MATO GROSSO
Seplag realiza aula inaugural do Programa Acelera Gov. MT
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) iniciou, nesta terça-feira (20), a capacitação dos criadores dos 30 projetos selecionados para o programa Acelera Gov. MT. As equipes, compostas principalmente por servidores do Executivo Estadual, participam do treinamento na Escola do Poder Judiciário, em Cuiabá.
O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, ressalta a adesão dos servidores ao Programa, destacando a participação de equipes tanto da capital quanto do interior. “O interesse em melhorar cada vez mais os serviços prestados à sociedade é evidente na administração pública estadual. Portanto, temos como premissa incentivar e estimular o protagonismo desses servidores”, concluiu Bezerra.
O ciclo de aulas contará com encontros presenciais nas próximas três semanas, seguido por atividades em formato híbrido. As sessões serão conduzidas por facilitadores voltados para a área de inovação, intraempreendedorismo e startups. O Acelera Gov. MT é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A aceleração das propostas inclui 16 encontros e, ao final, as equipes apresentarão protótipos ou soluções geradas no decorrer do processo. De acordo com o superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, as equipes participarão de atividades que combinam trilhas de capacitação e conexão, além de mentorias individuais.
“Com as capacitações, irão conhecer ferramentas para desenvolverem os projetos, impulsionando a velocidade de implementação. Já as mentorias possibilitarão aos grupos individualmente estratégias técnicas para ajudá-los a evoluir. E, o apoio das conexões ajudarão nas articulações necessárias para aquisições, implementação operacional ou mudança jurídica”, esclarece o superintendente.
Selecionados
O servidor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Augusto Capistrano, atua em Lucas do Rio Verde e integra a equipe do projeto Detran Móvel, que foi um dos selecionados. “A nossa proposta é levar literalmente o balcão do Detran para mais pessoas, com praticidade e inclusão, facilitando o acesso aos serviços que garantem à cidadania”, explica o servidor.
O Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova-Seplag) divulgou, na última sexta-feira (16.08), os projetos que serão impulsionados no Acelera Gov MT. Quase 60 propostas foram defendidas nos dias 13 e 14 deste mês, totalizando pouco mais de 100 participantes de 24 órgãos estaduais.
Confira aqui a lista de selecionados.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Bombeiros de MT conquistam 5º lugar em competição internacional de salvamento veicular na Alemanha
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conquistou o 5º lugar geral no Holmatro Rescue Challenge 2026, uma das principais competições internacionais de salvamento veicular do mundo, realizada entre os dias 1º e 6 de junho, em Hannover, na Alemanha, durante a Interschutz, considerada a maior feira mundial voltada às áreas de bombeiros, resgate, proteção civil e atendimento a emergências.
Representando o Brasil entre 23 equipes participantes de diversos países, os bombeiros militares mato-grossenses alcançaram um dos resultados mais expressivos já obtidos por equipes brasileiras na competição, evidenciando o elevado nível técnico e operacional da corporação.
A delegação foi composta por sete militares da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), sediada em Tangará da Serra, que atuam diretamente em ocorrências de salvamento veicular e trauma.
A equipe integra o grupo Tangará Rescue, criado para fomentar o desenvolvimento da especialidade dentro da corporação. Atualmente, os militares são bicampeões do Desafio Estadual de Salvamento Veicular do CBMMT, incluindo a conquista do título da 4ª edição da competição, realizada neste ano em Tangará da Serra.
O comandante da equipe, major BM Caíque Xavier Lima, destacou que o resultado obtido representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares de Mato Grosso e reafirma a capacidade técnica da corporação em uma das mais importantes competições da modalidade.
“Fomos a única equipe brasileira participante desta edição do Holmatro Rescue Challenge. Isso representou uma grande responsabilidade, pois levamos o nome do Brasil, de Mato Grosso e de Tangará da Serra para uma competição que reuniu equipes de diversos países e alguns dos maiores especialistas mundiais em resgate e salvamento”, afirmou.
A preparação para o desafio internacional incluiu treinamentos intensificados nos meses que antecederam a competição, seguindo os padrões técnicos adotados mundialmente na modalidade. Durante o Holmatro Rescue Challenge, as equipes enfrentaram simulações de acidentes de trânsito complexos com vítimas presas às ferragens e foram avaliadas em critérios como segurança da cena, estabilização veicular, gerenciamento da ocorrência, atendimento às vítimas, técnicas de desencarceramento, liderança, integração da equipe e eficiência operacional.
Segundo o major Caíque Xavier Lima, além da conquista alcançada, a participação proporcionou intercâmbio de conhecimentos e acesso às melhores práticas internacionais de salvamento veicular, atendimento pré-hospitalar e gerenciamento de ocorrências complexas.
“O principal benefício dessa experiência é o retorno direto para a sociedade. Todo o conhecimento adquirido será compartilhado posteriormente com outros bombeiros militares do Estado, por meio de cursos, instruções e treinamentos, contribuindo para equipes ainda mais preparadas e eficientes no salvamento de vítimas”, ressaltou.
A participação no evento também permitiu acesso às mais modernas técnicas e metodologias de salvamento veicular, refletindo diretamente na qualificação dos profissionais e no aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população mato-grossense.
A participação da equipe na Alemanha foi viabilizada pelo Município de Tangará da Serra, por meio da Prefeitura Municipal e do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (FUNREBOM), com apoio institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
POLÍTICA MT6 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop fortalece turismo religioso com roteiro que destaca artes sacras nas igrejas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
SAÚDE7 dias atrásInaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas
-
NACIONAL7 dias atrásTurismo plural é estratégia de competitividade, defendem especialistas no Fórum Internacional de Mulheres no Turismo
-
NACIONAL7 dias atrásMinistério do Turismo anuncia crédito especial para mulheres empreendedoras do setor em situação de violência

