POLÍCIA FEDERAL

PF e Ibama fecham três garimpos ilegais no sul do Pará

Redenção/PA. A Polícia Federal deflagrou, em ação conjunta com o Ibama, nesta segunda-feira (30/9), a Operação Heitor, no município de Santa Maria das Barreiras/PA. O objetivo é combater garimpos ilegais, crimes ambientais e possível redução de trabalhadores a condição análoga à escravidão. Os garimpos são subsequentes e possuem mais de 15 km de extensão em sua totalidade.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo três nas regiões de garimpo e sete em residências e estruturas de apoio no entorno do garimpo.

Durante a operação, foram inutilizadas seis escavadeiras hidráulicas, além de motores estacionários. A inutilização é prevista em lei, para os casos em que é inviável retirar do local o equipamento apreendido.

Na diligência, foram fechados três garimpos e identificados possíveis responsáveis pelas atividades ilícitas. Não foi detectada redução de trabalhadores a condição análoga à escravidão.

Com a coleta da materialidade, apuração das circunstâncias e identificação das pessoas que atuam na região, a investigação prossegue visando a apuração de outros envolvidos.

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção
Contato: 91 98393-0775
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF desarticula associação criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

Regulamentação do Estatuto da Segurança Privada amplia fiscalização e fortalece atuação da PF

Brasília/DF. A regulamentação do Estatuto da Segurança Privada foi firmada nesta terça-feira (9), por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimonia no Palácio do Planalto. O documento estabelece regras e procedimentos relativos à autorização, ao controle e à fiscalização dos serviços de segurança privada e da segurança das instituições financeiras.

Um dos objetivos do governo com a regulamentação é combater o número expressivo de empresas clandestinas que operam sem autorização da Polícia Federal, o que representa um grave risco à população devido ao uso indiscriminado de armas e outros equipamentos controlados.

Para o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o decreto “organiza o setor, confere previsibilidade, reduz litígios e cria um ambiente mais seguro para as empresas, trabalhadores e, sobretudo, para a sociedade brasileira. Um dos pilares centrais desse novo modelo é o fortalecimento da atuação da Polícia Federal”.

Com a regulamentação, a Polícia Federal passa a exercer, de forma ainda mais robusta, seu papel como órgão autorizador, fiscalizador e certificador das atividades de segurança privada. Caberá à instituição não apenas autorizar o funcionamento das empresas, mas também conduzir vistorias, emitir certificados de segurança e monitorar continuamente a regularidade das operações.

Leia Também:  PF e BPFRON apreendem carregamento de cigarros eletrônicos

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA