POLÍTICA MT

Lúdio relembra cobrança para que governo compre Santa Casa de Cuiabá e comemora decisão

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) comemorou a decisão do Governo de Mato Grosso, anunciada na quarta-feira (11), de comprar o prédio e manter o funcionamento do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. Lúdio relembrou sua defesa feita nos últimos cinco anos para que a unidade não fosse fechada, e para que se tornasse um hospital estadual em definitivo.

“Até que enfim. Tem no mínimo cinco anos que eu venho defendendo, de forma insistente, em todos os espaços, inclusive na Justiça, que a Santa Casa se torne definitivamente um hospital estadual. De que forma? O Estado desapropriando o imóvel, adquirindo por meio de leilão, porque aí o Estado sendo proprietário, o Hospital Estadual Santa Casa continua funcionando, podendo inclusive ter suas tarefas ampliadas no atendimento à população. É uma defesa que venho fazendo desde que a Santa Casa foi fechada anos atrás”, declarou o deputado.

A antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá era administrada pela Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que encerrou suas atividades em 2019. Em abril daquele ano, Lúdio entrou com uma ação popular no Tribunal de Justiça para que a Prefeitura de Cuiabá, que mantinha contrato com a Santa Casa, mantivesse os serviços de saúde do hospital. Após pressões realizadas pelo deputado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Governo do Estado fez uma requisição administrativa e passou a utilizar o prédio de maneira provisória como hospital estadual ainda em 2019.

Leia Também:  Deputados aprovam PLC que trata das áreas úmidas do Araguaia e Guaporé

No período de requisição administrativa, o Estado pagou um valor mensal pelo uso da Santa Casa, num total de cerca de R$ 35 milhões. Em 2025, o governo de Mato Grosso chegou a anunciar que fecharia a Santa Casa depois da abertura do Hospital Central, durante audiência pública realizada pelo deputado Lúdio Cabral na Assembleia Legislativa. Agora, o governo propôs a compra do prédio da Santa Casa por R$ 25 milhões.

Foto: Luciano Campbell/ALMT

“É uma pena que o valor que o Estado propõe não é suficiente para cobrir todos os débitos trabalhistas dos funcionários da antiga Santa Casa. Na minha avaliação, o Estado deveria aportar, no mínimo, R$ 34 milhões para adquirir o imóvel, que é um valor mais próximo ao valor de mercado, que chega a cerca de R$ 50 milhões, pelos estudos que a Justiça do Trabalho fez. Mas, é uma decisão necessária: o Estado desapropriar, adquirir o imóvel, para que o Hospital Estadual Santa Casa continue funcionando e atendendo a população de Mato Grosso”, pontuou Lúdio.

Leia Também:  Com coautoria de Max Russi, ALMT aprova projetos que reincorporam áreas a Santo Antônio de Leverger

A compra do imóvel será realizada em meio ao processo que tramita no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23), no qual 855 ex-empregados da antiga Santa Casa de Misericórdia aguardam o pagamento de verbas rescisórias. Também há processos de dívidas fiscais deixadas pela associação que administrava o hospital anteriormente.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

WELLINGTON FAGUNDES DESTACA PARCERIA COM A IGREJA E DEFENDE GOVERNO HUMANIZADO DURANTE A 43ª CONEMAD-MT

O pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), participou na tarde deste sábado (27) da 43ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus Ministério de Madureira em Mato Grosso (CONEMAD-MT), realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O encontro integra as celebrações do centenário da Assembleia de Deus Ministério de Madureira e reúne lideranças religiosas de diversas regiões do Estado com o tema “A União Gera Milagres”.

Recepcionado pelo presidente da CONEMAD-MT, pastor José Fernandes Corrêa Noleto, Wellington destacou a longa relação de amizade construída com a Assembleia de Deus Ministério de Madureira, iniciada ainda na época em que atuou ao lado do bispo Manuel Ferreira na Câmara dos Deputados.

“É uma felicidade muito grande estar aqui comemorando o centenário da Assembleia de Deus de Madureira. Ao longo da minha trajetória construí grandes amizades com a liderança da igreja e sempre recebi o apoio dos pastores, obreiros e irmãos, algo pelo qual sou muito grato”, afirmou.

Leia Também:  Max Russi destaca crescimento de mulheres em postos estratégicos da mineração em MT

Durante o evento, o senador também apresentou sua visão para Mato Grosso e defendeu um governo voltado às pessoas, com prioridade para as áreas social, habitacional, segurança pública e valorização dos servidores.

“Quero fazer um governo humano. Mato Grosso cresceu muito, mas precisamos garantir que esse desenvolvimento chegue a quem mais precisa. Também é fundamental valorizar os servidores públicos e fortalecer as políticas sociais em parceria com as igrejas”, destacou.

Wellington ainda ressaltou que pretende ampliar o diálogo com as instituições religiosas para fortalecer ações sociais em todo o Estado.

A 43ª CONEMAD-MT segue até este domingo (28), reunindo pastores, ministros e lideranças evangélicas de Mato Grosso em uma programação especial que celebra os 100 anos da Assembleia de Deus Ministério de Madureira e fortalece a comunhão entre as igrejas.

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA