POLICIAL

PM prende dois faccionados com mais de 1,1 mil porções de cocaína e tabletes de maconha

Policiais militares da cidade de Tapurah prenderam dois homens faccionados, de 33 e 56 anos, por associação para tráfico de drogas, na noite deste sábado (1.11), no município. Com a dupla, a PM apreendeu 1.127 mil porções de cocaína e tabletes de substância análoga à maconha.

Os suspeitos foram localizados após a PM receber uma denúncia anônima, que informava sobre uma movimentação suspeita de pessoas, em uma estrada rural. Os militares se deslocaram até a região e flagraram um Gol preto com duas pessoas.

O carro foi abordado pela equipe e um dos suspeitos desceu do automóvel com uma sacola, enquanto o segundo suspeito desobedeceu às ordens de parada e fugiu em alta velocidade pela via.

Em verificação à sacola que estava com o homem, foram localizados todos os entorpecentes apreendidos. Também com ele estavam os celulares dos dois suspeitos.

O suspeito recebeu voz de prisão de flagrante, enquanto as forças policiais solicitaram reforços e iniciaram diligências na busca do homem foragido no veículo Gol.

Leia Também:  Sete são indiciados pela Polícia Civil por crime de extorsão qualificada em Cuiabá

Já na madrugada deste domingo (2), o carro foi encontrado na frente de um bar, onde também estava o suspeito. Para os policiais, o homem afirmou que as drogas, já apreendidas, seriam de uma facção criminosa e que ele e o primeiro suspeito detido estavam organizando o material para venda.

Os dois homens foram conduzidos para a delegacia de Tapurah para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Propaganda

POLICIAL

Polícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis

A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta sexta-feira (26.6), a Operação Fragmentação, para cumprimento de 30 mandados judiciais contra uma célula de uma facção criminosa estruturada e agindo em diversos bairros de Rondonópolis.

A investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, resultou na decretação das medidas cautelares, entre prisões e de buscas e apreensões, deferidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 Juiz de Garantias – Polo Rondonópolis.


Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva, em Rondonópolis (MT) e nas cidades de Goiânia e Mineiros (ambas em Goiás).

Apuração

A Derf de Rondonópolis identificou um grupo que mantinha organização interna hierarquizada, divisão de funções e controle permanente sobre atividades ilícitas na região do Jardim Iguaçu e bairros adjacentes.


Os investigados agiam nos crimes de tráfico de drogas, extorsões, ocultação e movimentação de valores provenientes das ações ilícitas, além de outras práticas criminosas.

Conforme o delegado Dyulriman Pinto de Andrade Filho, os indícios apontaram que a estrutura local era composta por integrantes com atribuições específicas. As funções incluíam a administração cotidiana do controle de pontos de venda, a interlocução com estabelecimentos comerciais e o gerenciamento da arrecadação de valores destinados à organização.

Leia Também:  Polícia Civil fecha fevereiro com 82 inquéritos concluídos de violência doméstica em Barra do Garças


Os policiais civis da Derf de Rondonópolis também conseguiram identificar os indivíduos responsáveis por fiscalizar o cumprimento das regras internas, apurar desvios de valores e deliberar sobre punições impostas aos membros que descumprissem determinações do grupo (prática utilizada para manter a coesão e a submissão dos integrantes à hierarquia criminosa).

Durante a investigação, foram descobertos registros e anotações de arrecadação contendo informações sobre integrantes cadastrados, valores de contribuições mensais, pontos de venda de drogas e estabelecimentos submetidos a cobranças.


Segundo as apurações, parte dos valores era recolhida dos próprios integrantes da facção, enquanto outra parcela decorria de cobranças impostas a comerciantes, motoristas, imóveis, veículos e pontos de comércio instalados em áreas de influência do grupo.

“Foi identificada a cobrança de valores relacionados às mensalidades pagas pelos integrantes vinculados ao grupo, com registros de inadimplência e discussões sobre providências contra aqueles que deixavam de repassar os valores exigidos”, destacou o delegado Dyulriman.


Todo material apreendido nesta sexta-feira (27), será submetido para análise pericial e corroborar com as investigações que prosseguem visando aprofundar a identificação dos envolvidos, individualizar condutas, localizar ativos e apurar outras ramificações do grupo criminoso.

Leia Também:  Operação Gole Mortal apura comercialização de bebidas adulteradas em Nova Xavantina

Nome da Operação

A palavra “Fragmentação” faz referência à estratégia de atingir, simultaneamente, diferentes núcleos de funcionamento da facção: comando, gerenciamento, disciplina, arrecadação, comunicação e apoio operacional, buscando enfraquecer sua estrutura e reduzir sua capacidade de influência em áreas do município.


Integração

A operação da Derf de Rondonópolis contou com apoio das equipes de todas as unidades policiais da Regional de Rondonópolis (Alto Araguaia, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Diretoria de Inteligência, e da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA