POLÍTICA MT
CCJR aprova parecer sobre PLDO 2023
Foto: Helder Faria
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias 2023 (PLDO 573/2022) acatando 13 emendas apresentadas e com a rejeição de 33. Outra pauta analisada durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (19) foi o PL 665/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito especial.
O PLDO, que estabelece como o Governo do Estado deverá direcionar o orçamento do próximo ano, agora segue para o plenário e depois deverá ser analisado pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. A expectativa do líder do governo e presidente da CCJR, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) é que a matéria seja aprovada até a próxima semana.
“Hoje aprovamos o parecer, inclusive com algumas mudanças para melhorar redação e para dar condição de, caso haja superávit, possa ser atualizado os repasses para os Poderes e inclusive com relação às emendas parlamentares”, explica Dal Bosco.
De acordo com a relatoria do deputado Max Russi (PSB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a PLDO deverá acatar as emendas 19; 35; 37; 38; 40; 41; 43; 44; 45; 48; 49; 50 e 51. E rejeitas as emendas 06; 07; 08; 09; 10; 11; 12; 13; 14; 15; 16; 17; 18; 20; 21; 22; 23; 24; 25; 26; 27; 28; 29; 30; 31; 32; 33; 34; 36; 39; 42; 46 e 47.
Com relação PL 119/2022, o presidente da CCJR afirmou que se trata de autorização para que o Poder Executivo inclua o pagamento de verbas indenizatórias a servidores, para previdência do Estado e para custear programa de combate ao tráfico de drogas do Estado.
“O valor é de aproximadamente R$ 3 milhões, mas sempre que o exercício a ser executado pelo Governo do Estado não tem a rubrica aberta no orçamento, precisa ser submetido à aprovação da Assembleia para aportar a transposição de recurso para o pagamento”, explica Dal Bosco.
Fonte: ALMT
POLÍTICA MT
Wellington celebra liderança em pesquisa e diz que seguirá percorrendo Mato Grosso até as eleições
Senador afirma que levantamento da Percent consolida sua pré-candidatura ao Governo do Estado e reforça compromisso de manter agenda nos municípios mato-grossenses.
O senador Wellington Fagundes (PL) comemorou o resultado da pesquisa Percent, divulgada nesta quinta-feira (25), que o coloca na liderança da corrida pelo Governo de Mato Grosso. Em manifestação pública, o parlamentar afirmou que os números fortalecem seu projeto político e demonstram a consolidação de sua pré-candidatura ao Palácio Paiaguás.
De acordo com o levantamento, Wellington aparece com 27% das intenções de voto no cenário estimulado. Na sequência figuram o senador Jayme Campos (União Brasil), com 18%, e o governador Otaviano Pivetta (Republicanos), com 17,2%, configurando empate técnico pela segunda colocação.
Ao comentar o resultado, Wellington agradeceu a confiança dos eleitores e afirmou que continuará percorrendo o Estado até o período eleitoral.
“Recebo com muita alegria o resultado de mais essa pesquisa, que confirma a consistência da trajetória positiva do meu nome na preferência dos mato-grossenses. Mas mantenho a humildade por saber que ainda temos muito trabalho a ser feito e muito Mato Grosso para percorrer até as eleições”, declarou.
O senador também afirmou que pretende manter o discurso adotado durante a pré-campanha, defendendo uma gestão descentralizada e voltada para todas as regiões de Mato Grosso.
Ainda segundo os dados divulgados, Wellington também lidera a pesquisa espontânea, com 12% das citações, seguido por Jayme Campos, com 9,3%, e Otaviano Pivetta, com 9%.
O levantamento também simulou cenários de segundo turno, nos quais, conforme divulgado, Wellington aparece à frente dos adversários. No índice de rejeição apresentado, o senador registra 5,2%, enquanto Jayme Campos aparece com 5,1% e Otaviano Pivetta com 3,7%. O ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro lidera esse quesito, com 16,7%.
Metodologia
Conforme informado na divulgação da pesquisa, o levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de junho, com 1.200 entrevistas presenciais em sete microrregiões de Mato Grosso. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa utiliza dados do IBGE (Censo 2022), PNAD 2025 e TSE 2026, estando registrada sob os números MT-09788/2026 e BR-00049/2026.
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
Sinop2 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica

