MATO GROSSO
“Recurso do Governo para a compra dos equipamentos vai ser fundamental para o hospital funcionar”, afirma prefeito de Sinop
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, afirmou que o repasse de R$ 14,3 milhões do Governo do Estado vai ser fundamental para o funcionamento do novo Hospital Municipal.
O repasse foi oficializado na noite desta quarta-feira (4.6). O valor será usado para a compra de equipamentos hospitalares na unidade, que já está prestes a ser inaugurado. Parte do recurso foi destinada pelo deputado federal Nelson Barbudo e pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco.
“O Governo tem sido muito parceiro de Sinop. Eu digo que é praticamente um braço-direito do município, nos auxiliando em todas as demandas que precisamos”, registrou o prefeito.
O governador Mauro Mendes destacou que o estado tem auxiliado os municípios de todas as regiões do estado para a melhoria da atenção básica de Saúde.
“Além dos seis grandes hospitais que estamos construindo, também temos ajudado as prefeituras a equipar, reformar e modernizar as próprias unidades. Para fazer a Saúde funcionar, é importante que o cidadão seja bem atendido já na atenção básica, que é de responsabilidade dos municípios, e o estado vai continuar a ser parceiro nessas ações”, afirmou o governador
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco ressaltou que esse auxílio é mais um dos grandes investimentos do Estado em Sinop.
“O Governo tem ajudado muito o município de Sinop, com obras como a modernização do Hospital Regional, a nova Politec, o Batalhão da Polícia Militar, sem contar a infraestrutura que tem avançado muito. E esse repasse vai ser fundamental para que possamos colocar, muito em breve, esse hospital à disposição da população”, declarou.
Também participaram da assinatura do deputado estadual Diego Guimarães, que destinou R$ 1 milhão para a saúde do município, e o secretário municipal de Saúde de Sinop, Érico Gonçalves.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Bombeiros de MT conquistam 5º lugar em competição internacional de salvamento veicular na Alemanha
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conquistou o 5º lugar geral no Holmatro Rescue Challenge 2026, uma das principais competições internacionais de salvamento veicular do mundo, realizada entre os dias 1º e 6 de junho, em Hannover, na Alemanha, durante a Interschutz, considerada a maior feira mundial voltada às áreas de bombeiros, resgate, proteção civil e atendimento a emergências.
Representando o Brasil entre 23 equipes participantes de diversos países, os bombeiros militares mato-grossenses alcançaram um dos resultados mais expressivos já obtidos por equipes brasileiras na competição, evidenciando o elevado nível técnico e operacional da corporação.
A delegação foi composta por sete militares da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), sediada em Tangará da Serra, que atuam diretamente em ocorrências de salvamento veicular e trauma.
A equipe integra o grupo Tangará Rescue, criado para fomentar o desenvolvimento da especialidade dentro da corporação. Atualmente, os militares são bicampeões do Desafio Estadual de Salvamento Veicular do CBMMT, incluindo a conquista do título da 4ª edição da competição, realizada neste ano em Tangará da Serra.
O comandante da equipe, major BM Caíque Xavier Lima, destacou que o resultado obtido representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares de Mato Grosso e reafirma a capacidade técnica da corporação em uma das mais importantes competições da modalidade.
“Fomos a única equipe brasileira participante desta edição do Holmatro Rescue Challenge. Isso representou uma grande responsabilidade, pois levamos o nome do Brasil, de Mato Grosso e de Tangará da Serra para uma competição que reuniu equipes de diversos países e alguns dos maiores especialistas mundiais em resgate e salvamento”, afirmou.
A preparação para o desafio internacional incluiu treinamentos intensificados nos meses que antecederam a competição, seguindo os padrões técnicos adotados mundialmente na modalidade. Durante o Holmatro Rescue Challenge, as equipes enfrentaram simulações de acidentes de trânsito complexos com vítimas presas às ferragens e foram avaliadas em critérios como segurança da cena, estabilização veicular, gerenciamento da ocorrência, atendimento às vítimas, técnicas de desencarceramento, liderança, integração da equipe e eficiência operacional.
Segundo o major Caíque Xavier Lima, além da conquista alcançada, a participação proporcionou intercâmbio de conhecimentos e acesso às melhores práticas internacionais de salvamento veicular, atendimento pré-hospitalar e gerenciamento de ocorrências complexas.
“O principal benefício dessa experiência é o retorno direto para a sociedade. Todo o conhecimento adquirido será compartilhado posteriormente com outros bombeiros militares do Estado, por meio de cursos, instruções e treinamentos, contribuindo para equipes ainda mais preparadas e eficientes no salvamento de vítimas”, ressaltou.
A participação no evento também permitiu acesso às mais modernas técnicas e metodologias de salvamento veicular, refletindo diretamente na qualificação dos profissionais e no aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população mato-grossense.
A participação da equipe na Alemanha foi viabilizada pelo Município de Tangará da Serra, por meio da Prefeitura Municipal e do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (FUNREBOM), com apoio institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVencedores destacam a força do rádio e estimulam novas inscrições
-
POLÍTICA MT6 dias atrásComissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
-
POLÍTICA MT3 dias atrásIrajá Lacerda entre a Cruz e a Espada, sob risco de ver candidatura naufragar
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop fortalece turismo religioso com roteiro que destaca artes sacras nas igrejas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásConsulta popular colocará fim há 27 anos de disputa territorial entre Poxoréu e Primavera do Leste
-
SAÚDE7 dias atrásInaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas
-
NACIONAL7 dias atrásTurismo plural é estratégia de competitividade, defendem especialistas no Fórum Internacional de Mulheres no Turismo
-
NACIONAL7 dias atrásMinistério do Turismo anuncia crédito especial para mulheres empreendedoras do setor em situação de violência

