VÁRZEA GRANDE MT
Semana Pedagógica 2025 propõe discussão para melhora dos índices da aprendizagem
Evento reúne gestores e coordenadores das 96 unidades escolares
A Semana Pedagógica 2025, em Várzea Grande, que foi aberta com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL), nesta segunda-feira, 27 no auditório da Unifacc/MT e vai reunir até o dia 29, profissionais da Educação, para as discussões sobre propostas de trabalho da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que promovam efetivamente a melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos da rede municipal.
O secretário, Pe. Edson Sestari explicou que a Semana Pedagógica é o momento de acolher, refletir e orientar as equipes de cada unidade escolar, salientando a importância de se criar um ambiente de aprendizagem dialógico, colaborativo e reflexivo para o fortalecimento de vínculos do grupo, sobretudo dos novos servidores.
Após a abertura oficial, gestores e coordenadores das 96 unidades escolares iniciaram os trabalhos com uma palestra sobre avaliação externa e interna, ministrada pelas professoras Elizete Gonzaga e Lucinalva Carneiro Lima.
No dia 28, os trabalhos continuam no período matutino, com a apresentação da proposta de trabalho da Smecel, apresentada pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pe. Edson Cestari e com a proposta formativa apresentada pela superintendente Pedagógica da Smecel, professora Elizete Gonzaga dos Santos Lima. O público alvo serão os professores das 46 escolas do Grupo A.
No período vespertino, será a vez dos professores das 48 escolas do Grupo B. Já no dia 29, no período matutino, será a vez dos professores das 50 escolas formadas pelo Grupo C participarem das discussões e por fim, no período vespertino, professores das 49 escolas do Grupo D fecham o ciclo de debates da Semana Pedagógica.
De acordo com o secretário Pe. Edson Sestari, as atividades da Semana Pedagógica 2025 terão continuidade na quinta-feira, 30 e sexta-feira, 31, nas escolas, onde estão programadas atividades abrangendo sugestões de discussões, reflexões e revisões que a escola irá fazer com base em um documente para orientar os trabalhos, elaborado pela equipe de Coordenação Pedagógica da unidade escolar, com o acompanhamento da Superintendência Pedagógica.
A Semana Pedagógica 2025 vai oportunizar também a Apresentação e análise dos dados estatísticos das avaliações externas da Unidade Escolar? específico para Ensino Fundamental – CNCA-CAED/ SAEB/ Avalia MT/ Um Giro pela Aprendizagem, estudos e atualizações da Proposta Pedagógica da Escola, Regimento Escolar, DRC- EI e EF, projetos e parcerias, Apresentação do calendário escolar 2025, informando datas de eventos, reuniões pedagógicas e com as famílias, recessos feriados, início e término de bimestres e outras datas que considerarem pertinentes, Entrega da lista da turma e solicitar aos professores a leitura dos relatórios da turma recebida, para que possam planejar ações de continuidade da aprendizagem e recomposição das aprendizagens (caso haja necessidade), Leitura das atribuições do professor, TDI´s, TDEE´s, TAE e TSAE conforme lei Nº 2380/2011 (Lei de Gestão Democrática) e a elaboração das estratégias para acolher os alunos e realizar avaliações diagnósticas para identificar o nível de aprendizagem de cada um (Ensino Fundamental, para além do diagnóstico psicogenético) para alunos novos na etapa do Ensino Fundamental, entre outras pautas.
VÁRZEA GRANDE MT
Reforma da UBS do Cristo Rei começa e atendimentos são remanejados
O início das obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitor Marques Pereira Malheiros, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, ocorre nesta semana. A intervenção faz parte do cronograma de revitalização das unidades de saúde do município e tem como objetivo proporcionar mais conforto aos usuários, melhores condições de trabalho às equipes e um fluxo de atendimento mais eficiente.
Durante o período de obras, os atendimentos serão realizados de forma descentralizada. As equipes da unidade estão sendo realocadas para três pontos de apoio: a UBS do bairro Aurília Curvo, a UBS do bairro Manga e a unidade do Construmat. Nesta semana, a UBS funcionará parcialmente para garantir a transição dos serviços e a adaptação das equipes aos novos locais de atendimento.
A superintendente de Obras da Secretaria Municipal de Saúde, Amanda Lé, explica que a reforma já estava prevista no cronograma de revitalização das unidades da rede municipal e será voltada à readequação dos espaços internos, sem ampliação da estrutura física da unidade.
“O principal objetivo da obra é reorganizar o fluxo de atendimento. Vamos readequar os ambientes para tornar o serviço mais ágil e funcional. Também serão realizadas melhorias no telhado, nas janelas e na fachada, seguindo o padrão adotado na UBS Capão Grande.”
A superintendente da Atenção Primária, Nathalya Rondon, destaca que todo o planejamento foi elaborado para minimizar os impactos à população e garantir a continuidade da assistência.
“Organizamos a redistribuição das equipes para que nenhum serviço seja interrompido. Os usuários continuarão sendo atendidos normalmente nas unidades de apoio, enquanto realizamos uma reforma que vai proporcionar mais organização, segurança e qualidade no atendimento quando a unidade for reaberta.”
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, ressalta que a reforma representa mais um investimento na qualificação da Atenção Primária.
“Estamos investindo na melhoria da estrutura das nossas unidades para oferecer um ambiente mais acolhedor, seguro e eficiente tanto para os usuários quanto para os profissionais. Essa é uma obra importante, que faz parte de um conjunto de reformas planejadas pela gestão para fortalecer a Atenção Primária e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população.”
A obra conta com investimento de R$ 1 milhão, viabilizado por emenda parlamentar da coronel Fernanda, e tem previsão de conclusão em oito meses.
Galeria de Fotos (4 fotos)
-
ESPORTES7 dias atrásAUTOMOBILISMO: Carretas com os carros que vão competir na NASCAR chegam e seguem para o Parque Novo Mato Grosso para a 1° etapa em Cuiabá – veja o video
-
POLÍTICA MT7 dias atrásBuzinaço de motoboys: Paulo Araújo reúne multidão, prefeitos e cúpula governista; Republicanos projeta eleger cinco deputados estaduais – veja o video
-
MATO GROSSO6 dias atrásGisela Simona consolida presença entre os nomes lembrados para a Câmara Federal
-
MATO GROSSO6 dias atrásPaulo Araújo é o sexto colocado e lidera o Republicanos em pesquisa recente para deputado estadual
-
PICANTES7 dias atrásXuxa faz declaração emocionante em aniversário de Sasha: ‘Amor da minha vida’
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop avança na pavimentação da Estrada Dalva com aplicação da camada asfáltica
-
Sinop7 dias atrásJogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses avançam em Sinop; confira os resultados desta segunda-feira (27)
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVirgínia Mendes divulga foto produzida de pré-candidata à Câmara Federal às vésperas das convenções partidárias

