NACIONAL
MEC destaca ações estratégicas para Rede Federal
O ministro da Educação, Camilo Santana, participou, nesta terça-feira, 3 de março, da abertura da 153ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro reuniu reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para tratar de investimentos e ações estratégicas voltadas à ampliação e ao fortalecimento da Rede Federal. Na reunião, Santana apresentou as principais iniciativas do governo federal e colocou o Ministério da Educação (MEC) à disposição para avançar em pautas como alimentação escolar, autorização de funcionamento dos novos campi e liberação dos cargos de professores e técnicos, após a aprovação do PL nº 5874/2025.
“Vamos continuar trabalhando para chegar aos mil institutos federais e para assegurar que a educação profissional e tecnológica continue crescendo no Brasil”, declarou Santana. “O MEC acredita nos institutos federais e na capacidade deles de transformar a educação brasileira, que é o grande caminho para construir um país soberano, justo e de oportunidades para todos. Com muita luta, conseguimos aumentar o investimento na educação e dar passos cada vez maiores”.
Orçamento – Em 2020, o orçamento da Rede Federal foi de R$ 2,3 bilhões; enquanto, em 2026, é de R$ 3 bilhões. Em relação à assistência estudantil, foram R$ 448 milhões, em 2020, contra R$ 631 milhões neste ano. Além do aumento no orçamento acima da inflação, o atual governo federal realizou recomposições na ordem de R$ 1 bilhão para as instituições.
Servidores – No campo do fortalecimento do quadro de pessoal, o MEC divulgou a ampliação do Banco de Professor-Equivalente (BPEq) e do Quadro de Referência dos Técnicos-Administrativos em Educação (QRSTAE), totalizando 6.305 novos cargos entre 2023 e 2025. Também foram repassados 3.794 códigos de vagas para provimento imediato ou realização de concursos públicos, além de 1.327 cargos e funções comissionadas no período.
Investimentos – No âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), foram destacadas as ações de expansão e consolidação da Rede Federal, que totalizam R$ 3,9 bilhões. Devido à expansão, estão sendo implantados 112 novos campi. Já no que tange à consolidação, são mais de 600 obras de ampliação e melhoria da infraestrutura das unidades existentes. No período de 2023 a fevereiro de 2026, já foram concluídos 41 restaurantes estudantis – de um total de 270 previstos; 30 blocos de salas de aula; 17 quadras poliesportivas; dez sedes próprias de campi ou reitoria; oito laboratórios e duas bibliotecas. Diversas outras obras de infraestrutura, tais como acessibilidade, reformas e adequações, também já foram entregues. O investimento na consolidação é de R$ 1,4 bilhão, dos quais R$ 1 bilhão foram empenhados.
Panorama – Atualmente, a Rede Federal conta com 686 unidades, incluindo 14 polos de inovação, e oferta 10,1 mil cursos em todo o país. São 1,9 milhão de matrículas, sendo 918,1 mil matrículas em cursos técnicos, superiores e em programas de pós-graduação. O quadro de pessoal é composto por 43,3 mil docentes da carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) e 32.743 técnicos-administrativos em educação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
PND: 14 municípios do Acre aderiram ao exame
O estado do Acre registrou a adesão de 14 municípios à Prova Nacional Docente (PND) em 2026. O número representa 63,6% do total de cidades no estado (22). A adesão ao exame teve um crescimento de 31,79% em comparação à edição de 2025, quando apenas sete municípios acreanos participaram.
As inscrições deste ano estão abertas até 3 de julho, no Sistema PND. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará a prova no dia 20 de setembro. Confira a lista de municípios em que haverá aplicação do exame.
Em 2026, a adesão à PND passou a ter validade por tempo indeterminado. Isso significa que as redes que aderiram poderão utilizar os resultados da prova nos próximos anos sem a necessidade de nova adesão, bastando prever, expressamente, o uso dos resultados da PND em seus editais de seleção.
Brasil – Em 2026, 2.031 entes federativos aderiram à Prova Nacional Docente (PND), esse número representa uma participação de 96% das capitais e 85% dos estados brasileiros. Em comparação com 2025, a adesão ao exame cresceu mais de 30%. Do total de entes que aderiram ao exame, 615 manifestaram interesse em utilizar os resultados da PND em seus processos seletivos deste ano.
Confira a adesão à PND por unidade da Federação (UF):
|
UF |
Adesão PND 2026 |
Nº municípios aderidos |
|
AC |
63,6% |
14 |
|
AL |
60,8% |
62 |
|
AM |
83,9% |
52 |
|
AP |
62,5% |
10 |
|
BA |
32,6% |
136 |
|
CE |
20,7% |
38 |
|
DF |
0,0% |
0 |
|
ES |
35,9% |
28 |
|
GO |
39,0% |
96 |
|
MA |
21,7% |
47 |
|
MG |
31,4% |
268 |
|
MS |
65,8% |
52 |
|
MT |
54,2% |
77 |
|
PA |
31,9% |
46 |
|
PB |
26,0% |
58 |
|
PE |
31,4% |
58 |
|
PI |
34,4% |
77 |
|
PR |
38,6% |
154 |
|
RJ |
65,2% |
60 |
|
RN |
33,5% |
56 |
|
RO |
94,2% |
49 |
|
RR |
40,0% |
6 |
|
RS |
28,0% |
139 |
|
SC |
50,5% |
149 |
|
SE |
25,3% |
19 |
|
SP |
36,6% |
236 |
|
TO |
14,4% |
20 |
PND – A Prova Nacional Docente tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos processos seletivos de professores, a fim de incentivar não apenas a realização de concursos públicos mais frequentes, mas também a ampliação da presença de profissionais mais qualificados nas redes públicas de ensino.
O exame soma-se a outras iniciativas do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e o incentivo à docência no Brasil.
Diretrizes – O Edital Inep nº 67/2026 dispõe sobre as regras e os procedimentos para a realização da PND. A prova terá a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que, desde a sua edição de 2024, tem enfoque nos cursos de formação docente. Neste ano, será aplicada no dia 20 de setembro, e os anos subsequentes contarão também com a avaliação.
Mais Professores – Instituído pela Lei nº 15.344/2026 e pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi criado em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, estima-se que o programa atenda 2,3 milhões de docentes em todo o país, com as seguintes iniciativas, além da PND: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, bem como ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE)
Fonte: Ministério da Educação
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
Sinop2 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado Dr. João homenageia Missão Enchei-vos e reconhece trabalho de evangelização e transformação social em MT

