MINISTÉRIO PÚBLICO MT
MPMT denuncia oito homens por morte de maranhenses em Cuiabá
A 1ª Promotoria de Justiça Criminal da comarca de Cuiabá denunciou, nesta sexta-feira (17), oito homens pela morte dos maranhenses Tiago Araújo, Paulo Weverton Abreu da Costa, Geraldo Rodrigues da Silva e Clemilton Barros Paixão. O crimes aconteceram em maio de 2021 e até hoje os corpos não foram localizados. Além dos quatro homicídios qualificados (motivo torpe, com emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas), eles foram denunciados por sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e por integrar organização criminosa.
Foram denunciados Gabriel Ítalo da Silva Costa (conhecido como “Torto”), Vinícius Barboza da Silva (conhecido como “Melancia”), Igor Augusto da Silva Carvalho (conhecido como “Barbado”), Leondas Almeida de Jesus (conhecido como “Léo Maconha”), Cleiton Ozorio Carvalho Luz (conhecido como “Maneco”), Cleison Thiago Xavier dos Santos Luz, Marcelo Wagner Cruz de Oliveira (conhecido como “Macaco/Índio”) e Wanderson Barbosa da Cruz (conhecido como “Van/Piti”). Apenas o primeiro encontra-se foragido, os demais estão todos presos.
De acordo com a denúncia ajuizada pelo promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins, em 2 de maio de 2021 os denunciados, que integram uma organização criminosa, sequestraram, mataram as vítimas e ocultaram os cadáveres. Conforme apurado durante as investigações, as vítimas vieram do Maranhão para Cuiabá em busca de emprego. Quando ingeriam bebida alcoólica, diziam ser integrantes de organização criminosa rival da que os denunciados pertenciam.
No dia dos fatos, as vítimas foram sequestradas quando estavam em um conjunto de quitinetes, onde foram rendidas e amarradas pelo grupo armado. Levadas para o local do crime, foram brutalmente decapitadas e mortas.
Fonte: MP MT
MINISTÉRIO PÚBLICO MT
A Rede de Proteção do Projeto Luz alcança 280 trabalhadores em maio
A rede de proteção da criança e adolescente de Nova Mutum promoveu, ao longo do mês de maio – em alusão à campanha nacional do 18 de Maio, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes -, um ciclo de palestras voltado à sensibilização e orientação de trabalhadores de empresas de grande porte do município. Ao todo, foram realizados sete encontros, que alcançaram 282 colaboradores.As ações ocorreram em importantes empresas da região, como o Grupo Saito — com atividades no Saito Supermercado e no Supermercado Araras —, além da Del Moro & Del Moro Ltda e da BRF S/A, reforçando a parceria entre o setor produtivo e a rede de proteção no enfrentamento às violações de direitos.As palestras foram conduzidas por profissionais que integram a rede, com atuação multidisciplinar, sendo eles: Ana Carolina R. Alves Fernandes Fleury de Oliveira, Moacir Agulho Junior, Samyra Miqueloti El Saheli, Raquel Becker Nunes, Eliete Amorim Silva, Gabriel Santos do Amaral, Luma Rosa Claudomiro, Lurdes Costa Marques, Mariany Gomes Brandolff e Janaina Santos de Souza.A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento dos trabalhadores sobre temas relevantes abordados pelo Projeto Luz, promovendo conscientização, prevenção e fortalecimento dos canais de proteção.O Ministério Público destaca a importância da aproximação com o setor empresarial como estratégia fundamental para a disseminação de informação qualificada e para o engajamento coletivo na proteção de direitos.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásMinistro André de Paula debate cooperação agropecuária e abertura comercial com o Suriname
-
Sinop5 dias atrásMaio Amarelo encerra programação com blitz educativa e reforça conscientização por um trânsito mais seguro
-
POLICIAL4 dias atrásCom mandado de prisão em aberto, ex-deputado Daltinho não é localizado há mais de um mês
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMauro chama Wellington de “cara de pau”, “mentiroso” e “desonesto” e sugere comando político do DNIT em gestões do PT – veja o video
-
Sinop3 dias atrásCaminhada do Maio Laranja mobiliza rede de proteção e reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Sinop
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVereadores de Várzea Grande se reúnem com senador Jayme Campos em busca de união e pacificação política
-
CUIABÁ4 dias atrásEx-secretário Amauri Monge parte para o ataque e denuncia “pedalada” de R$ 100 milhões na Educação de Cuiabá
-
PICANTES3 dias atrásLore Improta celebra alta da maternidade e agradece carinho dos fãs: ‘Mais especial’

