MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros combate incêndio em silo de grãos em Pontes e Lacerda

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta segunda-feira (20.4), um incêndio em um silo de armazenamento de soja em uma fazenda localizada na MT-473, no município de Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá).

A equipe da 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM) foi acionada por volta das 9h20 para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os bombeiros constataram a presença de fogo no interior do silo, especialmente em uma área destinada à separação e ao armazenamento dos grãos de soja.

Os funcionários da fazenda já realizavam tentativas iniciais de combate às chamas. Diante da situação, a equipe adotou medidas de segurança, realizando o isolamento da área para evitar maiores riscos. Em seguida, foi iniciado o procedimento de retirada da soja armazenada, estratégia necessária para eliminar o material combustível e possibilitar a extinção do incêndio.

Após a atuação conjunta com os funcionários e o emprego de técnicas adequadas, o incêndio foi extinto, evitando danos mais graves à estrutura e garantindo a segurança dos trabalhadores no local. Apesar da ocorrência, não houve registro de vítimas. Não há informações sobre as causas do incêndio.

Leia Também:  Bombeiros de MT combatem 22 incêndios florestais no Estado neste sábado (12)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Integração entre Samu e Corpo de Bombeiros amplia atendimento pré-hospitalar em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) segue ativo e não será interrompido em Mato Grosso. O serviço é essencial para a assistência à população e continuará operando normalmente, de forma integrada ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT).

Firmada em junho de 2025, a atuação conjunta entre SAMU e Corpo de Bombeiros ampliou a capacidade de resposta no atendimento pré-hospitalar em todo o Estado. O tempo-resposta às chamadas já foi reduzido em 36%, enquanto o número de atendimentos prestados à população aumentou em 30%. A cooperação também possibilitou a ampliação em 100% da cobertura na região da Baixada Cuiabana.

A integração permite maior agilidade no socorro às vítimas, especialmente em ocorrências como acidentes de trânsito, emergências clínicas, resgates e situações de risco.

“O SAMU permanece como um dos pilares do atendimento de urgência e emergência em Mato Grosso. A integração com o Corpo de Bombeiros vem para somar esforços e garantir um serviço ainda mais eficiente à população”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

Leia Também:  Lei Seca fiscaliza 115 veículos e prende 16 motoristas por embriaguez ao volante

Com a cooperação entre as instituições, o SAMU passou a fazer parte do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) e as chamadas para os números de emergência médica 192, do SAMU, e 193, do Corpo de Bombeiros, são direcionadas para uma única central de atendimento, que envia a ambulância mais próxima da ocorrência, agilizando o resgate.

A SES faz a gestão direta do SAMU da Baixada Cuiabana – nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé. Os 20 serviços de SAMU que estão ativos em outras cidades do interior são administrados pelos próprios municípios.

A Secretaria enfatiza que não há qualquer medida para o encerramento do SAMU. Ao contrário, o Estado tem promovido ações para qualificar o serviço, como a renovação da frota de ambulâncias, a capacitação de profissionais, o aprimoramento da estrutura de regulação e a implantação de pelo menos 20 novos serviços municipais do SAMU, com aporte financeiro do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA