MATO GROSSO

Câmeras do Vigia Mais MT identificam invasão e impedem adolescentes de furtarem escola de Várzea Grande

Câmeras do Vigia Mais MT impediram que dois adolescentes praticassem furto na Escola Estadual Marlene Marques de Barros, neste domingo (4.5), no bairro Jardim Imperial em Várzea Grande.

As imagens mostram os menores com os rostos encobertos pulando o muro às 14h47, invadindo a escola. A câmera acompanhou a dupla e flagrou um dos menores jogando uma camisa em outra câmera tentando impedir a gravação.

Diante da invasão, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) acionou uma equipe policial mais próxima que atendeu a ocorrência.

Pelas imagens também é possível perceber que, vinte minutos depois, às 15h09, uma equipe da Polícia Militar já estava no interior da escola e havia detido os infratores.

Os menores, de 14 e 15 anos, foram apreendidos e encaminhados à Central de Flagrantes de Várzea Grande e entregues à Polícia Civil.

O secretário-adjunto de Integração Operacional (Saiop), tenente coronel PM Fernando Augustinho, destacou que 5,5 mil câmeras do Vigia Mais foram entregues à Secretaria de Educação para instalação nas unidades escolares de todo Estado.

Leia Também:  Desenvolve MT libera mais de R$ 70 milhões em crédito e fomenta mais de 2 mil empregos

“Essa parceria é de suma importância para o Estado porque além de proteger o patrimônio público ainda evita que outros crimes contra pessoa possam ocorrer. O que proporciona mais segurança tanto à comunidade escolar quanto aos moradores no entorno”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Seduc orienta escolas da rede estadual sobre a Matrícula Inicial do Censo Escolar 2026

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promove nesta segunda-feira (15.6), às 14h30 (horário de Cuiabá), uma live voltada à orientação das redes e unidades escolares sobre a primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2026, denominada Matrícula Inicial.

A transmissão será destinada às Diretorias Regionais de Educação (DREs), à Diretoria Metropolitana de Educação (DME), às secretarias municipais de educação, às escolas das redes pública e privada, além de outros interessados na temática educacional.

Durante a live, técnicos da Coordenadoria Estadual do Censo Escolar de Mato Grosso apresentarão orientações sobre os procedimentos de preenchimento das informações no Sistema Educacenso, abordando prazos e responsabilidades dos informantes, e esclarecendo os dados cadastrais das escolas, turmas, profissionais da educação e estudantes.

A Matrícula Inicial corresponde à primeira etapa do Censo Escolar e tem como finalidade reunir informações detalhadas sobre a estrutura e o funcionamento das instituições de ensino da Educação Básica.

Os dados declarados refletem a realidade das unidades escolares na data de referência definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que, em 2026, corresponde ao dia 27 de maio.

Leia Também:  Sema apreende 3 tratores durante fiscalização ambiental em Santa Helena e Marcelândia

O período de coleta de dados teve início em 27 de maio e segue até 31 de julho de 2026. Nesse intervalo, as instituições de ensino devem registrar e conferir cuidadosamente as informações, a fim de garantir que os dados enviados reflitam fielmente a realidade educacional de cada unidade escolar.

Segundo o coordenador estadual do Censo Escolar na Seduc, Rodrigo Jacob, a participação dos profissionais responsáveis pelo preenchimento é fundamental para a qualidade das informações.

“A live é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e orientar os responsáveis pelo Educacenso sobre os procedimentos desta etapa. Quanto mais qualificada for a coleta, maior será a confiabilidade dos dados que subsidiam as políticas públicas educacionais”, destaca.

O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da Educação Básica brasileira e constitui a principal fonte de informações para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas educacionais nos âmbitos nacional, estadual e municipal.

Os dados coletados são utilizados na distribuição de recursos financeiros, na formulação de programas educacionais, no cálculo de indicadores, no acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e em estudos e pesquisas voltados ao aprimoramento da educação brasileira.

Leia Também:  Homem é preso pela Polícia Militar por porte ilegal de arma em Colniza

Acompanhe a live AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA