TCE MT
Conselheiro do TCE-MT participa de recuperação de nascente no Dia Mundial do Meio Ambiente
![]() |
O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, participou de ação para a recuperação de nascente na região do Parque das Águas, em Cuiabá. O plantio de árvores foi realizado nesta segunda-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Na ocasião, o conselheiro falou sobre o programa lançado pela Corte de Contas, que tem como objetivo o plantio de cinco milhões de árvores por ano pelos 141 municípios mato-grossenses. Destacou ainda a importância do engajamento entre as diversas instituições para garantir o êxito de propostas como esta. “
Este é um modelo, é um exemplo do que pode ser feito. O Dia do Meio Ambiente é todo dia, porque todo dia a gente respira, todo dia a gente tem que comer, tem que beber água. Então todo mundo precisa se envolver, porque as mudanças climáticas não são um problema só dos governos. É uma questão que atinge a todos”, disse.
| Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
O trabalho, realizado pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Segurança Pública (Sesp-MT), dá continuidade à proposta da Corrida pelo Meio Ambiente, que estabeleceu que seria plantada uma muda para cada corredor em uma área degradada ao redor de uma das nascentes abastecem o Parque.
A competição aconteceu no domingo (4) e resultou em mais de 1,6 mil mudas, segundo a titular da Sema-MT, Mauren Lazzaretti. “Em uma data como hoje, nada melhor que refletir sobre esses elementos essenciais para qualidade de vida. O reflorestamento melhora o microclima da região e o sol de Cuiabá exige que nós tenhamos assim”.
| Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
O plantio contou com apoio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), unidade do Poder Judiciário responsável pelo Projeto Verde Novo. Assessor do projeto, Sérgio Savioli Resende explicou que a ideia é restabelecer a funcionalidade daquele sistema, garantindo uma recarga maior de água para o abastecimento da bacia do Rio Cuiabá.
“A primeira etapa foi retirar veículos apreendidos que estavam aqui. Um número elevado de espécies invasoras também foi retirado. Depois desta limpeza, fizemos um diagnóstico da vegetação, considerando quais as espécies nativas ocorriam originalmente no local. Isso gerou uma listagem preliminar de espécies para serem plantadas”, afirmou.
De acordo com o diretor do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite, também parceiro do trabalho, a ação diz respeito à construção de um modelo que será útil no futuro. “Acompanhamos a restauração de todas as nascentes junto ao Poder Público. São áreas que, de alguma forma, foram prejudicadas”, concluiu.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT – MT
TCE MT
Sérgio Ricardo esquece que é presidente do TCE, dá uma de deputado, é criticado nas redes e esculhamba internautas, inclusive mulher, chamando seguidora de “idiota” Veja prints
Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso reagiu com ataques após receber críticas em publicação sobre o Portão do Inferno; repercussão negativa tomou conta das redes sociais e postagens acabaram apagadas
O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, protagonizou uma cena inusitada e polêmica nas redes sociais após publicar um vídeo criticando a demora nas obras do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães. O que era para ser apenas uma manifestação institucional rapidamente virou um bate-boca público com internautas incluindo ataques direcionados a mulheres.
Nas respostas aos comentários, Sérgio Ricardo abandonou o tom institucional esperado de um chefe de órgão de controle e partiu para o confronto direto, utilizando palavras como “idiota”, “imbecil” e “massa de manobra” contra seguidores que questionaram sua atuação e o momento escolhido para criticar a situação da obra.
Uma internauta comentou:
“Mas vc tava onde quando essa baderna começou hein??? Tá um pouco atraso nessa mídia hein”.
Irritado, o presidente do TCE respondeu:
“Sempre estive defendendo os interesses do povo. E você estava onde? Com certeza escondida atrás dessa imbecilidade que demonstra nesta mensagem. Vai estudar. Deixa de ser idiota ou massa de manobra.”
A resposta gerou ainda mais revolta nos comentários. Diversos seguidores passaram a questionar a postura do presidente da Corte de Contas, alegando incompatibilidade entre o cargo ocupado e o comportamento adotado nas redes sociais.
Outro internauta ironizou:
“Do nada o cara resolveu rodar Mato Grosso”.
Sérgio Ricardo voltou a rebater em tom agressivo:
“Não sou candidato a nada. Não preciso de voto. Estou trabalhando pois é o meu papel. É por causa de gente imbecil igual você que esse estado está desse jeito. Vai procurar o que fazer.”
A repercussão negativa se espalhou rapidamente em páginas políticas e grupos de WhatsApp, principalmente pelo fato de o presidente do TCE ter direcionado ataques a cidadãos comuns e utilizado termos ofensivos contra uma mulher que apenas questionou sua atuação.
Internautas também criticaram o que classificaram como “postura de pré-candidato”, afirmando que Sérgio Ricardo estaria tentando assumir protagonismo político em pautas populares enquanto deixa de agir com a sobriedade exigida pelo cargo que ocupa.
Após a repercussão e o aumento das críticas, publicações e respostas atribuídas ao presidente do TCE passaram a desaparecer das redes, aumentando ainda mais o desgaste do episódio.
Nos bastidores políticos, o caso já é tratado como mais um desgaste de imagem envolvendo agentes públicos que trocam o comportamento institucional por embates pessoais em redes sociais.
Veja prints


-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS4 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLICIAL6 dias atrásPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Corpus Christi 2026
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
ARTIGOS6 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT3 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT3 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso




