POLÍTICA MT

Comissão de Trabalho e Administração Pública vota 24 projetos

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Comissão de Trabalho e Administração Pública realizou a terceira reunião ordinária na tarde de terça-feira (10). Foram analisados e votados 24 projetos no total, sendo 22 deles projetos de lei, um Projeto de Decreto Legislativo e um Projeto de Resolução.

De acordo com a equipe técnica da Comissão, dos 22 projetos de lei, 16 deles receberam aprovação da relatoria, cinco foram rejeitados e um projeto teve prejudicialidade (por já haver projeto com teor semelhante). O projeto de decreto legislativo e de resolução foram aprovados.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão, deputado Dilmar Dal Bosco (União) comentou a Mensagem do governo número 40/2022, que dispõe sobre a identificação digital e o uso da assinatura eletrônica no âmbito do Estado de Mato Grosso.

“Apreciamos 24 matérias na Comissão, além das proposituras apresentadas pelos deputados da Casa, temos duas mensagens do governo, uma delas é da assinatura digital. Hoje, com a tecnologia, estamos vivendo um novo momento no setor público, pois o digital está substituindo o papel”, apontou Dal Bosco.

Conforme o parlamentar, as prefeituras, câmaras municipais e vários órgãos públicos necessitam de assinaturas de documentos protocolados, e a mensagem do governo vai facilitar o trabalho.

“Muitas coisas hoje nós utilizamos da ferramenta do próprio celular. Esse projeto vai facilitar o trabalho de prefeituras, câmaras municipais e secretarias que precisam se deslocar, às vezes, de distâncias grandes da capital. Assim, eletronicamente, as pessoas poderão assinar à distância”, apontou.

Entre os projetos analisados e votados na reunião, também está incluído o Projeto de Lei 277/2022, do deputado Valdir Barranco (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação de pessoas com síndrome de down pelos prestadores de serviços da administração pública direta e indireta do Estado de Mato Grosso.

De acordo com Barranco, trata-se de proposição que estabelece e efetiva integração social, determinando que cabe ao poder público e seus órgãos assegurar a essas pessoas o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive o direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

“Dessa forma, a entrada da pessoa com síndrome de down no mercado de trabalho é um importante passo em suas vidas, pois favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mecânicas e de adaptação a diferentes situações. Ademais, as pessoas que não estão empregadas tendem a ter, com mais facilidade, depressão e problemas de autoestima”, explicou o deputado.

O parlamentar destacou ainda que é válido lembrar que há muitos preconceitos não esclarecidos. “Isto, pois, aquele que emprega, muitas vezes, não tem conhecimento que a inclusão do Síndrome de Down pode ser benéfica para ambos os polos da relação, já que oferece ao contratante a geração de lucros, mas, principalmente, valores sociais e pessoal”, concluiu.

Leia Também:  Coro Experimental MT apresenta novo show nesta quinta-feira (6), no Teatro Zulmira Canavarros

Confira os projetos apreciados e votados:

PL nº 68/2022. Autor:  deputado Valdir Barranco. Dispõe sobre o atendimento preferencial aos profissionais da Contabilidade no âmbito das repartições públicas no Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Pela Aprovação.

PL nº 396/2020. Janaína Riva. Assegura a inserção do símbolo da Pessoa com Visão Monocular, nas placas de atendimento prioritário e delimita outras providências. Apensado o PL nº 399/2021 do deputado Wilson Santos. Apensado o PL nº 237/2022 do deputado Wilson Santos. Pela Aprovação do PL nº 396/2020, e pela Prejudicialidade dos PLs nº 399/2021 e 237/2022.

PL nº 82/2021. Xuxu Dal Molin. Dispõe sobre a criação do Programa de Integridade, combate a Corrupção e Compliance em todas as esferas de Poder Público do Estado de Mato Grosso e adota outras providências. Pela Prejudicialidade do PL nº 82/2021.

PL nº 290/2021. Wilson Santos. Autoriza o Poder Executivo a criar o cargo de Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos órgãos e entidades da Administração pública, direta, indireta e nas empresas concessionárias de serviços públicos do Estado de Mato Grosso. Apensado o PL nº 197/2022 do deputado Valdir Barranco. Pela Rejeição dos PLs nº 290/2021 e 197/2022.

PL nº 625/2021. Wilson Santos. Dispõe sobre a vedação da exigência de experiência prévia na seleção de estagiários no âmbito do Estado de Mato Grosso. Emenda nº 01 do deputado Wilson Santos. Apensado o PL nº 49/2022 – Dep. Valdir Barranco. Pela Aprovação do PL nº 625/2021, acatando a Emenda nº 01, e pela Prejudicialidade do PL nº 49/2022.

PL nº 767/2021. Delegado Claudinei. Dispõe sobre a identificação de obras e mobiliários custeados com recursos de emendas parlamentares no estado de Mato Grosso. Pela Rejeição do PL nº 767/2021.

PL nº 937/2021. Dr. João. Dispõe sobre o atendimento dos pedidos dos serviços extrajudiciais por meio de centrais e plataformas de Serviços Eletrônicos no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Pela Aprovação do PL nº 937/2021.

PL nº 18/2022. Gilberto Cattani. Disciplina a destinação dos bens oriundos de crime quando cometidos nos setores do agronegócio e florestal, no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Pela Aprovação do PL nº 18/2022.

PL nº 59/2022.  Valdir Barranco. Dispõe sobre a reserva de vagas aos beneficiários do Programa Emprega MT e dá outras providências. Pela Aprovação do PL nº 59/2022.

PL nº 68/2022. Valdir Barranco. Dispõe sobre o atendimento preferencial aos profissionais da Contabilidade no âmbito das repartições públicas no Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.Pela Aprovação do PL nº 68/2022. 

PL nº 71/2022. Valdir Barranco. Institui o Cadastro Estadual para Adoção de Animais. Pela Aprovação do PL nº 71/2022.

Leia Também:  O PIB de papel e a força de quem realmente sustenta o Brasil

PL nº 168/2022. Valdir Barranco. Dispõe sobre a lotação mínima de servidores públicos estaduais do sexo feminino nas Delegacias de Polícia de Defesa da Mulher e dá outras providências. Pela Rejeição do PL nº 168/2022.

PL nº 188/2022. Dr. Gimenez. Estabelece o piso mínimo dos profissionais Nutricionistas no âmbito do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Pela Rejeição do PL nº 188/2022.

PL nº 194/2022. Valdir Barranco. Estabelece diretrizes para ações emergenciais de geração de trabalho e renda do Estado de Mato Grosso. Pela Aprovação do PL nº 194/2022.

PL nº 207/2022. Ulysses Moraes. Institui o programa de apadrinhamento de espaços públicos estaduais. Pela Aprovação do PL nº 207/2022.

PL nº 208/2022. Ulysses Moraes. Proíbe o exercício de cargo, emprego ou função pública por pessoa condenada pelo crime de maus-tratos contra animais. Pela Aprovação do PL nº 208/2022.

PL nº 210/2022. Mensagem nº 33/2022. Dispõe sobre normas específicas a serem observadas no processamento das licitações no âmbito do Estado de Mato Grosso. Emenda nº 01 do deputado Lúdio Cabral. Pela Aprovação do PL nº 210/2022, Rejeitando a Emenda nº 01. 

PL nº 253/2022. Mensagem nº 40/22. Dispõe sobre a identificação digital e o uso da assinatura eletrônica no âmbito do Poder Executivo Estadual, e dá outras providências. Substitutivo Integral nº 01 das Lideranças Partidárias. Pela Aprovação do PL nº 253/2022, nos termos do Substitutivo Integral nº 01.

PL nº 276/2022. Valdir Barranco. Dispõe sobre a conversão de milhas e outros benefícios, provenientes de passagens aéreas adquiridas com recursos públicos do Poder Legislativo e do Poder Executivo, para todos os atletas e paratletas do Estado e dá outras providências. Apensado o PL nº 318/2022 do deputado Wilson Santos. Pela Aprovação do PL nº 318/2022, e pela Rejeição do PL nº 276/2022.

PL nº 308/2022. Max Russi. Dá-se o nome de ““Jonas Pereira Souza”, ao 2º andar onde funciona a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso –SEAF/MT, anexo ao Edifício Ceres, situado no Centro Político Administrativo. Pela Aprovação do PL nº 308/2022.

PL nº 319/2022. Wilson Santos. Autoriza o Poder Executivo Estadual, a desapropriar e promover assentamento urbano do Assentamento Fonte de Luz, localizado no município de Rosário Oeste/MT. Pela Aprovação do PL nº 319/2022.

PDL nº 01/2022. Lideranças Partidárias. Susta os efeitos do acórdão nº 539/2018, relativo ao processo nº 183482/2018, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT). Pela Aprovação do PDL nº 01/2022.

PR nº 17/2022. Wilson Santos. Dispõe sobre ampliação da acessibilidade de Pessoas Surdas no âmbito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Pela Aprovação do PR nº 17/2022.

Fonte: ALMT

Propaganda

POLÍTICA MT

Mais de 300 famílias recebem escrituras definitivas em Várzea Grande

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

Moradores do Jardim Manaíra lotaram a quadra da Escola Municipal Ednilson Francisco Kolling, em Várzea Grande, na noite desta segunda-feira (1º), para acompanhar a solenidade de entrega de escrituras definitivas. Ao todo 325 famílias receberam as escrituras definitivas de seus imóveis, encerrando uma espera que, em muitos casos, ultrapassava duas décadas.

A entrega integra o Programa Solo Seguro Favela e representa mais um avanço da política de regularização fundiária em Mato Grosso. A ação contou com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da articulação institucional e da destinação de recursos lideradas pelo deputado estadual Eduardo Botelho (MDB).

Os investimentos destinados à regularização fundiária somam R$ 15 milhões, sendo R$ 7,5 milhões oriundos da devolução de recursos da Assembleia Legislativa, resultado das medidas de economia e eficiência administrativa adotadas durante a gestão de Botelho à frente do Parlamento Estadual.

Durante a solenidade, Botelho destacou que a regularização fundiária é uma das principais bandeiras de seu mandato e reforçou que o trabalho continua avançando em diversas regiões de Mato Grosso.

“A regularização fundiária é uma luta nossa muito antiga. Na verdade, é uma luta contínua. Sempre surge algum desafio e nós corremos atrás para resolver. Enfrentamos questões judiciais, problemas com cartórios e buscamos o apoio do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, prefeituras e cartórios. Depois de muita luta, estamos conseguindo entregar as escrituras registradas, sem custo para os moradores. E esse trabalho não para. Temos muitas entregas pela frente”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Pedido de vista adia a primeira votação da Lei Orçamentária de 2026

Botelho ressaltou ainda que assumiu a regularização fundiária como um desafio pessoal desde 2015 e que a entrega das escrituras representa a concretização de um sonho para milhares de famílias.

“Peguei essa causa como uma bandeira do meu mandato. Quando uma família recebe sua escritura, ela passa a ter segurança jurídica, valorização do patrimônio e a tranquilidade de saber que sua casa é, oficialmente, sua”, acrescentou.

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos), destacou a importância da continuidade das ações de regularização fundiária em Mato Grosso e reforçou o compromisso do Estado em ampliar o acesso das famílias à documentação definitiva de seus imóveis.

“É um sentimento muito bom, porque estamos atendendo mais de 300 famílias neste momento. Mas sabemos que existem milhares de outras aguardando por essa oportunidade. Ainda há muito trabalho a ser feito, e o Estado tem disposição para continuar ajudando e trabalhando em parceria para avançar na regularização fundiária e beneficiar cada vez mais famílias”, afirmou Pivetta.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), destacou que muitas das famílias beneficiadas aguardavam pela documentação há cerca de 30 anos.

“São pessoas que esperavam há décadas pelo título de suas casas. Hoje estamos vendo a Prefeitura, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Intermat e diversas instituições trabalhando juntas para entregar esse documento tão importante. A regularização fundiária permite que o poder público avance com investimentos em infraestrutura, áreas de lazer, saúde e qualidade de vida para a população. É uma alegria ver a regularização acontecendo de verdade em Várzea Grande”, declarou.

Leia Também:  Karola Nunes, Nega Lu e Pacha Ana apresentam show solidário nesta quarta

Moradora do Jardim Manaíra há 27 anos, Maria Inês celebrou a conquista da escritura definitiva. “Estou aqui há 27 anos esperando essa vitória chegar. Hoje, para honra e glória de Deus, estou com essa conquista em mãos. Quero agradecer ao deputado Botelho, à prefeita Flávia Moretti e ao governador Otaviano Pivetta por tornarem isso possível”, afirmou.

A moradora Nilda Almeida também destacou a importância do documento para as famílias do bairro. “Estou muito feliz por receber minha escritura. Esperamos por isso durante 25 anos. É uma conquista maravilhosa para todos nós. Agradeço ao deputado Botelho pelo empenho, à prefeita Flávia Moretti e a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade”, disse.

A iniciativa é realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), a Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-MT), o Ministério Público Estadual e o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá.

Também participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, os deputados estaduais Fábio Tardin (Podemos), e Paulo Araújo (Republicanos), o presidente do Intermat, Serafim Barbosa, diretor de Regularização Fundiária Urbana do Intermat, Erivelto Vieira Nunes, além de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e demais autoridades estaduais e municipais.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA