POLICIAL
Polícia Civil implanta projeto “Papo de Homem para Homem” que visa coibir crimes no contexto de violência doméstica em Lucas do Rio Verde
A Polícia Civil implantou o projeto “Papo de Homem para Homem”, em Lucas do Rio Verde, que tem como objetivo coibir crimes no contexto de violência doméstica.
O processo de implantação ocorreu entre os dias 10 e 12 de março, com a realização de palestras nas Escolas Estaduais Dom Bosco e Cívico-Militar Manoel de Barros.
Participaram das palestras alunos com idades entre 12 e 18 anos.
Histórico do projeto
O projeto foi desenvolvido, inicialmente, pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande, em 2014, com a realização de palestras orientativas em escolas e empresas sobre temáticas relacionadas à violência doméstica.
A partir de 2021, o projeto passou a ser desenvolvido pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e, atualmente, são trabalhados temas abrangentes, como machismo, patriarcalismo, resolução de conflitos, relacionamentos e Lei Maria da Penha, por meio de dinâmicas, em uma carga horária de 15 horas. Nos trabalhos são desenvolvidas palestras e dinâmicas para melhor absorção do conteúdo aplicado.
Em 2024, a Coordenadoria iniciou o processo de expansão do projeto por meio de capacitações. Em 2025, o projeto passou a ser implantado nos municípios de Cáceres, Canarana e Sapezal. Em 2026, outros dois municípios passaram a desenvolver os trabalhos preventivos, sendo eles Nova Xavantina e, recentemente, Lucas do Rio Verde.
“Nosso plano estratégico visa fomentar os programas de prevenção primária para todas as regionais da Polícia Civil, demonstrando a relevância do valor social da nossa instituição não apenas no pós-crime de feminicídio, na prisão dos agressores, mas também contribuindo, de forma sistemática, com ações contínuas de enfrentamento às violências domésticas, de gênero e contra pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse o delegado e coordenador de Polícia Comunitária, Mario Dermeval.
Resultados obtidos
Conforme levantamento da Coordenadoria, o projeto “Papo de Homem para Homem” já atendeu mais de 1,5 mil homens. Desse total, não há registro de ocorrência de feminicídio entre os participantes.
“A gente percebe, com muita clareza, a importância de orientar, instruir e, principalmente, alertar os homens sobre as consequências de praticar violência no ambiente doméstico”, destacou Dermeval sobre os resultados do projeto.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLICIAL
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
O sepultamento será às 17 horas no Cemitério Bom Jesus, em Cuiabá.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Sinop4 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLICIAL6 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásDeputado Gilberto Cattani percorre municípios do Médio-Norte e ouve demandas da população

