MATO GROSSO

Escola de Saúde Pública inicia 2ª turma de especialização interprofissional em Atenção Integral às Pessoas com hanseníase

A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, nesta quarta-feira (25.3), a aula inaugural da segunda turma do Curso de Especialização Interprofissional em Atenção Integral às Pessoas com Hanseníase. A solenidade foi promovida na sede da escola, no bairro Coophema.

São 31 profissionais, entre enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, de 21 municípios, que farão o curso com carga horária de 392 horas/aula.

Segundo a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, o curso reafirma o compromisso da gestão com a educação permanente em saúde para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso e com o fortalecimento das políticas públicas na Construção da Rede Viva da Atenção à Saúde.

“Transformar o cuidado em hanseníase não é apenas uma questão técnica. Exige mudança nas relações, nos processos e, principalmente, no pensar coletivo. Ao qualificar profissionais em uma matriz interprofissional, a ESP-MT dá o passo definitivo para reduzir a carga da doença e devolver a dignidade e a funcionalidade às pessoas no SUS”, explicou.

O enfermeiro Márcio Souza, que atua no Centro de Referência de Hanseníase e Tuberculose de Sinop, considera que o curso de especialização será uma oportunidade de se qualificar e de melhorar a assistência do seu município, mas que é importante na construção de uma rede de cuidado em todas as regiões do Estado.

Leia Também:  Museu de Arte Sacra promove seminário para construção de museologia plural e diversa

“Visto que é uma doença, dentro da nossa região, dentro do nosso estado, e inclusive dentro do nosso país, como uma doença hiperendêmica, e que atinge principalmente as populações mais vulneráveis, aquelas que mais precisam de um olhar especial. Então é um movimento que eu faço, tanto pessoal, no sentido de me aprimorar, de me qualificar, mas também tendo como principal objetivo a qualificação de toda uma rede dentro do município de Sinop”, afirmou.


“A minha expectativa é pessoal de aprendizado, melhorar a qualidade da vida dos pacientes portadores de hanseníase e trabalhar em conjunto com os profissionais de maneira multidisciplinar”, acrescentou o médico Antonio Maro, que trabalha em Juruena, e também está na turma.

Flávia Alves, coordenadora e enfermeira do Ambulatório de Atenção Especializada e Regionalizada em Hanseníase (AEER) de Alta Floresta, disse estar muito feliz de fazer parte dessa segunda turma da especialização interprofissional, e que a capacitação vai somar para fortalecer o cuidado com os pacientes ao longo do tratamento.

Leia Também:  Governo de MT investe mais de R$ 161 milhões em Planalto da Serra

“Para mim, foi uma oportunidade única para aperfeiçoar as minhas atividades, meu atendimento e condução no ambulatório e melhorar a prática ao acolhimento do paciente, a preparação da rede, também que é um dos papéis fundamentais da AEER para fortalecer o atendimento e acompanhamento do paciente”, informou.

A primeira turma do Curso de Especialização Interprofissional em Atenção Integral às Pessoas com Hanseníase formou 35 especialistas. Além disso, a ESP já formou 62 médicos em três turmas do curso de especialização em hanseníase.

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica e transmissível, que afeta a pele, os nervos periféricos, a mucosa do trato respiratório superior e os olhos. Ela tem cura e pode ser tratada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A detecção precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar incapacidades permanentes e interromper a transmissão.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Bombeiros de MT conquistam 5º lugar em competição internacional de salvamento veicular na Alemanha

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conquistou o 5º lugar geral no Holmatro Rescue Challenge 2026, uma das principais competições internacionais de salvamento veicular do mundo, realizada entre os dias 1º e 6 de junho, em Hannover, na Alemanha, durante a Interschutz, considerada a maior feira mundial voltada às áreas de bombeiros, resgate, proteção civil e atendimento a emergências.

Representando o Brasil entre 23 equipes participantes de diversos países, os bombeiros militares mato-grossenses alcançaram um dos resultados mais expressivos já obtidos por equipes brasileiras na competição, evidenciando o elevado nível técnico e operacional da corporação.

A delegação foi composta por sete militares da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), sediada em Tangará da Serra, que atuam diretamente em ocorrências de salvamento veicular e trauma.

A equipe integra o grupo Tangará Rescue, criado para fomentar o desenvolvimento da especialidade dentro da corporação. Atualmente, os militares são bicampeões do Desafio Estadual de Salvamento Veicular do CBMMT, incluindo a conquista do título da 4ª edição da competição, realizada neste ano em Tangará da Serra.

Leia Também:  Abertura dos Jogos Olímpicos da Rede Estadual será realizada nesta terça-feira (9) em Cuiabá

O comandante da equipe, major BM Caíque Xavier Lima, destacou que o resultado obtido representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares de Mato Grosso e reafirma a capacidade técnica da corporação em uma das mais importantes competições da modalidade.

“Fomos a única equipe brasileira participante desta edição do Holmatro Rescue Challenge. Isso representou uma grande responsabilidade, pois levamos o nome do Brasil, de Mato Grosso e de Tangará da Serra para uma competição que reuniu equipes de diversos países e alguns dos maiores especialistas mundiais em resgate e salvamento”, afirmou.

A preparação para o desafio internacional incluiu treinamentos intensificados nos meses que antecederam a competição, seguindo os padrões técnicos adotados mundialmente na modalidade. Durante o Holmatro Rescue Challenge, as equipes enfrentaram simulações de acidentes de trânsito complexos com vítimas presas às ferragens e foram avaliadas em critérios como segurança da cena, estabilização veicular, gerenciamento da ocorrência, atendimento às vítimas, técnicas de desencarceramento, liderança, integração da equipe e eficiência operacional.

Segundo o major Caíque Xavier Lima, além da conquista alcançada, a participação proporcionou intercâmbio de conhecimentos e acesso às melhores práticas internacionais de salvamento veicular, atendimento pré-hospitalar e gerenciamento de ocorrências complexas.

Leia Também:  Polícia Militar oficializa novo comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá

“O principal benefício dessa experiência é o retorno direto para a sociedade. Todo o conhecimento adquirido será compartilhado posteriormente com outros bombeiros militares do Estado, por meio de cursos, instruções e treinamentos, contribuindo para equipes ainda mais preparadas e eficientes no salvamento de vítimas”, ressaltou.

A participação no evento também permitiu acesso às mais modernas técnicas e metodologias de salvamento veicular, refletindo diretamente na qualificação dos profissionais e no aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população mato-grossense.

A participação da equipe na Alemanha foi viabilizada pelo Município de Tangará da Serra, por meio da Prefeitura Municipal e do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (FUNREBOM), com apoio institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA