MATO GROSSO

Governo de MT publica editais para seleção de estudantes e professores para intercâmbio em 2024

O Governo de Mato Grosso publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (27.10), os critérios de seleção de estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino para a 2º edição do programa de intercâmbio Mato Grosso no Mundo, para a edição de 2024.

O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, permitindo aos estudantes e professores uma experiência de estudo e imersão cultural na Língua Inglesa, para proficiência de suas habilidades e competências de interculturalidade.

A exemplo da edição anterior, em 2024 os selecionados também irão para Inglaterra, onde o programa tem duração de três semanas e será realizado em data ainda a ser definida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Serão selecionados 100 estudantes, que serão divididos em dois grupos, com critérios de seleção distintos, de acordo com o edital. Do total de participantes, 50 serão selecionados obedecendo a disponibilidade de vagas entre as 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs) das quais os estudantes fizeram parte no ano letivo de 2023.

“Todo estudante do Ensino Médio da rede pública estadual está concorrendo, desde que tenha sido estudante do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer ano do Ensino Médio. Contudo, aqueles que já foram contemplados na 1ª edição do program não irão concorrer novamente, para garantirmos que os demais estudantes também tenham essa grande oportunidade”, explica o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Leia Também:  Sema promove reabilitação de animais resgatados na região do Pantanal

O programa ainda prevê outros requisitos, como ter, no mínimo, quatro certificados na plataforma Mais Inglês MT emitidos no ano letivo de 2023, que equivalem à conclusão de pelo menos quatro níveis do curso de Inglês Geral da plataforma. Já os estudantes das escolas indígenas deverão ter, no mínimo, dois certificados na plataforma Mais Inglês MT emitidos em 2023, além de outros requisitos previstos no edital.

“São detalhes importantes que todos devem observar e procurar cumpri-los durante o ano letivo”, completa o secretário.

Para os professores, serão ofertadas 14 vagas para os que lecionam Língua Inglesa dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de 2023, o que corresponde a uma vaga por DRE. Profissionais que tenham sido contemplados na 1ª edição, seja como professores ou monitores, não poderão ser selecionados para a edição de 2024.

Para os educadores, alguns critérios para a classificação envolvem: ter habilitação em Língua Inglesa, que o professor esteja atribuído em sala de aula, que esteja inscrito na Plataforma Mais Inglês MT, ter exame de proficiência TOEIC ou certificado emitido pela plataforma EF Education First, entre outros requisitos descritos no edital.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros Militar promove trocas no 5º Comando Regional e 2ª Companhia em Cáceres

O secretário de Educação ressalta que a participação de professor interino será permitida em apenas um caso: na hipótese de não haver preenchimento de vagas nas DREs por professor que não tenha cumprido os requisitos estabelecidos. “Mesmo assim, para que se enquadre, o professor interino deverá satisfazer os mesmos critérios estipulados aos professores do quadro de carreira”.

Todas as vagas disponibilizadas serão preenchidas desde que haja estudantes e professores classificados em conformidade aos critérios estabelecidos pelos editais.

As despesas relativas ao deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, eventuais reuniões de orientação agendadas pela Seduc-MT, bem como embarques e desembarques, além das demais despesas do intercâmbio serão custeadas pelo Governo de Mato Grosso.

Confira AQUI os editais n° 022 e 023/SEDUC/2023 do programa de intercâmbio MT no Mundo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Quatro pessoas são detidos por tráfico de drogas em Querência

Equipes militares da 19ª Companhia Independente prenderam, neste sábado (16.5), quatro pessoas suspeitas de tráfico de drogas, no município de Querência. Na ação, foram apreendidas três porções grandes de maconha, 30 munições calibre .40, sete aparelhos celulares, uma balança de precisão e R$ 240 em espécie.

Durante patrulhamento tático e ostensivo realizado em conjunto pela Agência Regional de Inteligência, GAP de Nova Xavantina e equipe policial de Querência, os militares receberam informações de que uma residência localizada no bairro Morada do Sol era utilizada como ponto de compra e venda de entorpecentes no município.

Durante monitoramento do imóvel, os policiais observaram um suspeito chegando ao local em uma motocicleta preta e realizando entregas de pacotes para ocupantes de veículos distintos que passaram pela residência.

Após as movimentações suspeitas, três abordagens foram realizadas em pontos distintos da cidade. Com os condutores abordados, os policiais encontraram porções de substância análoga à maconha. Questionados, os homens relataram que haviam adquirido a droga na residência monitorada.

Leia Também:  Indicadores revelam fortalecimento da investigação criminal pela Polícia Civil em combate ao tráfico de drogas

Diante das informações, as equipes seguiram até o imóvel e realizaram a entrada no local. Ao perceber a presença policial, um dos suspeitos tentou se desfazer dos materiais ilícitos, arremessando entorpecentes, balanças de precisão e outros objetos em uma fossa da residência.

Durante as buscas, os policiais conseguiram recuperar duas balanças de precisão e localizar munições escondidas em um armário próximo à churrasqueira, além de outros materiais relacionados ao tráfico de drogas. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA