MATO GROSSO

Polícia Civil cumpre ordens judiciais contra facção criminosa voltada para o tráfico interestadual

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (30.10), a Operação Doce Amargo – Acorde Final, com o objetivo de desarticular uma complexa faccão criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas. A operação representa a fase conclusiva de uma série de investigações iniciadas em 2023, que revelou uma rede de narcotraficantes atuando na baixada cuiabana com ramificações em outros estados.

Na operação, são cumpridos 25 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão domiciliar, Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias da Capital. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados, além do sequestro de veículos utilizados nas atividades ilícitas.

As ordens judiciais são cumpridas em quatro estados do país, nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande (MT), Tefé (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN), evidenciando o caráter interestadual da faccão criminosa. Os investigados respondem pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

O cumprimento dos mandados conta com o apoio das unidades da Diretoria de Atividades Especiais (DAE), Diretoria Metropolitana, Delegacia de Polícia de Campo Novo do Parecis, bem como unidades de outros estados: Delegacia de Tefé (AM), Denarc de Natal (RN), e 12ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro (RJ).

Estrutura do crime

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) iniciaram em 2023, conseguindo identificar uma extensa rede de tráfico estruturada com divisão organizada de funções, incluindo fornecedores, intermediários, distribuidores e responsáveis pela logística de transporte e armazenamento.

Para a prática da atividade ilícita, o grupo utilizava locais fixos para armazenamento de drogas, conhecidos como “casas-cofre”, estabelecia rotas de fornecimento interestadual e movimentava grandes quantidades de maconha, cocaína e haxixe de forma coordenada e contínua.

Leia Também:  Em menos de 24 h, Polícia Civil e a ANP fecham duas vezes o mesmo posto por venda combustíveis adulterados

A análise dos dados obtidos por meio de investigações anteriores, aliado ao trabalho de campo da equipe de investigação demonstrou que os investigados mantinham fornecedores em outros estados, especialmente no Rio de Janeiro e Amazonas, e discutiam em várias oportunidades a viabilidade do transporte de entorpecentes por meio de encomendas pelos Correios e transportadores.

O grupo também estruturou um sistema paralelo de movimentação financeira, utilizando transações via Pix para pagamento das drogas e ocultação dos valores ilícitos.

Modo de ação e movimentações

Foi identificado que os investigados alteravam constantemente seus endereços residenciais, possivelmente com intuito de dificultar as investigações policiais e obstruir suas localizações.

Durante os meses de investigação, a análise dos dados revelou ainda que o grupo realizava negociações quase diárias com registros de comercialização de grandes quantidades de entorpecentes. Em um dos casos, chegou a realizar a negociação de lote contendo 300 quilogramas de drogas, dos quais 200 já haviam sido comercializados.

O sistema financeiro da facção também chamou atenção, uma vez que os pagamentos eram centralizados em contas específicas, com movimentações constantes via Pix. Os valores eram repassados entre os integrantes do grupo de forma organizada, com alguns investigados recebendo porcentagens sobre as vendas realizadas.

Segundo o delegado responsável pela coordenação da operação, Marcelo Miranda Muniz, a investigação evidenciou a gravidade e complexidade da facção criminosa desarticulada, demonstrando que o grupo operava com divisão de tarefas bem definida e hierarquia estruturada.

Leia Também:  Câmara Temática estuda tornar compulsória a notificação de casos de violência contra a mulher

“Identificamos coordenadores responsáveis pelas negociações, intermediários que recebiam e repassavam pedidos, distribuidores que mantinham casas-cofre para armazenamento, e operadores financeiros que movimentavam os recursos ilícitos através de contas bancárias. O volume de recursos movimentados e a ampla rede de contatos evidenciam a periculosidade do grupo e a necessidade de repressão qualificada”, detalhou.

De acordo com o delegado titular da Denarc, Wilson Cibulskis, a medida representa um importante passo no enfrentamento ao tráfico de drogas e na descapitalização de facções criminosas. “Além de retirar entorpecentes de circulação, nosso objetivo é atingir também o patrimônio usado pelos criminosos para manter suas atividades ilícitas”, destacou.

Doce Amargo – Acorde Final

O nome da operação integra uma série de operações sucessivas batizadas com o termo “Doce Amargo”, desenvolvidas pela Denarc para combater o tráfico de drogas interestadual. O termo ‘Doce Amargo’, além de fazer alusão às drogas sintéticas comercializadas, traduz, de forma simbólica, a dicotomia existente no mundo do tráfico: uma atividade que, embora prometa ganhos fáceis e aparentes benefícios, conduz inevitavelmente a consequências amargas para todos os envolvidos.

O subtítulo “Acorde Final” representa o encerramento de um importante ciclo investigativo representando o desfecho das ações de inteligência, vigilância e coleta de elementos probatórios, culminando na neutralização desse núcleo criminoso, com forte impacto no mercado ilícito de drogas da baixada cuiabana.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT homenageia servidores que completaram 25 anos de carreira

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta sexta-feira (31.10), uma solenidade para condecorar servidores com 25 anos de serviço. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em razão do Dia do Servidor Público.

Participaram da cerimônia 40 servidores, familiares e autoridades, reunindo mais de 300 pessoas na solenidade.

Os homenageados receberam um bóton com o brasão do Estado e a legenda “servidor público 25 anos”, além de um certificado.

O governador Mauro Mendes, em sua fala na abertura do evento, parabenizou os servidores.

“Quero expressar minha sincera gratidão a todos os servidores e servidoras do Estado de Mato Grosso que hoje celebram 25 anos de dedicação ao serviço público. Cada um de vocês contribuiu, com empenho e compromisso, para construir um Estado mais eficiente, justo e humano. Agradeço pelo trabalho incansável, pela responsabilidade com que cumprem suas funções e pela contribuição diária para que o governo avance em todas as áreas, da educação à saúde, da segurança à infraestrutura. Em nome do Governo de Mato Grosso e de toda a população mato-grossense, muito obrigado por esses 25 anos de entrega, de serviço e de amor ao nosso Estado”, disse o governador de MT.

Para o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), Basílio Bezerra, celebrar os 25 anos de dedicação ao serviço público é reconhecer uma trajetória marcada por compromisso, responsabilidade e amor pelo que se faz.

“Cada servidor homenageado representa uma história de entrega ao cidadão mato-grossense, de superação de desafios e de contribuição concreta para o fortalecimento da administração pública. Essa condecoração é uma forma de agradecer por essa caminhada e reafirmar o compromisso do Governo do Estado em continuar valorizando quem faz o serviço público acontecer. Reconhecer o servidor é reconhecer o próprio Estado, pois é por meio do trabalho diário de cada um que conseguimos transformar políticas em resultados e garantir serviços de qualidade à sociedade”, destacou o secretário.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, disse que a condecoração simboliza o reconhecimento e a gratidão do Estado aos servidores, reafirmando o papel essencial de cada um na construção de uma administração mais eficiente e humana.

“A condecoração é um gesto de reconhecimento e gratidão aos servidores que dedicaram 25 anos de suas vidas ao serviço público. Cada um deles contribuiu, com seu trabalho, comprometimento e experiência, para a construção de um Estado mais eficiente e humano. Celebrar essa trajetória é também reafirmar o valor do servidor público como pilar essencial da administração e do desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou a adjunta.

Leia Também:  Secel prorroga prazo para projetos sociais se inscreverem em edital que vai financiar iniciativas na área do esporte

Para o auditor do Estado de Mato Grosso, Norton Glay Sales Santos, receber essa homenagem é, antes de tudo, motivo de gratidão a Deus, à sua família e a todos os colegas que fizeram parte da sua caminhada.

“Cada experiência vivida ao longo dessa trajetória me tornou mais humano e consciente do meu papel de servir melhor ao próximo e ao cidadão. Agradeço também à instituição à qual tenho me dedicado com orgulho durante todos esses anos”, acrescentou Norton.


Servidor Norton Santos foi um dos homenageados. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT

Quem também está muito agradecido pela condecoração é o servidor Gildemar Sales Sousa, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Este é um momento de profunda gratidão e reflexão por tudo o que vivi ao longo desses 25 anos na Secretaria de Saúde. Lembro com carinho dos colegas e das experiências que marcaram essa trajetória, sempre com aprendizado e companheirismo. Sou muito grato pela acolhida no setor de Folha de Pagamento, onde encerro minha caminhada, assim como quando comecei na Secretaria de Educação. Hoje, ao celebrar 25 anos de SES e quase 35 anos de carreira no serviço público, o sentimento que resume tudo é o de agradecimento”, diz Gildemar.

Servidor Gildemar Sousa também foi um dos condecorados. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT
Já a servidora Angela Maria de Moraes, da Secretaria de Educação (Seduc), afirmou que o momento é muito especial e de profunda emoção.

“Ao lembrar dos meus 25 anos de jornada na Educação, sinto gratidão por tudo o que vivi e pelas vidas que pude impactar. Nunca esqueço de um aluno que me disse que se alimentava melhor na escola do que em casa. Essa lembrança me acompanha até hoje e reforça o quanto nosso trabalho faz diferença. Comecei como contratada em 1996, me efetivei em 2000 e, desde então, atuei como secretária, diretora e, hoje, estou na Seduc. Ser servidora pública é servir ao público, é cuidar de professores, alunos e famílias com dedicação e amor. Essa homenagem representa o reconhecimento de uma trajetória construída com propósito e gratidão”, complementou Angela.

Leia Também:  Câmara Temática estuda tornar compulsória a notificação de casos de violência contra a mulher


Servidora Angela de Moraes foi uma das agraciadas com a condecoração. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT
A servidora Simone Celso Dourado, da Secretaria de Fazenda (Sefaz), também se emocionou ao lembrar sua trajetória de 25 anos atuando no Governo de Mato Grosso.

“Minha trajetória no serviço público começou com um sonho de infância. Desde os 11 anos, quando estudava em uma escola pública, eu desejava cursar a UFMT, trabalhar na minha área e conquistar minha independência. Com esforço e fé, realizei cada um desses sonhos: me formei, fui aprovada em concurso público e hoje celebro 25 anos de dedicação ao Estado de Mato Grosso. Sou imensamente grata a Deus, à minha irmã Silmara, que sempre me apoiou, e à gestão da Sefaz e da Seplag por valorizarem servidores com tanto carinho. Este é um momento de emoção e profunda gratidão por tudo o que vivi e conquistei nessa caminhada”, relembrou Simone.


Servidora Simone Dourado também foi uma das homenageadas. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT
Os servidores homenageados estão lotados em 21 órgãos e entidades públicas, sendo eles: Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Casa Civil, Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Mato Grosso Previdência (MT Prev), Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM), Fundação Nova Chance, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e Detran.

Além do governador Mauro Mendes e o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, estiveram presentes os secretários de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira; de Educação, Alan Porto; da Controladoria Geral do Estado, Paulo Farias Nazareth Netto; o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, e a secretária Adjunta de Ação Governamental da Casa Civil, Claudia Cristina Ferraz de Sousa, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA