VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande leva experiência da agricultura familiar ao Fórum Nacional de Alimentação Escolar em Cuiabá

A agricultura familiar de Várzea Grande e o fortalecimento da merenda escolar vão integrar as discussões do Fórum Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar (FNCAE), que será realizado nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O município participa do encontro nacional com destaque para a experiência no incentivo à agricultura familiar e no fornecimento de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Representando o Município, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, será palestrante na programação oficial do evento. A apresentação ocorre no dia 28, às 11h, com o tema “O papel do gestor municipal no avanço da Agricultura Familiar: Planejamento e Desafios”.

Segundo Ricardo Amorim, a presença de Várzea Grande no fórum reforça o compromisso da gestão municipal com a alimentação escolar de qualidade e com a geração de renda no campo.

“O PNAE é uma política pública que transforma vidas. Quando fortalecemos a agricultura familiar, garantimos alimento saudável nas escolas e também movimentamos a economia rural do município. Atualmente temos cerca de 70 pequenos produtores e agora a associação do Formiqueiro que fornecem FLV – Folhas, Legumes e Verduras para a merenda escolar”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Beneficiários celebram sonho da casa própria em Várzea Grande

O FNCAE reúne conselheiros de alimentação escolar de todo o país, além de representantes de governos, agricultores e especialistas em segurança alimentar. O fórum é considerado um dos principais espaços de debate sobre fiscalização, qualidade nutricional da merenda e fortalecimento das políticas públicas voltadas à alimentação escolar.

Durante o encontro, serão debatidos temas ligados à capacitação dos conselhos, fiscalização da aplicação dos recursos públicos e incentivo à agricultura familiar. O objetivo é ampliar a eficiência do controle social e garantir que os estudantes tenham acesso a uma alimentação adequada e nutritiva.

Ricardo Amorim destacou ainda que Várzea Grande vem consolidando a agricultura familiar como uma das principais fornecedoras do PNAE no município. “Atualmente nossos produtores já fornecem frutas e produtos de caixaria para a merenda escolar por meio das associações. Estamos incentivando cada vez mais a produção local para fortalecer o pequeno produtor e garantir alimentos frescos e de qualidade para os alunos da rede pública”, explicou.

O secretário também ressaltou que cinco expositores da agricultura familiar de Várzea Grande estarão presentes no espaço dos expositores. “Esse diálogo entre os conselhos, os municípios, o produtor e o governo, fortalece as políticas públicas e ajuda os agricultores a entenderem melhor como acessar os programas institucionais. Isso gera desenvolvimento rural sustentável e mais oportunidades para quem vive da produção no campo”, completa.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Secretaria de Saúde informa instabilidade no sistema de internet após rompimento de fibra óptica

A Secretaria Municipal de Saúde informa que ocorreu o rompimento de um cabo de fibra óptica, no final da tarde de hoje, 26, comprometendo o fornecimento de internet em todas as unidades de saúde do município.

Os atendimentos nas unidades 24 horas (Hospital e Pronto-Socorro Municipal e UPAs do Ipase e Cristo Rei) seguem normalmente, por meio de atendimento manual. No entanto, o procedimento pode levar maior tempo de espera.

A equipe técnica do Departamento de Informática da Secretaria Municipal de Saúde já acionou a empresa responsável para solucionar o problema o mais breve possível.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Várzea Grande participa da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA