MATO GROSSO
Polícia Civil prende homem que matou mulher a facadas em Rondonópolis
Policiais da Delegacia de Homicídios de Rondonópolis prenderam em flagrante, horas após o crime, o autor do homicídio de uma mulher encontrada morta com ferimentos de faca, em uma casa no Residencial Boa Vista, na manhã de quarta-feira (29.1).
A equipe policial foi acionada por volta das 11 horas de ontem, após a vítima Maria José de Jesus da Silva, de 58 anos, ser localizada com uma lesão extensa na região do pescoço, causada por arma cortante.
De acordo com os peritos da Politec que analisaram a cena do crime, a vítima estava morta havia entre 8 e 12 horas, ou seja, Maria José foi assassinada próximo à meia-noite do dia 28 de janeiro.
As diligências investigativas iniciaram imediatamente e a equipe da DHPP apurou que, na noite do dia anterior, A.D.S, de 53 anos, foi à residência da vítima para ambos consumirem drogas. Ele foi a última pessoa a ter contato com Maria José antes dela ser encontrada morta.
A.D.S foi localizado na tarde de quarta-feira pela equipe policial, em uma clínica destinada a dependentes químicos.
Interrogado na delegacia, ele informou que está internado na clínica de recuperação há um mês aproximadamente, porém, no dia 28 de janeiro alegou que precisou sair e foi à casa de sua irmã para resolver um problema familiar.
Relatou, ainda, que durante a noite teve uma recaída e usou quatro porções de pasta base de cocaína e não soube informar o horário que retornou para a clínica, pois teria lapsos de memória depois de usar entorpecentes. Ele também negou ter matado ou usado drogas com a vítima, mas confirmou que esteve com Maria José na noite de terça-feira.
De acordo com informações de pessoas próximas, a vítima e A.D.S não possuíam relacionamento amoroso, no entanto, ocasionalmente se reuniam para ingerir bebida alcoólica e usar drogas.
Os policiais da DHPP recolheram as roupas que A.D.S utilizou entre a terça e quarta-feira. As vestimentas foram submetidas a exame pericial e foi constatada a presença de sangue humano nas peças.
Diante dos indícios de autoria, o delegado João Paulo Praisner autuou o suspeito em flagrante por homicídio duplamente qualificado. Foi encaminhada representação ao Poder Judiciário pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva e assim A.D.S ficará durante as investigações. O inquérito policial será concluído no prazo de 10 dias.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Mato Grosso pratica menor alíquota de ICMS do país; preço dos combustíveis é resultado de fatores de mercado
Mato Grosso pratica a menor alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do país sobre o etanol hidratado. No estado, a alíquota é de 10,5%, enquanto nos demais estados a carga tributária varia entre 12% e 22%.
O preço dos combustíveis pago pelo cidadão é influenciado por diversos fatores da cadeia produtiva, que vão desde o valor do petróleo no mercado internacional até os custos de distribuição, revenda e a incidência de tributos federais e estaduais, que variam conforme o produto.
Entre os benefícios concedidos na cadeia de combustíveis, destaca-se o setor de aviação, que conta com redução da base de cálculo do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), resultando em carga tributária entre 2,72% e 7%, com finalidade de fomentar a aviação regional, conforme critérios previstos na legislação.
Também recebem incentivos o gás natural (GNV), com carga reduzida de 2%, e o etanol anidro produzido no estado, que conta com abatimento de R$ 0,23 por litro no valor do ICMS devido.
Apesar de compor o preço final, o tributo estadual é apenas um dos elementos do valor pago pelo consumidor. Entre os principais fatores que influenciam o preço estão o custo de produção ou importação do combustível, a política de preços das refinarias, além das despesas com transporte, armazenamento e a margem de lucro de distribuidores e postos revendedores.
Além disso, também há incidência de tributos federais, como PIS/Cofins, que integram a composição do preço.
A forma de tributação também influencia essa composição. Para combustíveis como gasolina, etanol anidro, diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), o ICMS segue o modelo ad rem, definido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), com valor fixo em reais por litro. Nesses casos, o imposto é recolhido uma única vez na cadeia, geralmente na etapa de produção ou importação.
Já para o querosene de aviação (QAV), o etanol hidratado e o gás natural (GNV e GNL), a tributação é sobre o valor do produto. Nesses casos, o cálculo do ICMS utiliza o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), apurado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz), que reflete os preços efetivamente praticados no mercado.
Assim, quando há redução nos preços ao consumidor, o PMPF também diminui, resultando em menor base de cálculo do ICMS e, consequentemente, em menor valor de imposto a ser recolhido. Da mesma forma, aumentos nos preços praticados levam à elevação do indicador.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásComissão de Saúde se reúne para discutir situação do Samu em Cuiabá
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEmendas de Jayme Campos já garantiram 49 CRAS para Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásDeputada Eliane Xunakalo classifica dispensa de servidores e fechamento de unidades do Samu, como desmonte da política de saúde
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásChina confirma foco de aftosa e abates na Rússia elevam alerta no mercado
-
POLÍTICA MT4 dias atrásComissão de Saúde cobra do Governo que reveja demissões e desativação de unidades do Samu em Mato Grosso
-
Sinop7 dias atrásPrefeitura de Sinop destaca desenvolvimento econômico e potencialidades turísticas durante principal feira de agronegócio do Norte de MT
-
SAÚDE5 dias atrásGoverno do Brasil intensifica vacinação nas escolas públicas e busca alcançar 27 milhões de estudantes
-
VÁRZEA GRANDE MT4 dias atrásAjuste técnico
