MATO GROSSO
Seduc lança cartilhas com protocolos de relações saudáveis no ambiente escolar
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) lançou, nesta segunda-feira (12.08), no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá, duas cartilhas impressas com os “Protocolos de Relações Saudáveis no Ambiente Escolar” e o “Manual para Relações Saudáveis (MARES)”, criados com objetivo de fornecer ferramentas para potencializar as amizades e o companheirismo no ambiente de trabalho.
A ação faz parte do projeto “Potencializando as Relações Saudáveis na Educação”, que teve início em dezembro de 2023, com a participação de coordenadores de Gestão de Pessoas, diretores, secretários escolares, coordenadores pedagógicos e as equipes psicossociais das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Os protocolos contemplam oficinas de boas-vindas na primeira semana de cada mês, ações de prevenção ao assédio, oficinas de habilidades sociais, treino de gerenciamento de estresse, treino de controle da raiva e código de conduta de ética profissional.
Já o Manual para Relações Saudáveis (MARES) aborda princípios éticos, morais e respeito mútuo, além de abranger conceitos e exemplos sobre atitudes saudáveis a serem adotadas por toda a comunidade escolar. O material impresso com todo o conteúdo foi disponibilizado aos servidores.
De acordo com a Seduc, o objetivo do programa é construir ambientes saudáveis para melhorar ainda mais as relações interpessoais nas comunidades escolares.
Além do mais, busca transmitir solidariedade, senso de justiça e equidade em ambientes que ajudem os indivíduos a se sentirem estimulados na prevenção da violência e na construção de uma cultura de paz.
Diante de uma plateia de mais de 800 servidores, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca a importância do projeto nas 648 escolas da rede estadual que atendem mais de 321 mil crianças, adolescentes e adultos matriculados no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo ele, manter a saúde emocional no ambiente de trabalho é extremamente importante. “É preciso manter em mente que, sem saúde, não há trabalho, e, principalmente, sem boa saúde, não há produtividade”.
Alan observa que as escolas da rede estadual se tornaram ambientes mais atrativos, seguros e saldáveis. Diz, ainda, que a construção do conhecimento vai muito além do aprendizado em sala de aula. “Por isso, as pessoas e o espaço físico da escola também deve ser considerado como parte da proposta pedagógica, do processo de aprendizagem e das relações saudáveis no ambiente escolar”.
Durante o evento, os presentes também assistiram a palestra ‘Navegue nos Mares’, com a doutora em Psicologia Organizacional, professora Joceli Drummond. Em sua fala, Drummond disse que Mato Grosso está à frente de Portugal, país que começou a implementar o mesmo projeto.
“Estou vendo que o resultado obtido na rede estadual de Mato Grosso está bem acima da média. Vocês estão de parabéns. Acompanho diversos trabalhos que estão sendo realizados em Portugal, pela União Europeia, e posso afirmar que o estado está colocando em prática aqui é superior”, comparou a professora.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil prende foragido da Justiça do Paraná que atuava com venda de produtos furtados em Pontes e Lacerda
Um homem, foragido da Justiça do Paraná e que estava atuando com o comércio de objetos furtados, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (9.6), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Pontes e Lacerda.
O suspeito, de 33 anos, estava com mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Cascavel (PR), pelo crime de roubo o qual foi devidamente cumprido. Ele também foi autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada.
As diligências que resultaram na prisão do suspeito iniciaram após os policiais civis da Delegacia de Pontes e Lacerda, receber informações de que objetos furtados estariam sendo comercializados por um suspeito conhecido pelo apelido de “Colombiano”.
Com base nas informações, os investigadores foram até o endereço, onde foram recebidos por uma moradora que autorizou a entrada da equipe na residência. No imóvel, os policiais reconheceram um lençol e um tripé que apareciam nas imagens dos objetos subtraídos.
Em seguida, o suspeito foi visto por testemunhas, deixando o local carregando uma mochila. Pouco tempo depois, ele retornou ao condomínio, ocasião em que foi abordado pela equipe policial.
Questionado, o investigado confessou que havia escondido os demais produtos subtraídos em uma área de mata próxima. Os policiais se deslocaram até o local indicado e recuperaram diversos bens provenientes do furto, entre eles ferramentas profissionais e equipamentos eletrônicos.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por receptação qualificada. Durante a checagem de seus antecedentes, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto, o qual foi devidamente cumprido.
Após a adoção das medidas legais cabíveis, o preso foi colocado à disposição da Justiça.
Recuperação dos bens
Entre os materiais recuperados pela Polícia Civil estão duas lixadeiras profissionais, um nível a laser, uma serra mármore elétrica, além de outras ferramentas e equipamentos utilizados em obras e serviços de construção civil.
Fonte: Governo MT – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
ARTIGOS7 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT6 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos

