NACIONAL
MEC participa de imersão na Índia sobre infraestrutura digital
O Ministério da Educação (MEC), ao lado de outras instituições, autoridades e lideranças em educação, realiza até sexta-feira, 5 de dezembro, uma imersão em Bangalore, na Índia, para conhecer iniciativas de Infraestrutura Pública Digital (IPD). O objetivo é conhecer o ecossistema digital indiano, hoje uma referência global, e identificar soluções adaptáveis para acelerar a transformação digital da educação pública brasileira.
Serão discutidos temas como integração tecnológica, segurança digital, governança de dados, inclusão e interoperabilidade entre sistemas. A programação inclui visitas técnicas a escolas, reuniões com autoridades indianas para conhecer o sistema educacional da Índia, análises de políticas e práticas de governança de dados, além de estudos de caso em diferentes níveis de ensino. A missão busca identificar soluções que possam ser adaptadas ao contexto brasileiro, como sistemas de matrícula, acompanhamento de frequência escolar e análise de resultados de aprendizagem.
“O uso de tecnologias digitais públicas e abertas e de ferramentas de integração de dados abre caminho para garantir direitos dos estudantes e termos um sistema educacional mais inovador, inclusivo e conectado em todos os níveis de governo. É um trabalho colaborativo que demanda a participação de governos municipais, estaduais, do MEC e de toda a sociedade”, explicou Evânio Antônio Araújo Júnior, secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC.
Além de representantes da pasta, a missão brasileira conta com integrantes da Casa Civil; do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), bem como de especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)e de representantes da sociedade civil. A viagem é realizada pelo MGI e pelo MEC em parceria com a Fundação Lemann, a MegaEdu e o Centre for Open Societal Systems (COSS).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape)
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.
Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.
Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.
O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.
Passo a passo para usar a plataforma:
• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;
• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;
• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante; • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.
Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre.
As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT4 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT4 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA MT4 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
ARTIGOS6 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS

