MATO GROSSO

Inscrições para o vestibular da Unemat podem ser feitas até 30 de outubro

O período de inscrições para o vestibular 2024/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para ingresso no primeiro semestre de 2024, vai até o dia 30 de outubro. Nesta edição são ofertas 2.390 vagas em 60 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado.

As inscrições para o seletivo por prova custam R$ 100 e para o seletivo por histórico escolar custam R$ 40.

O edital e a página de inscrições pode ser acessados clicando aqui.

Novidades

Tradicionalmente, o ingresso no primeiro semestre de cada ano letivo era realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, enquanto o ingresso no segundo semestre de cada ano letivo era realizado pelo vestibular próprio da Unemat.

Nesta edição, o ingresso no primeiro semestre de 2024 será por vestibular próprio da Unemat.

Outra novidade é que este vestibular contará com dois processos seletivos: um por prova e outro por análise de histórico escolar do Ensino Médio, dependendo do curso no qual o candidato tiver interesse.

O candidato que ainda estiver cursando o 3º ano do Ensino Médio poderá participar, e deverá enviar o histórico escolar provisório, do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que pode ser retirado na secretaria da escola onde estuda.

Leia Também:  Polícia Civil prende jovem procurado por homicídio em Mirassol d'Oeste

Esta edição apresenta diversas novidades, como novos cursos e mudanças de turno em cursos já existentes. Confira todas as novidades clicando aqui.

Provas

As provas serão realizadas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

As duas fases da prova serão realizadas em etapa única no dia 3 de dezembro, das 13 às 18 horas.

Todas as informações sobre as etapas do vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

DÚVIDAS

Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Concurso e Vestibulares (Covest) pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 99969-2238

Confira os cursos ofertados:

Cursos com ingresso por histórico escolar:

Arquitetura e Urbanismo (Integral): Barra do Bugres

Ciências Biológicas (Noturno): Alta Floresta, Cáceres, Nova Xavantina e Tangará da Serra

Ciência da Computação: Alto Araguaia (Noturno), Barra do Bugres (Noturno) e Cáceres (Matutino)

Ciências Econômicas (Noturno): Sinop

Leia Também:  Governador confirma nomes de 13 secretários de Estado

Educação Física: Cáceres (Matutino) e Diamantino (Noturno)

Engenharia Civil (Integral): Nova Xavantina, Sinop e Tangará da Serra

Engenharia de Produção Agroindustrial (Noturno): Barra do Bugres

Engenharia Elétrica (Integral): Sinop

Engenharia Florestal (Matutino): Alta Floresta

Geografia (Noturno): Cáceres e Sinop

Gestão de Turismo (Noturno): Nova Xavantina

História (Noturno): Cáceres

Jornalismo (Noturno): Tangará da Serra

Letras (Noturno): Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra

Matemática (Noturno): Barra do Bugres, Cáceres e Sinop

Produção de Alimentos (Noturno): Barra do Bugres

Sistemas de Informação (Noturno): Sinop

Zootecnia (Integral, com atividades concentradas no matutino): Pontes e Lacerda

Cursos com ingresso por prova:

Administração (Noturno): Diamantino, Juara, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra

Agronomia (Integral): Alta Floresta , Cáceres, Nova Mutum, Nova Xavantina e Tangará da Serra

Ciências Contábeis (Noturno): Cáceres, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra

Direito: Alta Floresta (Noturno), Barra do Bugres (Noturno), Cáceres (Matutino), Diamantino (Noturno) e Pontes e Lacerda (Noturno)

Enfermagem (Integral): Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra

Gestão e Inovação em Agronegócios (Matutino): Tangará da Serra

Medicina (Integral): Cáceres

Pedagogia (Noturno): Cáceres, Juara e Sinop

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Governo de MT homenageia servidores que completaram 25 anos de carreira

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta sexta-feira (31.10), uma solenidade para condecorar servidores com 25 anos de serviço. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em razão do Dia do Servidor Público.

Participaram da cerimônia 40 servidores, familiares e autoridades, reunindo mais de 300 pessoas na solenidade.

Os homenageados receberam um bóton com o brasão do Estado e a legenda “servidor público 25 anos”, além de um certificado.

O governador Mauro Mendes, em sua fala na abertura do evento, parabenizou os servidores.

“Quero expressar minha sincera gratidão a todos os servidores e servidoras do Estado de Mato Grosso que hoje celebram 25 anos de dedicação ao serviço público. Cada um de vocês contribuiu, com empenho e compromisso, para construir um Estado mais eficiente, justo e humano. Agradeço pelo trabalho incansável, pela responsabilidade com que cumprem suas funções e pela contribuição diária para que o governo avance em todas as áreas, da educação à saúde, da segurança à infraestrutura. Em nome do Governo de Mato Grosso e de toda a população mato-grossense, muito obrigado por esses 25 anos de entrega, de serviço e de amor ao nosso Estado”, disse o governador de MT.

Para o secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), Basílio Bezerra, celebrar os 25 anos de dedicação ao serviço público é reconhecer uma trajetória marcada por compromisso, responsabilidade e amor pelo que se faz.

“Cada servidor homenageado representa uma história de entrega ao cidadão mato-grossense, de superação de desafios e de contribuição concreta para o fortalecimento da administração pública. Essa condecoração é uma forma de agradecer por essa caminhada e reafirmar o compromisso do Governo do Estado em continuar valorizando quem faz o serviço público acontecer. Reconhecer o servidor é reconhecer o próprio Estado, pois é por meio do trabalho diário de cada um que conseguimos transformar políticas em resultados e garantir serviços de qualidade à sociedade”, destacou o secretário.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, disse que a condecoração simboliza o reconhecimento e a gratidão do Estado aos servidores, reafirmando o papel essencial de cada um na construção de uma administração mais eficiente e humana.

“A condecoração é um gesto de reconhecimento e gratidão aos servidores que dedicaram 25 anos de suas vidas ao serviço público. Cada um deles contribuiu, com seu trabalho, comprometimento e experiência, para a construção de um Estado mais eficiente e humano. Celebrar essa trajetória é também reafirmar o valor do servidor público como pilar essencial da administração e do desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou a adjunta.

Leia Também:  Câmeras do Vigia Mais MT auxiliam na prisão de autor de homicídio em Alto Boa Vista

Para o auditor do Estado de Mato Grosso, Norton Glay Sales Santos, receber essa homenagem é, antes de tudo, motivo de gratidão a Deus, à sua família e a todos os colegas que fizeram parte da sua caminhada.

“Cada experiência vivida ao longo dessa trajetória me tornou mais humano e consciente do meu papel de servir melhor ao próximo e ao cidadão. Agradeço também à instituição à qual tenho me dedicado com orgulho durante todos esses anos”, acrescentou Norton.


Servidor Norton Santos foi um dos homenageados. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT

Quem também está muito agradecido pela condecoração é o servidor Gildemar Sales Sousa, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Este é um momento de profunda gratidão e reflexão por tudo o que vivi ao longo desses 25 anos na Secretaria de Saúde. Lembro com carinho dos colegas e das experiências que marcaram essa trajetória, sempre com aprendizado e companheirismo. Sou muito grato pela acolhida no setor de Folha de Pagamento, onde encerro minha caminhada, assim como quando comecei na Secretaria de Educação. Hoje, ao celebrar 25 anos de SES e quase 35 anos de carreira no serviço público, o sentimento que resume tudo é o de agradecimento”, diz Gildemar.

Servidor Gildemar Sousa também foi um dos condecorados. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT
Já a servidora Angela Maria de Moraes, da Secretaria de Educação (Seduc), afirmou que o momento é muito especial e de profunda emoção.

“Ao lembrar dos meus 25 anos de jornada na Educação, sinto gratidão por tudo o que vivi e pelas vidas que pude impactar. Nunca esqueço de um aluno que me disse que se alimentava melhor na escola do que em casa. Essa lembrança me acompanha até hoje e reforça o quanto nosso trabalho faz diferença. Comecei como contratada em 1996, me efetivei em 2000 e, desde então, atuei como secretária, diretora e, hoje, estou na Seduc. Ser servidora pública é servir ao público, é cuidar de professores, alunos e famílias com dedicação e amor. Essa homenagem representa o reconhecimento de uma trajetória construída com propósito e gratidão”, complementou Angela.

Leia Também:  Governo de MT apresenta avanços do programa REDD+ na Semana do Clima de Nova York


Servidora Angela de Moraes foi uma das agraciadas com a condecoração. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT
A servidora Simone Celso Dourado, da Secretaria de Fazenda (Sefaz), também se emocionou ao lembrar sua trajetória de 25 anos atuando no Governo de Mato Grosso.

“Minha trajetória no serviço público começou com um sonho de infância. Desde os 11 anos, quando estudava em uma escola pública, eu desejava cursar a UFMT, trabalhar na minha área e conquistar minha independência. Com esforço e fé, realizei cada um desses sonhos: me formei, fui aprovada em concurso público e hoje celebro 25 anos de dedicação ao Estado de Mato Grosso. Sou imensamente grata a Deus, à minha irmã Silmara, que sempre me apoiou, e à gestão da Sefaz e da Seplag por valorizarem servidores com tanto carinho. Este é um momento de emoção e profunda gratidão por tudo o que vivi e conquistei nessa caminhada”, relembrou Simone.


Servidora Simone Dourado também foi uma das homenageadas. Crédito: Dayanne Santana | Seplag-MT
Os servidores homenageados estão lotados em 21 órgãos e entidades públicas, sendo eles: Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Casa Civil, Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Mato Grosso Previdência (MT Prev), Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM), Fundação Nova Chance, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e Detran.

Além do governador Mauro Mendes e o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, estiveram presentes os secretários de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira; de Educação, Alan Porto; da Controladoria Geral do Estado, Paulo Farias Nazareth Netto; o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, e a secretária Adjunta de Ação Governamental da Casa Civil, Claudia Cristina Ferraz de Sousa, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA