VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande celebra transformação investe R$ 1,15 mi em novas praças e avenidas revitalizadas com áreas de lazer

Várzea Grande continuando passando por uma transformação urbana significativa, com a revitalização de espaços públicos como praças e avenidas, tornando a cidade mais bela e acolhedora para seus moradores e lhes garantindo qualidade de vida.

Sob a liderança do prefeito Kalil Baracat, a Prefeitura de Várzea Grande segue investindo em obras que elevam a qualidade de vida e a autoestima dos bairros da cidade, destacando-se como um exemplo de governança participativa e eficiente. Essas iniciativas foram evidenciadas durante a inauguração da Praça Edpson Morbeck, no bairro Ipase, como parte do pacote de obras em comemoração ao aniversário de 157 anos de Fundação da cidade.

Localizada na Avenidas Eduardo Gomes com as Avenidas Eurico Gaspar Dutra e Manoel de Paula, a Praça Edpson Morbeck recebeu um investimento de R$ 150 mil de recursos próprios da prefeitura. A reforma incluiu a construção de calçadas, academia ao ar livre, jardinagem, iluminação em LED, bancos e lixeiras. A academia ao ar livre contou com a doação de 15 equipamentos pelo Rotary Clube Aeroporto de Várzea Grande.

“Essas obras são importantes para a melhoria da qualidade de vida da população e deixam a cidade mais bonita”, afirmou o prefeito Kalil Baracat. Ele inaugurou ainda a revitalização e urbanização da Avenida Arthur Bernardes, também no bairro Ipase, e anunciou a revitalização da Avenida Marechal Rondon, no bairro Planalto Ipiranga, cada uma com um custo de R$ 500 mil. Ambas as avenidas receberam pista de caminhada/ciclovia, iluminação em LED, academia ao ar livre com seis equipamentos, paisagismo e bancos.

“A ideia é se ter espaços públicos que promovam satisfação de todos e uma Várzea Grande mais bela e formosa” sinalizou Kalil Baracat lembrando que todos os anos a Administração Municipal investe em espaços públicos e cobrou a população para que: “Faça o uso correto dos espaços públicos e impeça que os mesmos sejam vandalizados pois o prejuízo custa dinheiro que sai do bolso de todos os moradores”, frisou.

Leia Também:  Governo instala plantão 24h da Delegacia da Mulher em Várzea Grande

As três iniciativas — a Praça Edpson Morbeck, a Avenida Arthur Bernardes e a obra que está em fase final na Avenida Marechal Rondon no bairro Planalto Ipiranga — totalizam um investimento de R$ 1,150 milhão. Esses espaços de lazer e esporte beneficiarão não apenas os moradores dos bairros mencionados, mas também das áreas adjacentes, promovendo a prática de atividades físicas e a interação social.

“O nosso objetivo é transformar áreas obsoletas em espaços que promovam a saúde e o bem-estar da população”, disse Breno Gomes, secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande. Ele exaltou a parceria com o Rotary Clube Aeroporto e a importância das ações conjuntas com o vereador Pablo Pereira, que indicou a construção da praça.

Edevaldo Arbo de Andrade, presidente do Rotary Clube Aeroporto de Várzea Grande, destacou a importância da parceria com a prefeitura para a realização das obras. “A colaboração entre o Rotary Clube e a Prefeitura de Várzea Grande foi fundamental para viabilizar a instalação da academia ao ar livre na Praça Edpson Morbeck. Há anos tínhamos esses equipamentos armazenados, e agora, graças ao apoio do prefeito Kalil Baracat e da comunidade local, conseguimos disponibilizá-los para o benefício dos moradores. Este projeto não só melhora a infraestrutura do bairro, mas também promove a saúde e o bem-estar da população”, afirmou Edevaldo.

O vereador Pablo Pereira destacou a importância dessas obras para a segurança e bem-estar dos moradores. “Precisávamos de um espaço seguro para que a população pudesse fazer seus exercícios. A pista de caminhada na Avenida Arthur Bernardes e a academia ao ar livre são grandes conquistas”, afirmou.

Leia Também:  Cras Santa Maria dá início a projeto de canteiros de ervas aromáticas e medicinais 

A cerimônia contou também com a presença de Edpson Morbeck Jr., filho do homenageado que dá nome à praça. Ele expressou gratidão pela homenagem a seu pai, Edpson Morbeck Matos, um notável advogado, secretário de administração e comentarista esportivo que contribuiu significativamente para Várzea Grande.

O presidente da associação de moradores do bairro Ipase, Jorge Mussa Sobrinho, conhecido como Jorginho Mussa, elogiou a iniciativa e a parceria com a prefeitura. “Essa revitalização era um desejo antigo dos moradores. Agora, temos um espaço que atende às necessidades de todos, especialmente da terceira idade, que ganhou uma academia ao ar livre”, comentou.

O prefeito Kalil Baracat comentou sobre as recentes inaugurações e o compromisso da administração com a melhoria dos espaços públicos: “No início de maio, iniciando as comemorações pelo aniversário da nossa cidade, inauguramos a Praça Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande, em parceria com a Igreja Católica. Essa foi apenas uma das muitas iniciativas que temos realizado para promover a qualidade de vida dos nossos moradores. Atualmente, Várzea Grande possui mais de 30 praças e avenidas dedicadas ao lazer e ao esporte. Essas áreas são essenciais para fomentar a saúde, a convivência e o bem-estar de toda a comunidade, e continuaremos investindo para deixar nossa cidade cada vez mais bonita e acolhedora”, pontuou.

Essas inaugurações não apenas reforçam o compromisso da gestão municipal com a infraestrutura e o esporte, mas também celebram a colaboração comunitária e a valorização da história local.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  EMEB Rita Auxiliadora recebe manutenção e melhorias na estrutura física

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA