MATO GROSSO

Professores citam primeiro aulão realizado pelo Governo de MT como diferencial para estudantes

Os professores da rede estadual de ensino que participaram nesta quarta-feira (01.11) do primeiro aulão online de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, promovido pelo Governo de Mato Grosso, veem a iniciativa como um diferencial para ajudar os estudantes na revisão dos temas abordados em sala de aula, pouco antes das provas, marcadas para os dias 5 e 12 deste mês.

As aulas foram transmitidas ao vivo no canal oficial do Governo no Youtube e na página do Facebook e continuam disponíveis.

“Tanto o aulão, quanto o Pré-Enem Digit@l, sem dúvida, são diferenciais para quem não teve a oportunidade de fazer um cursinho particular, pois, tanto os educadores envolvidos, quanto o conteúdo e as metodologias, são os melhores, além de oferecer iguais condições de aprendizado a todos”, afirmou a doutora em Estudos de Linguagem, Rute Almeida e Silva, que deu uma aula focada em gramática.

Segundo a professora, esta disciplina é uma base importante para quem participa do Enem.

Neste ano, mais de 30 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual se inscreveram para o Enem, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O Enem é uma das principais portas de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior no Brasil.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio em apartamento em Cuiabá

Mestre em História, João Travassos disse que a iniciativa do Estado foi fundamental para a revisão dos temas que foram trabalhados em sala de aula. “Certamente, vai virar rotina de agora em diante. A participação online dos estudantes mostrou que o modelo foi eficiente e que estão antenados com as novas tecnologias de ensino”, pontuou.

Para a professora de redação Juliana Façanha, a experiência foi formidável para os estudantes da rede estadual e demais estudantes, já que a transmissão foi aberta à toda a sociedade. “Foi um momento de retomar os principais pontos de uma das provas mais importantes do Enem, além de reafirmar o conteúdo que aprendeu em sala de aula ou no Pré-Enem Digit@l”, frisou.

Segundo ela, foi positiva a oportunidade dada pelo Governo de Mato Grosso e que “O Enem é uma ferramenta de acesso para os estudantes ao Ensino Superior e a preparação intensiva é o melhor modelo para se obter êxito”, destacou Juliana.

Nesta quarta-feira, as aulas reforçaram os conteúdos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Cada aula tem duração de 40 minutos.

Leia Também:  PM prende homem por porte ilegal de arma de fogo e apreende munições

“As aulas foram interativas e as dúvidas foram respondidas de imediato pelos professores”, disse o secretário de Estado de Educação (Seduc-MT), Alan Porto.

O segundo aulão será realizado no dia 10, com as disciplinas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros extingue três incêndios florestais e combate outros 17 nesta quinta-feira (15)

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar combate incêndio em apartamento em Cuiabá

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA