POLÍCIA FEDERAL

PF deflagra operação contra ataques cibernéticos a Universidades Federais

Dourados/MS – Na manhã desta quinta-feira (28/4), a Polícia Federal deflagrou a operação denominada “Área Restrita”, que tem como escopo apurar ataque cibernético a várias Universidades Federais do país, ocorrido em maio de 2021.

O ciberataque consistiu na invasão dos sistemas de informática das instituições de ensino, promovendo “defacement” (processo de modificação do conteúdo que é exibido em um site) ou pichação, causando danos aos bancos de dados de, ao menos, seis universidades, entre elas a UFGD, UFRJ, UFMG, UFT, UFAL e UFBA.

O ataque hacker investigado se aproveitou de uma vulnerabilidade de software ligado a componentes sem atualização. A partir disso, conseguiu implantar ferramentas para a captura de senhas de usuários administradores.

A Justiça Federal de Dourados/MS expediu um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na cidade de Guarulhos/SP.

Delegacia de Polícia Federal em Dourados

Comunicação Social SR/PF/MS

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PF apreende entorpecentes postados em agências dos Correios
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

FICCO/CE combate esquema de envio de ilícitos a presídios

Fortaleza/CE. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE) deflagrou, nesta sexta-feira (22/5), operação com o objetivo de reprimir esquema criminoso de introdução de objetos ilícitos em unidades prisionais do Ceará – como aparelhos celulares, smartwatches, carregadores, armas e substâncias entorpecentes -, mediante emprego de aeronaves remotamente pilotadas.

A investigação apura a atuação de integrantes de um grupo criminoso que operavam com divisão de funções. As medidas cautelares têm como finalidade aprofundar as investigações decorrentes do inquérito policial, identificar os articuladores, os pilotos, os operadores financeiros e outros integrantes do esquema, bem como reunir novos elementos probatórios relacionados à prática dos crimes de tráfico de drogas, de associação para o tráfico, de integração de organização criminosa e de facilitação da entrada de aparelhos celulares em estabelecimentos penais.

Ação foi realizada de forma conjunta, com o apoio do BOPE e da SAP.

A FICCO/CE é integrada por representantes da Polícia Federal, da Secretaria Nacional de Políticas Penais, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Ceará – abrangendo a Polícia Civil, Polícia Militar e a Perícia Forense do Estado do Ceará -, e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará.

Leia Também:  FICCO/RN deflagra Operação Magma 2 contra lavagem de dinheiro de facção criminosa

Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará
@pfceara

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA