POLÍTICA MT
Deputado defende emancipação do Distrito de União do Norte
Foto: Karen Malagoli
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) se reuniu na última segunda-feira (14), no Distrito de União do Norte (743 km de Cuiabá), com a Comissão Especial, formada por lideranças e moradores, para discutir a questão da emancipação do Distrito de União do Norte, pertencente ao município de Peixoto de Azevedo. A reunião fez parte de uma série de encontros que o parlamentar participou na região norte de Mato Grosso.
Na conversa, Barranco explicou que dentre os 23 distritos mato-grossenses que buscam a sua emancipação, União do Norte é o que mais se encaixa e atende todas as exigências. “Atualmente, eu sou o coordenador na Assembleia Legislativa da Câmara Temática que trata sobre o assunto e estou conversando, quase que semanalmente, com o deputado federal Carlos Henrique Gaguim (TO), que é o relator do projeto de lei complementar que trata da criação, fusão ou desmembramento de municípios. A proposta foi aprovada e está pronta para votação em Plenário em Brasília”, explicou o parlamentar.
O deputado já realizou em 2019 uma audiência pública sobre o tema, requerida pelo mesmo, que encaminhou que seria criado um grupo interdistrital para articulação dos distritos que pretendem se emancipar. O objetivo foi a articulação do grupo junto à bancada federal de Mato Grosso para acompanhar a tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional.
“Os distritos também devem seguir se articulando com a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Governo, Câmaras Municipais, Associações de Moradores e com o IBGE. É importante ter claro que a expansão dos municípios desenvolveu o Brasil. Em 1977, na divisão do nosso Estado, ficamos com 38 municípios e o Mato Grosso do Sul com 55. Hoje, eles estão com 79 e nós com 141. Mato Grosso do Sul é o 15º e Mato Grosso o 13º no PIB do Brasil. A criação de municípios trouxe benefícios para os estados”, pontuou o parlamentar.
O presidente da Comissão Pró-emancipação do distrito de União do Norte, Oldair Dallazen, disse que a emancipação garantirá mais proximidade da população em relação ao poder público. “Temos 14 mil habitantes e estamos a 70 quilômetros da sede. Esse distanciamento prejudica o atendimento da população que recebe poucos benefícios. Com a emancipação, estaremos mais perto do poder público e dos recursos que necessitamos”, afirmou Dallazen.
Barranco disse ainda que está encabeçando a organização de mais uma audiência pública com a participação do deputado Gaguin para debatermos ainda mais sobre a temática.
POLÍTICA MT
Pivetta sobe o tom contra adversários e questiona trajetória de Natasha e Wellington – veja o video
Governador critica aproximação de Natasha com Emanuel Pinheiro, questiona atuação de Wellington Fagundes no Congresso e apresenta continuidade de seu modelo de gestão como principal argumento para buscar a reeleição
A disputa pelo Governo de Mato Grosso ganhou novos contornos com o endurecimento do discurso do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), candidato à reeleição. Ao comentar o cenário eleitoral, Pivetta direcionou críticas à médica Natasha Slhessarenko (PSD) e ao senador Wellington Fagundes (PL), dois de seus adversários na corrida pelo Palácio Paiaguás.
Em entrevista ao programa Notícia de Frente, da TV Vila Real, Pivetta questionou principalmente a aproximação política de Natasha com o ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PSD). O governador ironizou o discurso de renovação apresentado pela candidata ao lembrar que ela participou da convenção partidária ao lado do ex-prefeito.
“A outra candidata, me perdoem, mas entrar na convenção de mão dada com Emanuel Pinheiro e se dizendo a nova da política? Você pode imaginar o novo que vem aí”, afirmou Pivetta.
O governador também voltou sua artilharia para Wellington Fagundes. Ao mencionar a longa trajetória política do senador, que já exerceu mandato de deputado federal e atualmente está em seu segundo mandato no Senado, Pivetta questionou quais seriam as principais entregas do parlamentar para Mato Grosso.
“Um ficou quarenta anos no Congresso Nacional ou quase isso. Tem alguma lei ou projeto importante que tenha beneficiado o povo de Mato Grosso?”, questionou.
Na sequência, Pivetta ampliou as críticas e associou Wellington ao atual modelo de funcionamento do Congresso Nacional, citando emendas Pix e o chamado orçamento secreto.
“Ele ajudou a fazer esse Congresso Nacional que está sufocando o povo de uma maneira brutal com essa gastança de emenda Pix, orçamento secreto e tal. Ele é autor desse sistema”, declarou.
CONTINUIDADE DA GESTÃO
Ao mesmo tempo em que atacou os adversários, Pivetta procurou reforçar como principal ativo eleitoral a continuidade do modelo administrativo iniciado durante a gestão do ex-governador Mauro Mendes (União).
Segundo ele, Mato Grosso vive desde 2019 um período marcado por mudanças na administração estadual e avanço econômico. Pivetta sustenta que sua candidatura representa a continuidade desse projeto.
“Eu sou uma proposta e represento um modelo de gestão que desde 2019 vem trazendo Mato Grosso para um novo ciclo de prosperidade”, afirmou.
O governador ainda declarou que pretende, caso seja reconduzido ao cargo, aprofundar as ações desenvolvidas nos últimos anos e voltou a provocar os concorrentes ao afirmar que eles não teriam uma trajetória administrativa para apresentar ao eleitor.
“Se o povo e Deus quiserem, eu vou tocar mais quatro anos e fazer melhor e mais que fizemos, contra outros candidatos que até hoje não têm uma historinha para contar a não ser a vida pessoal”, completou.
As declarações mostram que Pivetta começa a adotar um discurso eleitoral mais comparativo, buscando estabelecer diferenças entre sua experiência à frente do Executivo e a trajetória dos principais concorrentes.
Além de Pivetta, Natasha e Wellington, outros nomes também se apresentam na disputa pelo Palácio Paiaguás, entre eles Rafaell Milas (Missão), Sargento Laudicério (Agir) e o empresário Maurício Coelho (Mobiliza).
Com a campanha avançando, o embate entre os candidatos tende a ganhar espaço no debate eleitoral, especialmente em torno da experiência administrativa, das alianças partidárias e das entregas que cada grupo pretende apresentar ao eleitorado mato-grossense.
Veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPL MUDA CHAPA DE ÚLTIMA HORA, TIRA MARCELO MALUF E CONFIRMA ALENCAR FARINA COMO VICE DE WELLINGTON
-
Sinop6 dias atrásServidoras refletem sobre avanços da Lei Maria da Penha em encontro promovido pela Prefeitura de Sinop
-
POLÍTICA MT7 dias atrásFábio Garcia reage a acusações e diz que decisão do STF não aponta qualquer ato seu no caso Oi – assistam
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMaluf rompe silêncio, critica Wellington e diz que candidato ao governo “precisa honrar a palavra”
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Carvalho nega envolvimento em acordo investigado pela PF e afirma que provará inocência da família
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAos 20 anos da Lei Maria da Penha, Barbudo propõe pacote de medidas contra violência e feminicídio
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura realiza visita técnica à Praia do Cortado para planejamento do evento
-
POLÍTICA MT7 dias atrásNo instagram: Mauro Mendes reage à operação, acusa adversários de uso político da investigação e diz que ação é “armação eleitoreira”


