MATO GROSSO

Detran já atendeu mais de mil ocorrências de sinistros de trânsito via Ciosp desde fevereiro deste ano

Desde que passou a integrar a equipe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em fevereiro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) já realizou mais de mil atendimentos de sinistros de trânsito, sendo 1.038 ocorrências resolvidas através do telefone e 86 ocorrências atendidas no local da ocorrência, em Cuiabá ou Várzea Grande.

As ocorrências com maior registro foram de sinistros de trânsito sem vítimas, além de atropelamentos e direção perigosa de veículo. Segundo a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adriana Carnevale, compor a equipe do Ciosp é fundamental para viabilizar os atendimentos e despachos de emergências relacionados às ocorrências de trânsito na região metropolitana de Cuiabá.

A equipe de fiscalização do Detran-MT realiza atendimentos a sinistros de trânsito com e sem vítimas, tanto de forma presencial quanto por meio de orientações telefônicas.

As atividades são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, prestando apoio à população com informações sobre os procedimentos e encaminhamentos adequados.

Leia Também:  Exposição sobre arquitetura religiosa de Mato Grosso é realizada em Cáceres

“Durante a atuação dos agentes, são realizadas ações de segurança e sinalização do local, orientação às vítimas e/ou envolvidos, verificação documental, autuações e aplicação de medidas administrativas, além da gestão do tráfego. Com isso, conseguimos prestar atendimento à população, garantir a segurança de todos os envolvidos nos sinistros e promover a fluidez no trânsito”, destacou a coordenadora de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.

Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a integração do Detran ao Ciosp, junto com demais forças de segurança, vai melhorar a prestação de serviços à população e promover a segurança no trânsito, “uma vez que, esse somatório de esforços aumenta a eficácia das forças de segurança nas ruas e proporciona mais agilidade no atendimento das ocorrências em Cuiabá e Várzea Grande”, disse.

As atividades operacionais das forças de segurança no atendimento de ocorrências de urgência e emergência estão canalizadas no Centro de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT). As ocorrências são comprovadas a partir das chamadas e denúncias que chegam via Ciosp.

Leia Também:  Ação integrada apreende 79 tabletes de drogas em Nossa Senhora do Livramento

Além do Detran-MT, também compõem o Ciosp a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Polícia Penal, a Guarda Municipal de Várzea Grande e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Bombeiros de MT conquistam 5º lugar em competição internacional de salvamento veicular na Alemanha

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conquistou o 5º lugar geral no Holmatro Rescue Challenge 2026, uma das principais competições internacionais de salvamento veicular do mundo, realizada entre os dias 1º e 6 de junho, em Hannover, na Alemanha, durante a Interschutz, considerada a maior feira mundial voltada às áreas de bombeiros, resgate, proteção civil e atendimento a emergências.

Representando o Brasil entre 23 equipes participantes de diversos países, os bombeiros militares mato-grossenses alcançaram um dos resultados mais expressivos já obtidos por equipes brasileiras na competição, evidenciando o elevado nível técnico e operacional da corporação.

A delegação foi composta por sete militares da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM), sediada em Tangará da Serra, que atuam diretamente em ocorrências de salvamento veicular e trauma.

A equipe integra o grupo Tangará Rescue, criado para fomentar o desenvolvimento da especialidade dentro da corporação. Atualmente, os militares são bicampeões do Desafio Estadual de Salvamento Veicular do CBMMT, incluindo a conquista do título da 4ª edição da competição, realizada neste ano em Tangará da Serra.

Leia Também:  Com apoio da Desenvolve MT, casal transforma paixão por hambúrguer em negócio de sucesso em Tangará da Serra

O comandante da equipe, major BM Caíque Xavier Lima, destacou que o resultado obtido representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares de Mato Grosso e reafirma a capacidade técnica da corporação em uma das mais importantes competições da modalidade.

“Fomos a única equipe brasileira participante desta edição do Holmatro Rescue Challenge. Isso representou uma grande responsabilidade, pois levamos o nome do Brasil, de Mato Grosso e de Tangará da Serra para uma competição que reuniu equipes de diversos países e alguns dos maiores especialistas mundiais em resgate e salvamento”, afirmou.

A preparação para o desafio internacional incluiu treinamentos intensificados nos meses que antecederam a competição, seguindo os padrões técnicos adotados mundialmente na modalidade. Durante o Holmatro Rescue Challenge, as equipes enfrentaram simulações de acidentes de trânsito complexos com vítimas presas às ferragens e foram avaliadas em critérios como segurança da cena, estabilização veicular, gerenciamento da ocorrência, atendimento às vítimas, técnicas de desencarceramento, liderança, integração da equipe e eficiência operacional.

Segundo o major Caíque Xavier Lima, além da conquista alcançada, a participação proporcionou intercâmbio de conhecimentos e acesso às melhores práticas internacionais de salvamento veicular, atendimento pré-hospitalar e gerenciamento de ocorrências complexas.

Leia Também:  Governador cita obras em hospitais, UBS e asfalto em Cuiabá: "Muita coisa boa acontecendo"

“O principal benefício dessa experiência é o retorno direto para a sociedade. Todo o conhecimento adquirido será compartilhado posteriormente com outros bombeiros militares do Estado, por meio de cursos, instruções e treinamentos, contribuindo para equipes ainda mais preparadas e eficientes no salvamento de vítimas”, ressaltou.

A participação no evento também permitiu acesso às mais modernas técnicas e metodologias de salvamento veicular, refletindo diretamente na qualificação dos profissionais e no aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população mato-grossense.

A participação da equipe na Alemanha foi viabilizada pelo Município de Tangará da Serra, por meio da Prefeitura Municipal e do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (FUNREBOM), com apoio institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA