POLICIAL

Após negociar veículo em Alto Araguaia, jovem desaparecido em Cuiabá é localizado no estado de SP

Um jovem que estava desaparecido desde o dia 27 de outubro, quando saiu de casa em Cuiabá e não deu mais notícias aos familiares, foi localizado pela Polícia Civil, na sexta-feira (04.11), em ação realizada pela Delegacia de Alto Araguaia. Nas investigações, a vítima de 26 anos foi localizada no estado de São Paulo. 

As diligências realizadas pela Delegacia de Alta Araguaia iniciaram após os investigadores receberem informações de que o veículo da vítima desaparecida estava circulando pela cidade. 

Com base nas informações, os policiais iniciaram as buscas, conseguindo localizar o veículo em posse de um terceiro, que questionado, disse ter comprado o carro pelo valor de R$ 26 mil, dando para vítima R$ 1 mil no ato da compra e pagando o restante em parcelas de R$ 500 por semana, até a quitação total do valor. 

Diante das informações prestadas e da alegação desconexa, o delegado Marcos Paulo Batista de Oliveira, após ouvir o condutor, apreendeu o veículo e determinou algumas averiguações para comprovar a veracidade das informações.

Leia Também:  Operação da Polícia Civil desarticula célula de facção criminosa que enviava drogas para o interior de MT

Durante as diligências, foi possível comprovar que o jovem desaparecido esteve em Alto Araguaia, no dia 30 de outubro, aparentemente passando por problemas pessoais. Na cidade, ele negociou o seu veículo com o terceiro e com o valor inicialmente recebido (pouco mais de R$ 1 mil) comprou a passagem de ônibus com destino ao estado de São Paulo. 

Em seguida, foi comprovado que o até então desaparecido realmente estava no Estado de São Paulo. A mãe do jovem foi comunicada e posteriormente confirmou que fez contato com o filho. O Núcleo de Pessoas Desaparecidas da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que também estava investigando o desaparecimento foi comunicado da localização. 

“A questão principal, que era o desaparecimento do jovem foi solucionada e agora o veículo da vítima ficará apreendido na Delegacia de Polícia, aguardando que a família ou o proprietário possa retirá-lo”, disse o delegado.

Fonte: PJC MT

Propaganda

POLICIAL

Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN

Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou na prisão de Aluísio Farias Batista, condenado por um dos episódios mais trágicos da história da cidade de Natal (RN), a Tragédia do Baldo, que resultou na morte de 19 pessoas, durante o Carnaval de 1982.

Aluísio Farias Batista, atualmente de 68 anos de idade, conduzia um ônibus que resultou no atropelamento das vítimas. Natural de Riachuelo (RN), ele tinha 24 anos na época do acidente e estava há mais de 40 anos foragido. Após o fato ganhar repercussão nacional, o condenado deixou o seu estado de origem e veio para Cuiabá, onde usava documento falso, em nome de uma pessoa já falecida.

A prisão ocorreu após contato e troca de informações entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte com a equipe da Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, solicitando apoio para localização o condenado.

Investigações e prisão

A partir desse contato, as equipes passaram a atuar de forma integrada para confirmar a identidade e o paradeiro do foragido. Após semanas de levantamentos realizados pelo Núcleo de Inteligência, análises em sistema de reconhecimento facial e diligências realizadas pelo setor operacional da Gerência de Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso, foi localizada uma pessoa com características compatíveis com as do procurado.

No entanto, apenas a semelhança física não era suficiente, sendo necessário aprofundar as diligências. O Núcleo de Inteligência contou com o apoio de outros órgãos de segurança pública, entre eles a inteligência da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e as diretorias de Habilitação e de Veículos do Detran-MT, que contribuíram para a confirmação da identidade do investigado.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados em investigação de sequestro, homicídio e ocultação de cadáver em Barra do Garças

Paralelamente, equipes realizaram diligências em campo para reunir imagens e outras informações que levassem ao paradeiro do condenado. Na sexta-feira (26), os policiais da Gerência Estadual de Polinter localizaram uma residência no bairro Jardim Presidente I, em Cuiabá, onde Aluísio vivia discretamente e já havia constituído uma nova família.

Após ter o mandado de prisão cumprido, o preso foi encaminhado à Polinter para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Tragédia

O acidente aconteceu quando um ônibus atingiu foliões que participavam do tradicional bloco Puxa-Sacos, provocando a morte de 19 vítimas e deixando dezenas de feridos. Entre as vítimas estavam o neto do então senador Dinarte Mariz e cinco sargentos da Polícia Militar. Na ocasião, em razão da gravidade da tragédia, o Governo do Estado decretou luto oficial de três dias.

Segundo o relato de Aluísio, havia intensa movimentação de Carnaval no bairro Alecrim e diversos ônibus estavam à disposição dos foliões. Ele afirmou que já havia encerrado sua jornada de trabalho quando foi solicitado por um superior para substituir outro motorista que não poderia realizar uma viagem.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito de executar homem em praça de Cáceres

Ainda conforme sua versão, ao chegar à região conhecida como Baldo, enfrentou uma descida com pouca iluminação e conduzia um ônibus lotado de integrantes de outra escola de samba. Em determinado momento, precisou desviar de um veículo Volkswagen Fusca que estava à sua frente. Ao retornar para sua faixa de rolamento, encontrou outra escola de samba caminhando na via e, segundo ele, não houve tempo nem espaço para evitar o atropelamento.

O episódio ganhou repercussão nacional e foi amplamente divulgado pela imprensa. De acordo com Aluísio, após o caso ser exibido no programa Linha Direta, ele deixou o Rio Grande do Norte e passou a viver em Cuiabá, onde permaneceu por vários anos.

Integração entre os estados

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso mantém contato permanente com as demais Polinters e Delegacias de Capturas do Brasil, compartilhando informações sobre foragidos da Justiça e prestando apoio às investigações interestaduais.

A delegada titular da Polinter de Mato Grosso, Silvia Maria Pauluzzi de Siqueira, destacou a importância da cooperação entre as unidades especializadas de capturas em todo o país.

“A implantação do Núcleo de Inteligência fortaleceu significativamente o trabalho da Gerência de Capturas, proporcionando maior eficiência na pesquisa, análise de dados e apoio às equipes operacionais, o que tem resultado em importantes prisões de foragidos da Justiça”, destacou a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA