POLÍCIA FEDERAL
PF e Ibama fecham três garimpos ilegais no sul do Pará
Redenção/PA. A Polícia Federal deflagrou, em ação conjunta com o Ibama, nesta segunda-feira (30/9), a Operação Heitor, no município de Santa Maria das Barreiras/PA. O objetivo é combater garimpos ilegais, crimes ambientais e possível redução de trabalhadores a condição análoga à escravidão. Os garimpos são subsequentes e possuem mais de 15 km de extensão em sua totalidade.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo três nas regiões de garimpo e sete em residências e estruturas de apoio no entorno do garimpo.
Durante a operação, foram inutilizadas seis escavadeiras hidráulicas, além de motores estacionários. A inutilização é prevista em lei, para os casos em que é inviável retirar do local o equipamento apreendido.
Na diligência, foram fechados três garimpos e identificados possíveis responsáveis pelas atividades ilícitas. Não foi detectada redução de trabalhadores a condição análoga à escravidão.
Com a coleta da materialidade, apuração das circunstâncias e identificação das pessoas que atuam na região, a investigação prossegue visando a apuração de outros envolvidos.
Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção
Contato: 91 98393-0775
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
Regulamentação do Estatuto da Segurança Privada amplia fiscalização e fortalece atuação da PF
Brasília/DF. A regulamentação do Estatuto da Segurança Privada foi firmada nesta terça-feira (9), por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimonia no Palácio do Planalto. O documento estabelece regras e procedimentos relativos à autorização, ao controle e à fiscalização dos serviços de segurança privada e da segurança das instituições financeiras.
Um dos objetivos do governo com a regulamentação é combater o número expressivo de empresas clandestinas que operam sem autorização da Polícia Federal, o que representa um grave risco à população devido ao uso indiscriminado de armas e outros equipamentos controlados.
Para o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o decreto “organiza o setor, confere previsibilidade, reduz litígios e cria um ambiente mais seguro para as empresas, trabalhadores e, sobretudo, para a sociedade brasileira. Um dos pilares centrais desse novo modelo é o fortalecimento da atuação da Polícia Federal”.
Com a regulamentação, a Polícia Federal passa a exercer, de forma ainda mais robusta, seu papel como órgão autorizador, fiscalizador e certificador das atividades de segurança privada. Caberá à instituição não apenas autorizar o funcionamento das empresas, mas também conduzir vistorias, emitir certificados de segurança e monitorar continuamente a regularidade das operações.
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
ARTIGOS7 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
POLÍTICA MT5 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos

