POLICIAL

Unidades Básicas de Saúde terão programação para incentivar aleitamento materno

Um novo mês se inicia e com ele a cor dourada se destaca, para chamar a atenção da sociedade para a conscientização do aleitamento materno. O Agosto Dourado tem como slogan deste ano, ‘Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham’. Durante 30 dias, as Unidades Básicas de Saúde de Sinop irão realizar uma programação especial.

O Agosto Dourado é o mês escolhido para representar a importância da amamentação na saúde do bebê e também da mãe. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Afinal, a amamentação é a forma de alimentação suficiente para bebês até os 6 meses, oferecendo todos os nutrientes necessários.

Durante todo o mês, as UBS’s irão realizar ações de conscientização e esclarecimentos sobre a importância da amamentação. Cada unidade preparou a sua programação, que contará com palestras nas salas de espera, rodas de conversas e orientação para as gestantes e puérperas.

Para a secretária de saúde, Daniela Galhardo, a missão do Agosto Dourado, é fortalecer o vínculo mãe e filho e orientar sobre os cuidados com os recém-nascidos. “As ações irão trabalhar além da importância da amamentação, os principais cuidados na primeira infância. O objetivo é sanar as dúvidas das mães e futuras mães, e mostrar como este gesto de amamentar, esse contato com o bebê, é fundamental para um crescimento saudável”, destacou.

Confira o cronograma de atividades das UBS’s

UBS ALTO DA GLÓRIA

Data: 02/08/23

Local: Salão da igreja católica / 14h

Palestra: “Tema: Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”

UBS SÃO CRISTÓVÃO

Data: Toda terça-feira de agosto

Local: Sala de espera da UBS / 13h

Palestra: “Apoio à amamentação, especialmente para mães e pais que trabalham, destacando os benefícios do aleitamento”

UBS SEBASTIÃO DE MATOS

Data: 14/08/23

Local: UBS / 14h

Palestra: “Aleitamento materno, preparação da família para chegada do bebê, orientações para mães de primeira gestação”

UBS IBIRAPUERA

Data: 21/08/2023

Local: sala de espera UBS / 13h

Palestra: “Importância da amamentação, aleitamento exclusivo, mitos e verdades, demonstração da amamentação (pega, posição), massagem, extração, conservação do leite, chupeta, mamadeira, papel do parceiro, hidratação das mamas, mães que trabalham e seus direitos”

UBS OLIVEIRAS

Data: 01/08 – 07h

Palestra: “Campanha agosto dourado de 2023”

Leia Também:  Suspeito com diversas passagens criminais revida contra policiais ao ser abordado na zona rural em Nova Bandeirantes

Data: 03/08 – 07h

Palestra: “A história do agosto Dourado”

Data: 07/08 – 13h

Palestra: “A importância da amamentação”

Data: 14/08 -13h

Palestra: “A importância do pré-natal odontológico para a gestante, o bebê e o núcleo familiar”

Data: 21/08 – 13h

Palestra: “Mitos e verdades sobre a amamentação”

Data: 28/08 – 13h

Grupo de gestantes: “Amamentação influencia no desenvolvimento dos ossos e músculos da face”

UBS CAMPING CLUB

Data: 22/08/23

Local: UBS 13h30 às 17h30

Palestra: “A importância do leite materno, cuidados com os mamilos na gestação e pós puerpério, amamentação após a cesariana, orientação e importância do revezamento das mamas, cuidados com a mastite, posicionamento do RN no colo da mãe e a pegada correta na amamentação”

UBS GLEBA MERCEDES

Data: 15/08/23

Local: UBS Campos Novos e UBS Agrovila / 08h

Roda de conversa: “Importância do aleitamento materno”

UBS AMÉRICA

Data: 23/08/23

Local: UBS / 7h

Palestra: “Importância do aleitamento materno”

UBS BOTÂNICO

Data: 25/08/23

Local: Recepção da UBS / 15h

Palestra: “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”

UBS VITÓRIA RÉGIA

Data: 25/08/23

Local: UBS / 13h

Palestra: “Importância da amamentação”

Data: 04/08/23 – 13h

Palestra: “Saúde Emocional: conduzida por uma psicóloga acadêmicos, possibilita uma melhor compreensão dos sentimentos que envolvem a gestação e a nova estrutura familiar”

Data: 11/08/23 – 13h

Palestra: “Orientação sobre a higiene oral e desenvolvimento dentário na primeira infância”

Data: 18/08/2023 – 13h

Palestra: “Cuidados com o Recém-Nascido”: a enfermeira Carla e ACS Sonia orienta sobre a rotina do recém-nascido ao nascer, orientações gerais e dicas sobre a internação, roupinhas para maternidade e o registro do bebê. Inclui demonstrações do banho no recém-nascido, troca de fralda e cuidados com o curativo umbilical”

UBS NAÇÕES

Data: 15/08/23

Local: UBS / 13h

Palestra: “Mitos e verdades sobre a amamentação”

UBS GENTE FELIZ

Data: 11/08/23

Local: UBS / 13h

Roda de conversa: “Relatos de parto e amamentação”

UBS MARIA VINDILINA

Data: 30/08/23

Local: UBS / 18h

Palestra: “Amor que vem do peito”

UBS VIOLETAS

Data: 04/08/23

Local: sala de espera da UBS / 7h30

Palestra: “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”

Toda quarta-feira de agosto / 7h às 13h

Sala de espera: “orientações para as gestantes”

Leia Também:  Polícias Civis de MT e GO desarticulam grupo de estelionatários instalados em Cuiabá e Várzea Grande

UBS MENINO JESUS

Data: 22/08/23

Local: UBS / 13h30

Palestra: “Amamentação, um ato de amor”

UBS PRIMAVERAS

Data: 14/08/23

Local: UBS / 13h30 as 15h

Roda de conversa: “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”

UBS SABRINA

Data: 14/08/23 e 21/08/23

Local: sala de espera UBS / 13h

Palestra: “Importância do pré-natal e oferta do aleitamento materno, rede de apoio à amamentação e cuidado ao RN”

UBS SÃO FRANCISCO

Data: 09/08/23

Local: UBS / 13h as 17h

Palestra: “Aleitamento materno e apoio às mães que trabalham”

UBS CIDADE JARDIM

Data: 14/08/23

Local: sala de espera da UBS / 13h

Palestra: “Aleitamento materno e introdução alimentar, fatores psicológicos envolvidos na amamentação e importância da rede de apoio”

UBS BOA ESPERANÇA

Data: 30/08/23

Local: UBS / 07h30 às 13h30h e 18h às 22h

Palestras: “Aleitamento materno, prevenção de doenças, orientações para a chegada do parto e chegada do novo membro da família em casa”

“Benefícios da amamentação, atendimento pré-natal da gestante e companheiro, planejamento familiar”

Data: 02/08/23 – 07h30 às 13h30

Palestra: “Amamentação e desenvolvimento bucal (estrutura e funções)”

Data: 08/08/23 – 08h

Palestra: “Adaptação da amamentação e do trabalho fora de casa”

Data: 09/08/23 – 07h30

Grupo de gestante: “Cuidado da mãe e bebê, alimentação saudável com café da manhã para as gestantes”

Data: 16/08/23 – 07h30 e 13h30

Palestra: “Aleitamento materno nos primeiros dias de vida”

Data: 23/08/23 – 07h30 e 13h30

Palestra: “Acompanhamento do pré-natal e sua importância”

UBS PARAÍSO

Data: 04, 08, 22 e 29/08/23

Local: UBS / 13H30 e 14h30

Palestra: “Importância da amamentação, mitos e verdades, posição e pega correta, rede de apoio, retorno ao trabalho: massagem, extração, conservação e oferta do leite”

UBS MARIA VINDILINA II

Data: 02/08/23

Local: UBS / 13h15

Palestra: “Amamentação e seus direitos; uso da mamadeira, chupetas e suas consequências”

Todas as tardes de agosto

Sala de espera: Abordagem sobre o tema do agosto dourado

UBS PALMEIRAS

Data: 30/08/23

Local: Sala de Espera UBS / 18h

Roda de conversa: “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”

Data: 01, 09, 17 e 21/08/23 – durante período da manhã e tarde

Sala de espera: terão palestras com a equipe da UBS

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil cumpre 19 mandados contra detentos que tiveram novas prisões decretadas pela Justiça

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, entre os dias 8 e 12 de junho, a primeira fase da Operação Incarceratus de 2026, que resultou no cumprimento de 19 mandados de prisão preventiva contra investigados por diversos crimes. A ação reforça o trabalho de repressão qualificada e combate à atuação de criminosos no Estado.

A operação, realizada com base em levantamentos realizados pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol) ocorreu dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, resultando no cumprimento de mandados de prisão contra criminosos que já se encontram no sistema prisional.

Entre os alvos estão criminosos, que embora já sentenciados, possuem novas ordens de prisão decretadas por crimes graves como homicídio, infanticídio, roubo, associação criminosa, estupro de vulnerável, tráfico de drogas e estelionato.

A estratégia impede que detentos prestes a receber liberdade condicional ou progressão de regime retornem às ruas caso possuam pendências judiciais em outros processos. A delegada titular da Polinter, Sílvia Pauluzi de Siqueira, ressaltou que o levantamento minucioso das equipes permitiu identificar as ordens judiciais em aberto.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por estupro de vulnerável em Cuiabá

“Os policiais civis dedicaram por semanas com foco na identificação dos mandados contra criminosos que praticaram os mais variados delitos e que estão prestes a receber a liberdade condicional, mas que respondem a outros processos e tiveram novas prisões decretadas”, explicou a delegada.

Inteligência e Colaboração

O trabalho de investigação foi realizado em parceria com as Diretorias de Inteligência, Metropolitana e do Interior, reforçando a importância da atribuição estadual da Polinter no cumprimento dessas ordens judiciais, que visam o fortalecimento da segurança pública.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA