POLÍCIA FEDERAL
PF lança o Recuperômetro para monitorar a recuperação de ativos e descapitalizar organizações criminosas
Brasília/DF. A Polícia Federal lança nesta terça-feira (13/5), durante o III Encontro Nacional da Rede Recupera, em Fortaleza (CE), o Recuperômetro – uma ferramenta desenvolvida pela instituição para consolidar dados estratégicos sobre a recuperação de ativos ilícitos e a descapitalização de organizações criminosas. A iniciativa reforça o papel da PF no enfrentamento qualificado ao crime organizado, ampliando a capacidade de monitoramento e gestão dos ativos apreendidos.
O painel organiza as informações em três eixos principais:
- Indicadores nacionais de descapitalização de organizações criminosas, que incluem o total de bens e valores apreendidos em operações policiais coordenadas pela PF;
- Valores destinados ao FUNAPOL, provenientes de alienações antecipadas e definitivas de bens, evidenciando o montante arrecadado e direcionado ao fundo de apoio às atividades da Polícia Federal;
- Modelagem dos processos de depósito, transferência e gestão dos recursos do FUNAPOL, voltados ao aparelhamento e à modernização das operações finalísticas da instituição.
O painel ficará disponível somente ao público interno da Polícia Federal, mas as informações podem ser repassadas mediante solicitação. Alinhado às diretrizes de descapitalização da DICOR e ao Planejamento Estratégico 2024–2027 da PF, que adota a metodologia OKR (Objectives and Key Results), o Recuperômetro consolida a atuação da Polícia Federal na recuperação de ativos e na desarticulação financeira de organizações criminosas.
Coordenação Geral de Comunicação Social
[email protected] | (61) 2024-8142
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF cumpre mandado de prisão para fins de extradição de foragido internacional em Guaíra/PR
Guaíra/PR. Neste domingo (29/6), a Polícia Federal cumpriu, em Guaíra/PR, mandado de prisão preventiva para fins de extradição de um cidadão paraguaio procurado pela Justiça de seu país.
O indivíduo estava incluído na lista de foragidos internacionais da Interpol por meio de Difusão Vermelha e, após sua localização em território brasileiro, o Supremo Tribunal Federal expediu mandado de prisão preventiva para fins de extradição, o qual foi cumprido nesta data. O preso permanecerá à disposição do Supremo Tribunal Federal, responsável pela condução do processo de extradição.
O estrangeiro é procurado pelas autoridades paraguaias por ter sido condenado pela prática de dois crimes de homicídio qualificado, em razão dos quais havia mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça daquele país.
A identificação do foragido ocorreu no âmbito da Operação Cripto, investigação conduzida pela Polícia Federal que apura a atuação de organização criminosa transnacional voltada à lavagem de capitais, ao tráfico internacional de drogas e ao tráfico de armas na região de fronteira.
No curso das investigações e por meio do intercâmbio de informações entre as autoridades brasileiras e paraguaias, foi possível confirmar a existência das pendências judiciais do investigado no Paraguai. A partir dessa confirmação, foram iniciados os procedimentos necessários à operacionalização do pedido de extradição, culminando na expedição, pelo Supremo Tribunal Federal, do mandado de prisão preventiva para fins de extradição, cumprido nesta data.
A ação é resultado da cooperação jurídica e policial internacional entre Brasil e Paraguai, com atuação integrada da Polícia Federal e apoio da Adidância da Polícia Federal junto à Embaixada do Brasil em Assunção, demonstrando a importância da integração entre os órgãos de segurança pública no combate à criminalidade organizada transnacional.
Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Disque denúncia: (45) 98824-6579
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT2 dias atrásPesquisa Percent Brasil consolida Paulo Araújo entre os deputados estaduais mais lembrados de Mato Grosso
-
Sinop5 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
ECONOMIA7 dias atrásMDIC lança Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar produtividade e ambiente de negócios no país
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásConab moderniza armazém e entrega equipamentos a produtores
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
POLICIAL5 dias atrásPolícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
-
POLICIAL6 dias atrásForça Tática e Gefron apreendem 63 quilos de pasta base e causam prejuízo de R$ 1,2 milhão às facções criminosas
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto

