VÁRZEA GRANDE MT
Várzea Grande leva experiência da agricultura familiar ao Fórum Nacional de Alimentação Escolar em Cuiabá
A agricultura familiar de Várzea Grande e o fortalecimento da merenda escolar vão integrar as discussões do Fórum Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar (FNCAE), que será realizado nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O município participa do encontro nacional com destaque para a experiência no incentivo à agricultura familiar e no fornecimento de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Representando o Município, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, será palestrante na programação oficial do evento. A apresentação ocorre no dia 28, às 11h, com o tema “O papel do gestor municipal no avanço da Agricultura Familiar: Planejamento e Desafios”.
Segundo Ricardo Amorim, a presença de Várzea Grande no fórum reforça o compromisso da gestão municipal com a alimentação escolar de qualidade e com a geração de renda no campo.
“O PNAE é uma política pública que transforma vidas. Quando fortalecemos a agricultura familiar, garantimos alimento saudável nas escolas e também movimentamos a economia rural do município. Atualmente temos cerca de 70 pequenos produtores e agora a associação do Formiqueiro que fornecem FLV – Folhas, Legumes e Verduras para a merenda escolar”, afirmou o secretário.
O FNCAE reúne conselheiros de alimentação escolar de todo o país, além de representantes de governos, agricultores e especialistas em segurança alimentar. O fórum é considerado um dos principais espaços de debate sobre fiscalização, qualidade nutricional da merenda e fortalecimento das políticas públicas voltadas à alimentação escolar.
Durante o encontro, serão debatidos temas ligados à capacitação dos conselhos, fiscalização da aplicação dos recursos públicos e incentivo à agricultura familiar. O objetivo é ampliar a eficiência do controle social e garantir que os estudantes tenham acesso a uma alimentação adequada e nutritiva.
Ricardo Amorim destacou ainda que Várzea Grande vem consolidando a agricultura familiar como uma das principais fornecedoras do PNAE no município. “Atualmente nossos produtores já fornecem frutas e produtos de caixaria para a merenda escolar por meio das associações. Estamos incentivando cada vez mais a produção local para fortalecer o pequeno produtor e garantir alimentos frescos e de qualidade para os alunos da rede pública”, explicou.
O secretário também ressaltou que cinco expositores da agricultura familiar de Várzea Grande estarão presentes no espaço dos expositores. “Esse diálogo entre os conselhos, os municípios, o produtor e o governo, fortalece as políticas públicas e ajuda os agricultores a entenderem melhor como acessar os programas institucionais. Isso gera desenvolvimento rural sustentável e mais oportunidades para quem vive da produção no campo”, completa.
Galeria de Fotos (7 fotos)
VÁRZEA GRANDE MT
Secretaria de Saúde informa instabilidade no sistema de internet após rompimento de fibra óptica
A Secretaria Municipal de Saúde informa que ocorreu o rompimento de um cabo de fibra óptica, no final da tarde de hoje, 26, comprometendo o fornecimento de internet em todas as unidades de saúde do município.
Os atendimentos nas unidades 24 horas (Hospital e Pronto-Socorro Municipal e UPAs do Ipase e Cristo Rei) seguem normalmente, por meio de atendimento manual. No entanto, o procedimento pode levar maior tempo de espera.
A equipe técnica do Departamento de Informática da Secretaria Municipal de Saúde já acionou a empresa responsável para solucionar o problema o mais breve possível.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDepois da polêmica envolvendo o SAMU, Pivetta envia outra mensagem polêmica à Assembleia com proposta de extinguir Ouvidoria; deputado Dr. João é contra medida
-
POLÍTICA MT7 dias atrásUnião inédita entre PL e PT em Cáceres redefine forças na Câmara Municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“CORJA, PETULANTE E DITADOR”: JÚLIO CAMPOS DETONA MAURO MENDES E DISPARA ” ELE ESTAVA QUEBRADO EM 2018 NÓS BANCAMOS A CAMPANHA DELE ” – Assistam
-
TCE MT5 dias atrásSérgio Ricardo esquece que é presidente do TCE, dá uma de deputado, é criticado nas redes e esculhamba internautas, inclusive mulher, chamando seguidora de “idiota” Veja prints
-
POLÍTICA MT4 dias atrásBem humorado:Jaime minimiza pesquisa MT Dados, questiona números e sugere interferência de grupo governista; veja vídeo
-
POLÍTICA MT2 dias atrásArticulação de bastidores pode unir Max Russi, Janaína Riva e Jayme Campos em recuo estratégico de Wellington Fagundes em chapa ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington aparece com 27%, Pivetta sobe para 20% e Jayme tem 14% em cenário embolado ao governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásCattani critica entraves e defende avanço da Ferrogrão, após decisão do STF
