CUIABÁ

Vereador homenageia engenheiro com Título de Cidadão Cuiabano

22/08/2023
Vereador homenageia engenheiro com Título de Cidadão Cuiabano
O vereador Ricardo Saad (PSDB) propôs projeto de decreto legislativo concedendo o título de cidadão cuiabano ao engenheiro eletricista Vilson José Carlos Pasinato, 62 anos, pelos relevantes serviços prestados ao município de Cuiabá.&nbsp
Nascido em Maringá (PR), Vilson Pasinato chegou em Cuiabá em 1963, acompanhado de seus familiares que buscavam melhores oportunidades de trabalho. Após fixarem residência na capital, seus avós, pais e tios, montaram uma churrascaria, a “Churrascaria Cuiabana”, sendo umas das primeiras da cidade.&nbsp
Ele formou em eletrotécnica na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF/MT) e Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além disso, possui diversos cursos de especialização e treinamentos em construção e manutenção de usinas, subestações e linhas de transmissão de energia elétrica.
Ingressou na antiga Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat) aos 18 anos, a qual após a privatização, passou a ser denominada Rede Energia e posteriormente, Energisa. No período que trabalhou na empresa, participou da ampliação e implementação de diversas usinas, subestações e linhas de transmissão, sempre tratando os consumidores de energia com muito respeito e presteza, pois sempre soube da importância dos serviços de fornecimento de energia elétrica às comunidades, levando conforto aos lares, favorecendo o funcionamento do comércio, indústria, hospitais e alavancado o crescimento econômico e social das cidades.
Ainda enquanto funcionário desta empresa, foi instrutor colaborador na formação e desenvolvimento de mão de obra dos eletricistas, operadores de usinas e subestações. Capacitou inúmeros profissionais ao longo da sua vida funcional, com muito amor e dedicação. Após 35 anos prestando serviços a empresa energisa, o homenageado se aposentou.&nbsp
Casado com a senhora Jacy Gonçalves Barbosa Pasinato há quase 40&nbsp anos, é pai de Camila Barbosa Pasinato e André Barbosa Pasinato.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura e Governo de MT irão construir 30 quadras públicas de areia em Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Município volta a realizar captação de córneas para transplante

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  "Parque das Águas concentra maior público desde a inauguração com o Concerto da Orquestra da UFMT e Flávio Venturini", destaca secretário

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA