POLÍTICA MT

CST da Cultura da ALMT chega à reta final dos trabalhos

A reunião da Câmara Setorial Temática (CST) da Cultura, realizada nesta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa, definiu os 3 grupos de trabalho que atuarão para formatar o texto da minuta da nova lei híbrida da cultura em Mato Grosso. O encontro foi presidido por Jean Moura, membro da CST, e teve a participação de representantes de diversos segmentos do setor.

“A cultura está muito pulverizada, várias leis tramitando no Legislativo e Executivo, e a ideia é fazer uma minuta para direcionarmos onde e como isso tudo pode acontecer. Já fizemos algumas reuniões, escutas públicas, trocas de ideias e agora é contextualizar todo esse material para a criação da nova lei híbrida da cultura”, explicou.

Jean Moura disse também que a CST da Cultura entrou na reta final de atuação, com previsão de término no dia 10 de julho e que para os próximos encontros, serão mantidos os grupos de trabalho das políticas de financiamento, fundo estadual, do Conselho Estadual da Cultura e do Comitê Intergestores Bipartite.

Leia Também:  Moradores do Terra Prometida recebem a 2ª edição do Mutirão de Cidadania Social neste sábado (10)

DJ Taba, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, disse que a nova lei em discussão começa com o setor cultural, deve passar pelo governo do estado, com o apoio do Legislativo. “ A gente está cumprindo a legislação, o que determina as leis da cultura nacional e a Constituição Federal, que é construir processos, projetos de lei junto com o setor e com a classe cultural”.

“A cultura tem essa especificidade, estamos mobilizando o setor. Por isso, é importante essas escutas e agora nesse processo de construção da lei, estar junto com a classe, promovendo e desenvolvendo uma norma que vá ao encontro com as nossas demandas para que possamos contemplar a cultura estadual.

A CST da Cultura tem como presidente o deputado Beto Dois a Um (União), relatora Tallyni Escobar, secretária Fernanda Ferreira de Amorim (assessora parlamentar), além de quinze membros que representam o setor cultural.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Pivetta adia coletiva e aumenta suspense sobre definição de vice

Coletiva prevista para esta segunda-feira foi transferida para a manhã de terça-feira no Palácio Paiaguás; mudança mantém expectativa sobre a permanência de Fábio Garcia na chapa e os próximos movimentos do grupo governista.

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), adiou a coletiva de imprensa que estava prevista para ocorrer nesta segunda-feira (10), às 16h30, no Palácio Paiaguás. A mudança de última hora aumentou ainda mais o suspense em torno das definições políticas para a disputa eleitoral de 2026.

A entrevista foi remarcada para esta terça-feira (11), às 10h, na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Segundo a informação divulgada pela Secretaria de Comunicação, por meio de Laice Souza, o adiamento ocorreu em razão de ajustes na agenda do governador.

Apesar da justificativa administrativa, a alteração acontece justamente em um momento de intensa movimentação nos bastidores políticos, principalmente em relação à composição da chapa majoritária liderada por Pivetta.

Uma das principais expectativas gira em torno do deputado federal Fábio Garcia (União Brasil). O suspense é se ele será mantido como candidato a vice-governador ou se haverá uma nova composição política para a vaga.

Com o adiamento, uma definição que era aguardada para esta segunda-feira ficou para terça, alimentando especulações sobre eventuais negociações de última hora entre os partidos que integram ou negociam com o grupo governista.

Leia Também:  Moradores do Terra Prometida recebem a 2ª edição do Mutirão de Cidadania Social neste sábado (10)

A coletiva também deverá servir para Pivetta esclarecer pessoalmente o cenário e colocar fim — ou acrescentar novos capítulos — às especulações que ganharam força nos bastidores nos últimos dias.

Até lá, o suspense permanece no Palácio Paiaguás: Fábio Garcia continua como vice ou uma nova composição será anunciada?

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA