RACHA NA BASE GOVERNISTA
Raiva de Botelho não seria só de Dal Bosco; teria nome e endereço: Fábio Garcia e Casa Civil
O racha envolvendo o deputado estadual Eduardo Botelho (União) dentro da base governista ganhou contornos mais amplos e, nos bastidores, já não é tratado apenas como um embate restrito ao líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (União).
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a insatisfação do parlamentar teria alvo definido: a Casa Civil. Interlocutores apontam que a orientação para retirar Botelho da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) partiu diretamente da estrutura comandada pelo secretário-chefe Fábio Garcia (União) movimento que teria sido interpretado como quebra de acordo político previamente firmado.
A decisão foi vista como o estopim de uma crise que já vinha sendo alimentada por desgastes acumulados, inclusive mágoas não superadas das eleições municipais de 2024. Nos bastidores, aliados relatam que Botelho estaria “muito irritado” com o que considera descumprimento de compromisso.
Nos corredores do Legislativo, a avaliação é de que o episódio escancara fissuras no núcleo duro do governo e pode desencadear novos movimentos de pressão, inclusive com riscos de novas CPIs. A leitura predominante é de que o desgaste deixou de ser pontual e ganhou dimensão estratégica dentro da base.
Diante do cenário, o governo do Estado teria articulado uma reunião na sede do União Brasil na tentativa de conter o avanço do racha e evitar que a crise interna produza reflexos mais amplos no Parlamento.
Nos bastidores, a percepção é de que o episódio deixou de ser apenas uma disputa por espaço em comissão e passou a representar um teste de força dentro da própria base governista.
POLÍTICA MT
Botelho destaca Botão do Pânico e reforça ações de segurança para motoristas de aplicativo
Deputado Eduardo Botelho destaca iniciativa desenvolvida em parceria com a Segurança Pública e anuncia novos compromissos para a região Leste da Capital
O deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) destacou, durante encontro com lideranças e moradores da região Leste de Cuiabá, a criação do Botão do Pânico para motoristas de aplicativo, iniciativa voltada ao reforço da segurança dos trabalhadores que atuam no transporte por plataformas digitais.
A reunião foi realizada na segunda-feira (7), no bairro Pedregal, e reuniu moradores dos bairros Jardim Leblon, Renascer, Planalto, Bela Vista e Grande CPA. O encontro foi organizado pelo comunicador Devair Gazella.
Segundo Botelho, o projeto surgiu a partir de uma articulação com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e contou com a participação da equipe de inteligência da Polícia Militar. A proposta foi desenvolvida diante dos recorrentes registros de violência envolvendo motoristas de aplicativo.
O parlamentar afirmou que procurou o então secretário de Segurança Pública, coronel Roveri, em busca de uma solução para o problema. De acordo com Botelho, a equipe de inteligência apresentou uma alternativa tecnológica e operacional em cerca de 30 dias.
A iniciativa, segundo o deputado, ganhou repercussão e passou a servir de referência para outras ações de segurança direcionadas aos motoristas de aplicativo. Botelho também ressaltou a participação de Roveri na construção da proposta.
Durante o encontro, o deputado defendeu que as políticas de segurança pública estejam associadas à proteção dos trabalhadores e de suas famílias. Ele afirmou ainda que sua atuação parlamentar busca atender demandas apresentadas diretamente pelas comunidades.
Regularização fundiária
Além da segurança, Botelho apresentou resultados de sua atuação na regularização fundiária, citando o bairro Renascer como exemplo. Segundo o deputado, moradores que aguardavam há anos pela regularização receberam gratuitamente suas escrituras.
“Se nós entregamos escritura gratuitamente para as pessoas, resolvemos problemas de bairros que ninguém resolvia”, afirmou Botelho ao destacar a atuação junto aos órgãos responsáveis.
Roveri destaca parceria
O encontro também contou com a participação do coronel Roveri, que relembrou a parceria construída com Botelho durante sua passagem pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Roveri destacou ações realizadas em conjunto e defendeu a união entre as forças de segurança para ampliar investimentos e serviços públicos na região Leste de Cuiabá. Entre as iniciativas mencionadas está a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no Grande CPA.
Segundo Roveri, a estrutura passou a oferecer atendimento de emergência e equipamentos para ampliar a capacidade de resposta às ocorrências na região.
Para os bairros Pedregal, Jardim Leblon e comunidades próximas, Roveri também assumiu, ao lado de Botelho, o compromisso de buscar a retomada de uma unidade da Polícia Militar e ampliar investimentos na área da saúde.
“Temos dois compromissos com o Pedregal, Leblon e essa região: trazer de volta a unidade da segurança pública e investir na saúde para atender a comunidade”, afirmou.
Ao encerrar o encontro, Botelho reforçou que pretende manter a atuação voltada às demandas apresentadas pelos moradores, com foco em segurança pública, regularização fundiária e ampliação dos serviços públicos na região.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMarimax reúne mais de 200 pessoas em Cuiabá e fecha apoio a Pivetta, Mauro, Buzetti, Max Russi e Virginia Mendes
-
POLÍTICA MT5 dias atrásEnquanto Mato Grosso precisa de recursos, Wellington manda quase R$ 600 mil para montanhistas na Antártida
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLuiza Böer repercute novas revelações envolvendo Daniel Vorcaro, Alexandre de Moraes e o Banco Master
-
POLÍTICA MT6 dias atrásInvestimentos continuos: Pivetta garante equilíbrio fiscal, pagamento de RGA e valorização do servidor – veja o video
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPivetta mira pobreza zero em Mato Grosso e diz que filas na saúde estão ficando no passado – veja o video
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVeritá: Pivetta cresce, chega a 32,1% e vira sobre Wellington Fagundes na disputa pelo Governo
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta mantém aprovação de 66% e transforma força da gestão em trunfo na corrida pelo Governo
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington lidera com 34%, Pivetta chega a 27% e diferença cai para 7 pontos em nova pesquisa
