens patrimoniais (móveis e imóveis) do Município, além de prazo de seis meses para auditoria, controle interno dos bens móveis e imóveis, com levantamento, identificação, tombamento e inserção de informações em sistema de gerenciamento de patrimônio.
“Atualmente, a ação encontra-se em fase de cumprimento de sentença, na qual fora pactuado acordo com o Município de Cuiabá, por meio do qual se concedeu maior prazo para cumprimento das obrigações constantes na sentença”, explicou Gustavo Ferraz, acrescentando que o Município de Cuiabá possui, aproximadamente, 3.251 imóveis cuja localização e condições estruturais e de uso são desconhecidas em sua integralidade.
Foto: Luiz Alves | Prefeitura de Cuiabá
Fonte: Ministério Público MT – MT
MINISTÉRIO PÚBLICO MT
MP participa da inauguração de centro para população de rua em Cuiabá
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), representado pela subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, participou nesta sexta-feira (19) da inauguração do Cidadania Pop Rua Zé Bolo Flô, em Cuiabá, espaço criado para oferecer atendimento integrado à população em situação de rua.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, há atualmente cerca de 1.803 pessoas em situação de rua. O Cidadania Pop Rua foi desenvolvido para oferecer serviços essenciais como acolhimento, higiene, lavanderia e guarda de pertences, além de atendimento voltado à emissão de documentos, orientação jurídica, acesso à justiça e inclusão social.
Durante a inauguração, a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão do MPMT destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições em prol da população em situação de vulnerabilidade.
“As respostas para um desafio tão complexo passam pela atuação integrada entre o poder público, a sociedade civil e a rede de apoio. Estruturas como o Pop Rua fortalecem essa articulação e ampliam o acesso a serviços essenciais, com mais dignidade.”, defendeu.
O espaço leva o nome de Zé Bolo Flô, personagem marcante da cultura cuiabana. Na década de 1960, José Inácio da Silva se tornou conhecido por vender bolos e flores nas ruas da capital e por expressar sensibilidade artística por meio de poesias e músicas.
O Ministério Público tem atuado na promoção de políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Em 2025, foi firmado termo de compromisso com o Município de Cuiabá para fortalecer ações como segurança alimentar, elaboração de diagnóstico social e planejamento do atendimento.
A instituição também tem promovido audiências públicas e ampliado a atuação de promotorias especializadas, com o objetivo de contribuir para a construção de soluções efetivas e permanentes para o atendimento à população em situação de rua.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
CUIABÁ3 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA MT3 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
CULINÁRIA3 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
PICANTES3 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
SAÚDE4 dias atrásMinistério da Saúde institui Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente para fortalecer o cuidado em todo o SUS

