CUIABÁ

Jeferson Siqueira protocola pedido de CPI para investigar irregularidades em repasses de consignados dos servidores

O vereador Jeferson Siqueira (PSD), protocolou na última sexta-feira (27), na Câmara Municipal de Cuiabá, o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com finalidade de investigar, pelo prazo de 120 dias, possíveis irregularidades em descontos e repasses dos valores de consignados dos servidores públicos municipais.
A medida é reflexo da denúncia realizada pela professora Rosália Ferreira, servidora aposentada do município, que acusou a Prefeitura de Cuiabá, de descontar valores referente a empréstimos consignados do salário, mas não efetuar o repasse ao banco credor.
No total, dez parlamentares já assinaram o documento que foi apresentado junto à Mesa Diretora durante sessão ordinária desta terça-feira (02).
“A declaração da servidora na última sessão merece atenção, ou seja, ao ver aquela mãe de família contextualizar a sua realidade e fazendo uma grave denúncia que envolve os descontos de consignados, chegamos ao entendimento que é hora de dar uma atenção maior, sendo assim, protocolados nesta Casa de Leis, o pedido da criação de uma CPI, para que no mínimo possa trazer esclarecimentos aos servidores. Além disso, assegurar os direitos desses trabalhadores”, disse&nbsp
Parabenizando os colegas de parlamento, Jeferson garantiu que a intenção é promover uma investigação séria e transparente, de forma correta e bem fundamentada.
“Quero parabenizar aqueles, que hoje são denominados oposição, por também assinar o pedido de CPI vendo que não se trata de uma discussão de bandeira partidária e nem de interesse pessoal de alguns, mas, na verdade, de todos os 25 vereadores. Portanto, quero enfatizar que nosso trabalho será pautado em transmitir os fatos com a profunda verdade, pois, estamos neste parlamento para fazer cumprir o rigor da lei, e consequentemente fazer os cuiabanos se sentir representados na Câmara Municipal”, afirmou.

Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  USF Coxipó do Ouro suspende temporariamente atendimentos devido a curto circuito em luminária
Propaganda

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Saúde, infraestrutura e fomento à economia são temas da live do prefeito desta terça-feira (9)

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Secretaria de Agricultura restabelece fornecimento de banheiros químicos aos feirantes de Cuiabá

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA