POLÍCIA FEDERAL
Polícia Federal desarticula esquema de fraudes contra o INSS no interior da Bahia
Salvador/BA – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e da Previdência, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagrou nesta terça-feira (22/3) a OPERAÇÃO MARCO REVERSO, que visa desarticular esquema de fraudes executadas em detrimento da Previdência Social, protagonizadas por servidor público federal nas Agência da Previdência Social de MUTUÍPE/BA e AMARGOSA/BA, possivelmente em parceria com uma advogada atuante na área previdenciária.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA e dois em AMARGOSA/BA, expedidos pela Justiça Federal em Jequié/BA, que decretou também o afastamento das funções públicas do servidor do INSS.
Conforme apurado, pelo menos desde 2016, o servidor público vem realizando concessões de benefícios, mediante inserções de períodos de atividades, urbana e ou rural, suspeitos de serem fictícios, nos sistemas informatizados da Previdência Social, bem como realizando agendamentos e antecipações de atendimentos em desacordo com as normas da Autarquia Previdenciária.
As investigações apontam que o servidor do INSS realizava os atendimentos em detrimento do sistema de agendamento do INSS, burlando a impessoalidade e atuando indevidamente nos processos.
Ademais, as concessões ocorriam principalmente em reabertura de processos administrativos de benefícios indeferidos anteriormente, mediante a inserção de dados fictícios. Dessa forma, os benefícios, ao serem deferidos, geravam pagamentos retroativos em valores altos, em parcela única, com grande prejuízo à Autarquia Federal.
A suspeita é de que a concessão indevida dos processos beneficiava especialmente os clientes de uma advogada com atuação na área previdenciária na região de SANTO ANTÔNIO DE JESUS/BA, MUTUÍPE/BA e AMARGOSA/BA. Os valores decorrentes dos citados pagamentos indevidos eram, em sua maioria, transferidos pelos segurados à citada advogada.
O prejuízo estimado aos cofres púbicos até o momento supera os R$ 3 milhões, relativos a 47 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, poderão se revelar muito superiores.
Os envolvidos podem responder por diversos crimes, dentre eles, estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CPB) e inserção de dados falsos em sistema informatizado (313-A do CPB).
Comunicação Social Polícia Federal na Bahia
[email protected] | www.pf.gov.br
Contato: (71) 3319-6002
POLÍCIA FEDERAL
PF e BPFRON apreendem 3.500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai
Marechal Rondon/PR. Na madrugada deste sábado (25/4), a Polícia Federal (NEPOM) em ação integrada com a Polícia Militar do Paraná (BPFRON), realizou grande apreensão às margens do Lago de Itaipu, na região de Porto Mendes, (divisa entre Marechal Cândido Rondon e Mercedes), no município de Marechal Rondon/PR.
Durante patrulhamento de fronteira naquela região, a equipe abordou e apreendeu três veículos e a uma embarcação carregados com contrabando. Em vistoria, foram localizados 3.500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, resultando em prejuízo estimado de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) ao crime organizado regional.
Diante dos fatos, os veículos, a embarcação e os demais objetos foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR para as providências cabíveis.
Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Disque denúncia: (45) 98824-6579
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrásNota de condolências
-
POLÍTICA MT4 dias atrásComissão de Saúde se reúne para discutir situação do Samu em Cuiabá
-
ECONOMIA6 dias atrásNIB apresenta soluções inovadoras com sustentabilidade ambiental que são exemplo para o planeta, diz ministro
-
POLÍTICA MT2 dias atrásEmendas de Jayme Campos já garantiram 49 CRAS para Mato Grosso
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásChina confirma foco de aftosa e abates na Rússia elevam alerta no mercado
-
POLÍTICA MT4 dias atrásExposição “Desenhos que Falam” é aberta no Parlamento
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop destaca desenvolvimento econômico e potencialidades turísticas durante principal feira de agronegócio do Norte de MT
-
SAÚDE4 dias atrásGoverno do Brasil intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes
